Odontopediatria: Seu Bebê Precisa, Saiba o Motivo

O odontopediatra é o profissional mais qualificado para cuidar do desenvolvimento oral do bebê.2 min


odontopediatria, Nascimento dos dentes no bebê
odontopediatria, Nascimento dos dentes no bebê

O que é e para quê serve a odontopediatria?

Odontopediatra é o nome do profissional da odontopediatria, uma especialidade de dentista que irá atender especificamente os desafios de nascimento dos dentes e cuidados na infância. A odontopediatria é um apoio para ajudar no tratamento dos dentes do bebê.

A maioria das pessoas procuram dentistas, mas no caso de bebês e crianças, o odontopediatra esta mais preparado para atendê-los.

O odontopediatra entende de desenvolvimento infantil, o que ajuda nas orientações para cuidados com os dentinhos do bebê.

E não se engane, um odontopediatra, é um dentista que fez uma especialização em pediatria. É um profissional completo no quesito “cuidados infantis orais”.

odontopediatria, nascimento dos dentes do bebê, dente de leite, dentes de leite, troca de dentes

Um dentista pode atender sua criança?

Geralmente o dentista irá atender normalmente uma criança como ele atende qualquer adulto. No entanto, sabemos que nossas crianças possui particularidades específicas do seu desenvolvimento que interfere no desenvolvimento oral. E para saber disto, é preciso ter se especializado em pediatria, no caso, o odontopediatra.

Enquanto o dentista irá tratar o problema específico, o odontopediatra terá uma visão mais holística e irá tratar também a causa.

O nascimento dos dentes do bebê surge com uma série de desafios. Desde problemas comportamentais até fase de desenvolvimento normal de cada bebê. Sabemos que dores de dentes, gengiva e coceiras não são nada agradáveis nem mesmo para nós adultos, que dirá para nossos bebês.

Veja mais sobre aqui >> Nascimento dos dentes do bebê: Como Aliviar e Diminuir o Incômodo

Quando procurar o odontopediatra?

A primeira consulta deve acontecer por volta do primeiro ano do bebê, mesmo que os dentes do bebê ainda não tenham começado a nascer.

Nesta consulta, o profissional irá avaliar o desenvolvimento oral do seu bebê, saúde das gengivas, dar dicas de limpeza e produtos adequados a idade da criança. Além disso, poderá te preparar para a chegada dos primeiros dentinhos ou a como lidar e cuidar dos dentes do bebê durante este processo.

Até mesmo quando seu filho esta para perder o primeiro dente de leite, o odontopediatra irá te informar sobre como ajudar seu filho a extrair o próprio dente e te dará várias outras dicas.

As consultas de rotina, devem acontecer a cada 6 meses para que o profissional avalie se há cáries nos dentes de leite, se a arcada dentária esta se desenvolvendo bem e se é preciso fazer algum tipo de intervenção.

Dente de Leite: o que fazer quando amolece?

Basicamente, este profissional é um dentista para crianças e ele saberá tudo sobre o desenvolvimento dos dentinhos dos nossos pequenos. Por isso, vale muito a pena fazer o tratamento oral dos nossos bebês e crianças com profissionais especializados em odontopediatria. 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)