10 limitações que atrapalham sua vida e que você não percebe

5 min


10 limitações que atrapalham sua vida

Pode ser que você possua um campo não percebido de limitações que atrapalham sua vida.

Não importa o quanto você tente escapar e até reconheça as limitações que atrapalham sua vida, traçar estratégias para dar a volta por cima pode ser um desafio grande.

As vezes possuímos mais de uma, duas ou três limitações pessoais e acredite, o comum é ter mais de uma mesmo, não se sinta desanimado se encontrar mais de 2 ou 3 limitações em sua vida nesta lista, o mais importante é tentar eliminar aquela que tem o maior impacto e que torna suas ações rumo a qualquer objetivo difíceis em níveis maior do que as outras.

>> Você tem inteligência intuitiva?

1. Excesso de Confiança

Você tem complexo de Napoleão? Se acha a última bolacha do pacote? Lembre-se, esta bolacha geralmente vem quebrada. O egocentrismo pode ser uma das limitações pessoais mais perigosas porque acreditar que se tem razão o tempo inteiro pode comprometer muito do que você conseguiu ao longo do tempo.

Como perceber se você é excessivamente confiante? Fácil, você costuma escutar conselhos de outras pessoas e pensar sobre eles? Se a resposta for não, melhor anotar esta limitação aí para ser trabalhada.

>> O que os adultos podem aprender com Divertidamente

2. Insegurança

Você parece o Charlie Brown do desenho Snoopy? É esforçada, boa pinta, gentil e legal com todo mundo? Isto toma conta de você completamente? Não olha nos olhos, abaixa a cabeça quando precisa falar algo importante, vive sendo enganada mesmo sendo boa?

Abra-se para o mundo! Saia de dentro desta ostra agora mesmo. Se o excesso de confiança pode prejudicar, a falta de confiança também. Se permita correr mais riscos e encare seus medos. Use o medo que a insegurança te dá como válvula propulsora para seguir em frente. Se desafie!

>> 5 coisas que podem te fazer feliz segundo a ciência

3. Comportamento Superprotetor

Você é super protetor quando perdoa todas as pisadas de bola, cuida de todos os detalhes para aquela pessoa, assume responsabilidades que não são suas e vive entrando em enrascadas para livrar a cara dos outros.

Esta superproteção não permite que você estabeleça limites, as pessoas passam a te desrespeitar e se aproveitar porque sabem que você não vai reclamar ou pior, vai deixar passar. Te enxergam como um poço sem fundo de paciência. Sabe aquele ditado “venha a nós, mas ao vosso reino nada”?

Se for generoso demais e dar a todos toda a sua superproteção, principalmente para quem não merece, vai ficar com o seu reino vazio. Cuidado, isto não é saudável para você, te deixará frustrado por não ser correspondido a altura.

4. Crítico e exigente demais

Não há virtude alguma em apontar defeitos no trabalho ou na vida de outras pessoas, principalmente quando você faz isso o tempo inteiro.

Se você entra em uma sala e a única coisa que consegue enxergar são defeitos em todos os presentes, acredite, talvez o maior problema esteja em você e não nos outros.

Existe uma grande diferença entre encontrar nos outros oportunidades que os ajudem a crescer com direcionamento do que criticar suas atitudes desmedidamente.

Se nada te deixa satisfeito nos outros, se você não consegue ver nada bom, procure ajuda para eliminar este excesso de crítica em sua vida, senão, você será visto como a nuvem negra que chega e as pessoas irão se afastar.

>> Felicidade dentro e fora do expediente

5. Ser rude

Pessoas amáveis e agradáveis são sempre bem vistas e queridas, todos querem estar por perto.

Por outro lado, pessoas que são rudes demais, pouco sociáveis e agem com firmeza extrema, frieza e pouca flexibilidade diante das situações da vida e com outras pessoas tendem a afastar boas oportunidades e pessoas.

Os rudes nem sempre são pessoas que não amam ninguém ou más, na verdade eles acreditam que agir assim é a única forma de obter respeito dos outros. Se esta é uma das suas limitações, ninguém vai se acostumar com ela com o tempo, é preciso fazer algo para mudar este comportamento frente a vida antes que isto te afaste tanto das pessoas, que te coloque dentro de um iglu gelado.

