Hora da bruxa em bebês: o choro no fim do dia que preocupa mães

2 min


Muitas mães nunca ouviram falar sobre a hora da bruxa em bebês.

Apesar do nome estranho, a hora da bruxa em bebês se trata basicamente de um acúmulo de irritação ao fim do dia. É quando o bebê precisa extravasar todo o estresse do dia e chora, muitas vezes, sem um motivo aparente.

O motivo é cansaço, estresse e muita estimulação dele e da mãe. Quando falo que bebês precisam de silêncio e ambientes calmos ao seu redor, pode até parecer frescura para muitos. E quando comento que tablets, celulares, muita TV ou música, cores em excesso e estímulo em excesso nem sempre é bom, muitos acham que não é verdade.

Todos temos limites, os bebês também. As vezes a informação é demais e cansa.

Muitos associam a cólicas o choro no fim do dia. A mãe entra em desespero achando que alguma coisa que ela fez ou comeu causou o problema. Mas veja, cólica todo dia no mesmo horário? Meio estranho né.

Pode até ser que um dia ou outro seu bebê sofra com cólicas. É importante saber diferenciar alguns choros e os seus motivos. O choro da cólica é ardido, gritado e vem junto com um bebê contorcendo as perninhas pra baixo e pra cima e um rostinho todo vermelho.

>> Tipos de choro de bebê: 5 sons característicos para identificar

O choro da hora da bruxa é um choro inconsolável, cansado, contínuo. Não cessa com bolsinha de sementes na barriga, com balanço e ou de bruços nos seus braços.

Estranhamente, a hora da bruxa em bebês costuma acontecer muito quando a mãe também esta exausta.

Uma mãe exausta no fim do dia, com tantos afazeres e cuidados com o bebê, de repente o bebê começa a chorar mais ainda. Tem mãe que chora junto com o bebê de tanto cansaço.

Mas além dos dois estarem cansados, os bebês são intimamente ligados as suas mães. Conseguem intuir os sentimentos da mãe, logo, se ela esta cansada e exausta, o bebê começa a sentir o mesmo.

Laura Gutman no livro “A maternidade e o encontro com a própria sombra” levanta a questão dos bebês como sombras de suas mães. Expressando seus sentimentos de acordo com os de sua mãe. Sentindo como um só, no corpo de dois.

A hora da bruxa em bebês é o exemplo prático de quando a mãe, depois de um dia cansativo, sem forças e com vontade de chorar, vê em seu filho sua sombra.  Isto a lembra que; sim, ela pode chorar também e pode se mostrar cansada.

Um outro problema de associar todo choro com cólica é a auto-medicação dos bebês sem necessidade.

>> Contra cólica, o colo: uma receita amorosa infalível

O problema de pais que querem o tempo inteiro fazer o choro do bebê cessar é tentar achar motivo para o choro. Estes motivos nem sempre existem. E os pais acabam recorrendo a uma série de coisas quando tudo se resolveria com paciência e colo.

Bebês também se comunicam chorando, simples assim. E quando eles precisam passar por uma catarse desses sentimentos, vontade de se comunicar, estresse e cansaço, tédio, ou mal humor; eles choram. Não é todo choro que precisa ser medicado, mas acolhido. Colo é a solução.

Leia também:

Converse com seu bebê neste momento, abra seu coração, tente encarar sua maternidade e as dificuldades dos primeiros meses de forma mais serena. Peça ajuda sempre, dê colo e amor para o bebê e provavelmente você verá a hora da bruxa em sua casa diminuir de intensidade ou ir embora de vez.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual