Brincadeira pergunte ao seu filho é mesmo perigosa?

2 min


Brincadeira pergunte ao seu filho

Estes dias apareceu uma nova mania de internet, a brincadeira pergunte ao seu filho invadiu os perfis maternos e muitas mães estão postando as respostas.

A brincadeira pergunte ao seu filho funciona assim: em uma lista de perguntas previamente criadas (não sei por quem), a mãe segue a lista e faz as perguntas para o filho e posta as respostas em sua rede social sem mudar nada nas respostas. Claro que é uma enxurradas de respostas engraçadas, fofas, outras super inteligentes para a idade da criança além de algumas sem o menor sentido quando são os muito novinhos.

De repente, começaram a surgir textos de alerta sobre a brincadeira, falando que ela é um risco pois passa muitas informações da vida da criança e da família na internet. Será que é tão arriscado assim? Aqui mesmo no portal já falei algumas vezes sobre segurança na internet e cuidado com exposição das crianças, porque convenhamos, pessoas de má intenção tem em todo lugar, principalmente no meio virtual onde o anonimato garante a impunidade de muitos.

Leia também:

É claro que precisamos ter muito cuidado com nossas informações na internet e o ideal é que você não poste as respostas das perguntas que são usadas para senhas, endereços, gostos muito pessoais ou locais onde frequenta e estuda. Criminosos podem usar estas informações para conseguir senhas de acesso, saber onde você mora e até sequestro. Recentemente o Globo publicou uma matéria exatamente sobre isso: Sequestrador usou informações de redes sociais para sequestro.

Bem como não é interessante você ficar fazendo seu check-in pelo celular sempre que vai a algum lugar tanto sozinha quanto com seu filho. Infelizmente a internet não é um local seguro para dados pessoais e existem muitos a espreita esperando uma oportunidade para usar suas informações. Manter o seu perfil fechado apenas para amigos, não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos e evitar postagens públicas é uma boa estratégia para garantir o mínimo de segurança.

Você pode ir mais além e mudar a brincadeira, mudar as perguntas para coisas relacionadas aos sentimentos das crianças, como encaram o mundo e o enxergam. Vamos propor uma nova abordagem da brincadeira? Que tal?

Perguntas seguras para pais e filhos brincarem:

Quem é seu melhor amigo?
O que quer ser quando crescer?
Quais lugares você gostaria de ir?
O que é o amor?
Qual seu livro preferido?
Qual sua brincadeira preferida?
Conte uma lembrança feliz:
Conte uma história engraçada:
Qual comida você mais gosta?
O que tem no seu coração?
Vamos inventar uma palavra nova?
Qual seu animal preferido?

Viu? Dá pra mudar muita coisa e aposto que as respostas vão ser interessantes de qualquer jeito. Se tem uma coisa que criança sabe ser, é criativa!

Divirta-se a vontade com as perguntas da brincadeira, poste as respostas para seus amigos, mas não poste respostas de questões que podem dar dicas para criminosos. Use o bom senso, sempre. A internet pode ser bacana, se usada com cuidado e atenção, veja aqui o que já falamos a respeito do uso atento, criterioso e com acompanhamento dos pais aos filhos quando usam a internet: Internet do bem: pais e adolescentes conectados


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)