6. Desmotivação ou Procrastinação

Deixa tudo pra depois, só consegue concluir objetivos quando alguém te monitora ou te dá um prazo com lista do que fazer. Pensa que trabalhar é não aproveitar a vida e não vê benefícios pessoais no esforço. Não sabe o que quer da vida e nem para onde ir. Acha que viver é apenas curtir.

Sim, esta é uma limitação que faz as pessoas te chamarem de “encostado”, “imprestável”, “catatônico”, “não quer nada com nada” e por aí vai.

O pior desta limitação é a imagem que ela transmite para os outros. Identifique tarefas, coisas e pessoas que despertem entusiasmo em você, tenha paixão pelo que faz e pelo que se propõe a fazer. Cumpra os prazos e terá superado não só a péssima imagem, mas sua própria limitação.

7. Ser mandão

Atropela a todos, passa por cima de tudo como um rolo compressor, nunca ouve ninguém e não investe em relacionamentos pessoais, apenas suas vontades importam e não liga para o todo. Geralmente não consegue trabalhar muito tempo em equipe porque a equipe não suporta esta pessoa e a deixa de escanteio.

Podem até ter razão em alguns pontos, mas a forma como lida com isto é completamente errada e desagradável para todos a sua volta. Completa as frases dos outros, interrompe, corrige, gosta de liderar mas da pior forma possível, não desperta respeito dos que lidera, apenas medo e insatisfação.

A melhor coisa a se aprender quando esta é a sua limitação é que você não é o centro do universo.

8. Ser inflexível ou resistente a mudanças

As vezes as coisas precisam mudar, tomar um outro rumo, não tem muito jeito. No entanto, os que são pouco flexíveis e resistem a mudanças acabam sofrendo muito porque não conseguem sair do lugar e isto além de prejudicá-la, também prejudica os que dependem desta pessoa para que algo aconteça.

Quando o inflexível se depara com um problema que precisa de uma solução criativa e fora do padrão, ele sente muita dificuldade em pensar “fora da caixa”.

Se esta é uma de suas limitações é preciso exercitar a mente para relevar o padrão de comportamento resistente e correr mais riscos.

Atravesse esta rua de incertezas e vá em frente, não tenha medo do novo.

9. Agressividade a todo vapor

Pessoas agressivas demais são parecidas com vulcões, explodem de repente sem dar muitos sinais de alerta.  Trata a todos com vigor e força, tem uma frustração evidente quando esta sob pressão e tenso. Ficam furiosos com provocações bobas e sentem dificuldades em se desculpar.

Se você tem a agressividade como limitação pessoal é hora de domar este lobo raivoso interno.

Tente entender que subir o tom de voz impossibilita a comunicação e ter a última palavra nem sempre é um ganho. Se desapegue da razão e dê ela a outras pessoas de vez em quando para começar a treinar. 😉

10. Impulsividade

Agora, agora, agora, agora. Esta palavra soa como música na cabeça do impulsivo muito mais alta que qualquer outro raciocínio lógico. Tudo tem que ser para já, nada pode esperar.

As decisões impulsivas podem envolver relacionamentos, profissão ou gastos, mas no fundo o problema é o mesmo.

Algumas pessoas veem o impulsivo como descontrolado, pode falar sem pensar e magoar pessoas com as palavras e pode até criar muitos projetos mas nunca colocá-los em prática porque se desinteressa rápido, quer partir logo para outra coisa.

Se identificou? Existe um exercício bem prático para apressadinhos domarem esta limitação: esperar 24h. Para tudo. A espera de 24h funciona. E pode até ser estendida caso não seja tempo suficiente.

Se você se identificou com mais de uma limitação não se apavore, encontre a que mais afeta a sua vida e trabalhe ela antes de todas as outras.

Assim que você tiver uma das limitações sob controle e na prática das ações que te deixam controlá-la, parta para a segunda levando em consideração o mesmo critério.

Livro de referência usado para este texto: Pare de se sabotar e dê a volta por cima – Flip Flippen

 

 

 

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)