Peito murcho não tem leite? Saiba a verdade sobre isto

3 min


2.7k shares

Peito murcho não tem leite mesmo ou este é mais um grande mito da amamentação?

Eu não sei de onde eles surgem, mas os mitos se multiplicam o tempo inteiro e o mito de quê peito murcho não tem leite apavora muitas mães ainda hoje.

Basta o peito ficar mais molinho e macio que muitas mães começam a pensar que é falta de leite.

Peito murcho não tem leite ou seu corpo se adaptou a demanda de produção de leite materno?

A mama da mulher é como uma máquina muito inteligente. No começo da amamentação, lá naqueles primeiros dias de apojadura, seu corpo produz muito leite, acima da média (e não é regra para muitas, fica calma) porque ele ainda não conhece os hábitos de mamadas do bebê, certo?

Para seu corpo entender o quanto precisa produzir de leite, ele precisa também saber o quanto o bebê mama diariamente. O sinal que o bebê envia para o corpo materno sobre sua quantidade de leite diária é a sucção.

Ou seja: todas as vezes que seu bebê buscar a mama para mamar, ele esta além de se alimentando, se comunicando com seu corpo para avisá-lo que precisa produzir naquelas horas para alimentá-lo.

É uma junção perfeita de fatores naturais e instintivos provocados pela existência do bebê e da mãe, uma dupla infalível, que determina a quantidade de leite a ser produzida para o bebê.

Assim todo mundo fica feliz, não é mesmo?

E é por isso que chupetas e mamadeiras são itens ruins para a amamentação também, porque fazendo a sucção ali, além de todos os riscos de confusão de bicos e outros males, o bebê não envia sinal nenhum para o corpo da mãe sobre o quanto precisa produzir.

Ou quando envia, é um sinal fraco, pois ele suga menos a mama já que passou um tempo sugando outras coisas e por isso o corpo entende que precisa produzir menos ou não produzir mais leite materno.

Viu o perigo? São itens inofensivos? Não são, fique atenta. Leia mais sobre isto aqui: O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno

Então, agora que você entendeu como funciona o sinal de produção do bebê para a mãe através da mama materna, vamos falar sobre o mito de quê peito murcho não tem leite.

Como toda boa máquina, esperta e muito inteligente, o corpo materno ao longo das mamadas e do tempo começa a conhecer os hábitos de alimentação do bebê. O corpo materno com o tempo entende quando e o quanto o bebê mama por dia e noite.

Então, porque continuar produzindo em excesso se ele pode produzir a quantidade adequada sem desperdícios?

O corpo da mãe então ajusta a produção de leite para a demanda do bebê, ou seja: passa a produzir apenas o que o bebê vai mamar e quando ele vai mamar. Até 80% da produção de leite materno acontece DURANTE a mamada. É por isso que a maioria dos profissionais de aleitamento repetem o tempo inteiro que peito não é estoque, é fábrica.

Peito murcho não tem leite

Seu peito esta murcho? Que bom!

Quem é que iria aguentar o peito duro e cheio de leite o tempo inteiro? A amamentação para durar por dois anos ou mais precisa ser confortável para mãe e bebê. Seu corpo sabe disso e trabalha diariamente para que vocês dois estejam felizes e confortáveis. Você sem o incômodo de um peito duro e dolorido de tão cheio e seu bebê recebendo o quanto ele precisa de leite materno.

Lembre-se que excesso não é bom também. Muito leite na mama torna a mamada desconfortável para o bebê e além de rejeitar o peito, se jogar para traz por causa do jato forte de leite, ele chora e fica muito irritado. E não é isto que queremos, não é mesmo?

Leia também:


Like it? Share with your friends!

2.7k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
35
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)