Banho humanizado no bebê relaxa e aumenta o vínculo

1 min


752 shares
Banho humanizado no bebê
Banho humanizado no bebê

O banho humanizado no bebê e até mesmo em bebês prematuros em unidades neonatais faz parte do método de humanização.

O banho humanizado é um tipo de banho que tem a função principal de relaxar o bebê e lembrá-lo dos momentos que ele passou no útero da mãe: quentinho, com espaço limitado e aconchegante.

O banho geralmente é dado em um ofurô para bebês (tipo de balde que internamente é arredondado). O bebê é enrolado em uma fralda para que a sensação seja bem próxima ao útero encostando na fralda molhada.

A temperatura da água precisa estar entre 36,5º a 37º. O bebê é colocado no balde ofurô, suas perninhas ficam dobradinhas e encolhidas como na barriga da mãe, a mãe segura e apoia o corpo do bebê pela cabeça e se estiver insegura pode usar a outra mão para apoiar suas costas, apesar de não ser necessário.

O bebê recorda as sensações sentidas dentro do útero, fica relaxado, tranquilo e o momento do banho se torna acolhedor. Para dar um banho humanizado é preciso estar segura e tranquila para passar para o bebê estas mesmas sensações.

Leia também:

Para o bebê é como recordar um passado não tão distante. Reviver estas sensações é mais um passo para estabelecer o vínculo entre mãe e filho, vivenciar momentos tranquilos e tocar o bebê calmamente lhe transmitindo muito amor. O segredo para um bom banho humanizado é aliar: segurança e tranquilidade para dar o banho em um ambiente meia luz se possível, água na temperatura ideal e principalmente em um momento que o bebê esteja tranquilo (o que significa sem fome ou sono).

Veja o vídeo de um banho humanizado em recém nascido:

 

 

 


Like it? Share with your friends!

752 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)