Respiração de um recém-nascido: quais são os sons comuns e o que é normal?

2 min


571 shares
respiração de um recém-nascido

Quais são os sons comuns da respiração de um recém-nascido?

Quando nasce, a forma e os sons comuns da respiração de um recém-nascido podem deixar mães e pais confusos ou preocupados para saber se o bebê esta respirando bem.

O bebê pode fazer alguns sons estranhos quando respira e dar a impressão de que não esta respirando bem ou de forma eficiente.

A verdade é que estes sons diferentes na maioria das vezes não são nada demais e nem graves. A respiração do recém-nascido tem um conjunto de sons diferentes e padrões diferentes também e isto tudo ainda é considerado normal para o bebê. Com o tempo você irá se acostumar com estes primeiros dias de respiração um pouco ruidosa e vai perceber que este padrão vai mudando e o bebê passa a respirar melhor conforme os dias passam.

Uma forma de saber se o bebê esta respirando de forma normal é conhecer estes sons.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é simplesmente passar tempo com seu bebê, ouvindo-o calmamente respirar. Se ele está acordado ou adormecido, basta prestar atenção nos diferentes ruídos que ele faz.

Seus sons de respiração podem variar dependendo do que ele está fazendo (mamando, dormindo, acordando calmamente), e conhecer esses diferentes sons pode te tranquilizar e evitar que você equivocadamente se convença de que algo está errado.

Bebês que mamam no peito, principalmente, são respiradores pelo nariz. Eles não tem o mal hábito de respirar pela boca causado por chupetas, mamadeiras ou ao longo do tempo como nós. Você então ouvirá uma gama de sons diferentes vindos de sua respiração já que suas passagens nasais são bem pequenas.

A medida que você se acostuma com o seu pequeno pacote de alegria, fique atenta aos seguintes comportamentos que seu bebê faz quando respira:

  • Ruídos e sons gerais que ele faz enquanto respira.
  • O quanto suas narinas abrem enquanto respira durante atividades diferentes.
  • O ritmo de seu peito subindo e descendo.
  • Sons que são únicos quando ele mama.
  • O som quando ele espirra (não se preocupe, os recém-nascidos espirram freqüentemente por boas razões).
  • Como os sons da respiração dele mudam quando você o muda de posição.
  • Ruídos respiratórios perfeitamente normais do bebê

Então, depois de algum tempo observando o seu bebê, você vai começar a ver que ele realmente faz muitos ruídos diferentes, que geralmente não são motivo de alarme. Alguns sons que você pode ouvir incluem:

Gorgolejar: são a saliva na parte de trás da boca.
Resfolegar ou bufar: se seu recém-nascido estiver em sono profundo
Soluçar: bebês são propensos a soluços, tanto quando eles estavam no útero e quando depois que nascem.
Assobiar (aquele baixinho, pelo nariz): a passagem nasal do recém-nascido é tão estreita, que você vai ouvir frequentemente um pequeno, leve e baixo “assobio” de sua respiração.

Respiração periódica e recém-nascidos

Outro padrão de respiração perfeitamente normal que você deve estar ciente é o chamado de respiração periódica. Você verá esse padrão de forma mais clara quando seu recém-nascido estiver dormindo. Ele muda os ciclos de respiração fazendo uma respiração rápida, uma respiração superficial e pausas curtas de alguns segundos. Esta tendência não é nada para se preocupar. Isso não afeta o bebê ou sua freqüência cardíaca.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

571 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
4
Gostei
Amei Amei
12
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)