Spinning Babies: O Que É e Como Pode Facilitar o Parto

O spinning babies é uma técnica que ajuda o bebê a se posicionar de forma confortável na pélvis da mãe2 min


spinning babies, Comer placenta após o parto

O que é o método Spinning Babies?

As vezes, durante o trabalho de parto, a cabeça do bebê não se encaixa na pélvis materna e embora o bebê esteja pronto para nascer, não estar em uma posição fetal adequada, pode causar desconfortos e até algumas complicações. O spinning babies é uma técnica que ajuda o bebê a se posicionar de forma confortável na pélvis da mãe, facilitando o trabalho de parto para ambos.

O que o spinning babies pode fazer:

  • Alinhar o útero para que o bebê se encaixe melhor na pélvis de forma compacta e mais ativa
  • Libera os ligamentos dos músculos que estão tensos aliviando as dores pélvicas ou desconfortos durante o parto
  • Abre a pélvis para facilitar a descida do bebê durante o nascimento

A técnica foi criada pela parteira Gail Tully em 1998. E o interessante da técnica de spinning babies é que em vez de testar uma série de posições para determinar qual é a ideal, o método escolhe “quando” usar determinada posição de parto de acordo com a localização do bebê em relação à pelve da mãe.

>> Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira

Para prever a posição do bebê, a própria Gail Tully também desenvolveu um outro processo chamado Belly Mapping. O processo usa movimentos fetais para tentar prever a posição do bebê no final da gravidez e também pode ser confirmado por ultrassom.

Mesmo quando um bebê não está em uma posição fetal ideal, a técnica de spinning babies pode ser usada para tentar melhorar o posicionamento do bebê e possibilitar o parto normal.

A técnica possui 3 suportes, conhecido internacionalmente como “Three Sisters of Balance,” que ajudam ao abdômen da mãe relaxar e abrir espaço para a rotação do bebê.

  1. Uso do Rebozo (Técnica utilizada por doulas)
  2. Inversão inclinada para a frente através de 3 contrações: a mãe se ajoelha em uma superfície baixa com os antebraços apoiados no chão
  3. Liberação lateral através de 3 contrações de cada lado: este tipo de alongamento pode ajudar a aumentar e suavizar temporariamente a abertura pélvica.

Todas estas técnicas também são utilizadas no início da gravidez, não apenas durante o trabalho de parto.

>> Tipos de parto: normal, natural, cesárea e curiosidades

Esta técnica começou de forma independente e já é usada no mundo inteiro em hospitais e centros de partos. Parteiras, doulas, médicos humanizados e educadores de parto já usam a técnica.

No entanto, ainda faltam dados clínicos sobre o método e é importante entender que nem sempre ela deve ser usada, dependendo da situação clínica da mãe. Alguns destes casos são:

  1. Mães com sangramento na gravidez
  2. Placenta anterior (não necessariamente uma contraindicação, mas é preciso ter cuidado, pois movimentos vigorosos podem ser perigosos)
  3. Hipertensão na gravidez, síndrome de taquicardia ortostática postural, cirurgia recente, glaucoma entre outras (consulte seu médico sobre qualquer condição de saúde)
  4. Hipermobilidade
  5. Qualquer situação onde uma cesária de emergência é necessária

Referências:

  1. Abnormal Fetal Position/Presentation and Birth Injury. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://www.abclawcenters.com/practice-areas/prenatal-birth-injuries/abnormal-position-or-presentation/
  2. How to ‘spin’ your unborn baby, and other birthing techniques. 2018. Retrieved January 28, 2020, from https://www.timesofisrael.com/how-to-spin-your-unborn-baby-and-other-birthing-techniques/
  3. Belly Mapping – How to tell baby’s position in the womb. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://spinningbabies.com/learn-more/baby-positions/belly-mapping/
  4. Lever, C. (2019, May 13). When a Melbourne mum found her baby was breech at 32 weeks, she ‘turned’ him herself. Retrieved January 28, 2020, from https://www.mamamia.com.au/how-to-turn-a-breech-baby-around/
  5. Delayed Emergency C-Section. (n.d.). Retrieved January 28, 2020, from https://www.abclawcenters.com/practice-areas/prenatal-birth-injuries/labor-and-delivery-complications-and-errors/delayed-emergency-c-section/ 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)