O que é o método Spinning Babies?
As vezes, durante o trabalho de parto, a cabeça do bebê não se encaixa na pélvis materna e embora o bebê esteja pronto para nascer, não estar em uma posição fetal adequada, pode causar desconfortos e até algumas complicações. O spinning babies é uma técnica que ajuda o bebê a se posicionar de forma confortável na pélvis da mãe, facilitando o trabalho de parto para ambos.
O que o spinning babies pode fazer:
- Alinhar o útero para que o bebê se encaixe melhor na pélvis de forma compacta e mais ativa
- Libera os ligamentos dos músculos que estão tensos aliviando as dores pélvicas ou desconfortos durante o parto
- Abre a pélvis para facilitar a descida do bebê durante o nascimento
A técnica foi criada pela parteira Gail Tully em 1998. E o interessante da técnica de spinning babies é que em vez de testar uma série de posições para determinar qual é a ideal, o método escolhe “quando” usar determinada posição de parto de acordo com a localização do bebê em relação à pelve da mãe.
>> Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira
Para prever a posição do bebê, a própria Gail Tully também desenvolveu um outro processo chamado Belly Mapping. O processo usa movimentos fetais para tentar prever a posição do bebê no final da gravidez e também pode ser confirmado por ultrassom.
Mesmo quando um bebê não está em uma posição fetal ideal, a técnica de spinning babies pode ser usada para tentar melhorar o posicionamento do bebê e possibilitar o parto normal.
A técnica possui 3 suportes, conhecido internacionalmente como “Three Sisters of Balance,” que ajudam ao abdômen da mãe relaxar e abrir espaço para a rotação do bebê.
- Uso do Rebozo (Técnica utilizada por doulas)
- Inversão inclinada para a frente através de 3 contrações: a mãe se ajoelha em uma superfície baixa com os antebraços apoiados no chão
- Liberação lateral através de 3 contrações de cada lado: este tipo de alongamento pode ajudar a aumentar e suavizar temporariamente a abertura pélvica.
Todas estas técnicas também são utilizadas no início da gravidez, não apenas durante o trabalho de parto.
>> Tipos de parto: normal, natural, cesárea e curiosidades
Esta técnica começou de forma independente e já é usada no mundo inteiro em hospitais e centros de partos. Parteiras, doulas, médicos humanizados e educadores de parto já usam a técnica.
No entanto, ainda faltam dados clínicos sobre o método e é importante entender que nem sempre ela deve ser usada, dependendo da situação clínica da mãe. Alguns destes casos são:
- Mães com sangramento na gravidez
- Placenta anterior (não necessariamente uma contraindicação, mas é preciso ter cuidado, pois movimentos vigorosos podem ser perigosos)
- Hipertensão na gravidez, síndrome de taquicardia ortostática postural, cirurgia recente, glaucoma entre outras (consulte seu médico sobre qualquer condição de saúde)
- Hipermobilidade
- Qualquer situação onde uma cesária de emergência é necessária
Referências:
- Abnormal Fetal Position/Presentation and Birth Injury. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://www.abclawcenters.com/practice-areas/prenatal-birth-injuries/abnormal-position-or-presentation/
- How to ‘spin’ your unborn baby, and other birthing techniques. 2018. Retrieved January 28, 2020, from https://www.timesofisrael.com/how-to-spin-your-unborn-baby-and-other-birthing-techniques/
- Belly Mapping – How to tell baby’s position in the womb. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://spinningbabies.com/learn-more/baby-positions/belly-mapping/
- Lever, C. (2019, May 13). When a Melbourne mum found her baby was breech at 32 weeks, she ‘turned’ him herself. Retrieved January 28, 2020, from https://www.mamamia.com.au/how-to-turn-a-breech-baby-around/
- Delayed Emergency C-Section. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://www.abclawcenters.com/practice-areas/prenatal-birth-injuries/labor-and-delivery-complications-and-errors/delayed-emergency-c-section/