Visitas ao Recém Nascido: Como Apoiar a Nova Família

4 min


As visitas ao recém nascido é uma realidade na maioria das casas, porque ainda hoje as pessoas acham deselegante não recebê-las. As visitas ao recém nascido por outro lado, podem ser difíceis para as novas mães. Sempre falo sobre a necessidade de paz e tranquilidade para este momento materno e sobre ser um momento em que a mãe e o bebê estão se conhecendo e aprendendo a lidar com a rotina de cuidados, amamentação, bem como o momento em que o bebê esta sensível e sem saber o quê exatamente aconteceu após seu nascimento.

Para o bebê é uma nova dimensão e para a mãe também. É um momento de reconstrução e vínculo entre os dois. E escrevi sobre isso aqui: Lua de leite, conexão entre mãe e filho. O ideal é que as visitas ao recém nascido sejam feitas a partir do primeiro mês, mas nem sempre é assim.  A mãe acaba recebendo visitas na maternidade, em casa na primeira semana e outras ainda chegam sem avisar. Principalmente quando são parentes, se acham no direito de chegar a qualquer momento.

E aí é aquela festa e alegria, mas também é cansativo para a mãe e para o bebê. Pensando nisto, se não tem jeito em sua casa, e você sabe que vai receber estas visitas ou você que me lê acha que não tem nada demais ir visitar, veja este manual ético para visitas que após colher opiniões de muitas mães, resolvi escrever para te ajudar a não fazer feio neste tipo de visita e apoiar a nova família.

Como agir nas visitas ao recém nascido:

1. Ligue antes para saber se a mãe esta em condições de receber visitas e marque um horário. Imagine que a mãe esta cheia de novos afazeres, sem tempo para se cuidar, tomar um banho direito ou comer, chegar de surpresa é a pior coisa que você pode fazer com a mãe. Avise sempre, combine antes, seja educado. E se possível verifique se ela precisa que você leve algo da rua para ela.

2. Faça uma visita rápida.Só vale demorar se for pra lavar uma louça ou fazer uma jantinha/almoço/lanche para ela, hein? Se for para melhorar o dia dela com ajuda de verdade e efetiva, você até pode demorar na casa, mas nunca para ficar ocupando a mãe e cansando o bebê sem fazer nada de útil para eles. Seja sensato: há muitas coisas acontecendo neste lar e, eles não tem tempo agora pra ficar fazendo sala para as pessoas por muito tempo.

3. Não vá doente. Não, não e não. Nem com uma “gripezinha de nada”. Se recupere antes. O que para você é “só” uma gripe, se pegar no recém-nascido pode ser um grande problema de saúde para ele e se tornar um grande problema para os pais. A imunidade do bebê só estará totalmente formada depois dos 2 anos de idade e ainda assim, recém-nascidos não estão ainda, com todas as vacinas, sendo alvos fáceis para doenças.

4. Não use perfumes fortes ou fume e se você já é fumante, tente ficar um tempo sem fumar antes de ir visitar o bebê. Sim, o cheiro de cigarro fixa completamente no fumante, ele pode não fumar a horas, mas quem não fuma sente o bafão de cigarro chegando de longe, na pessoa inteira. Se for possível, tente passar umas horas sem fumar antes de fazer a visita. O mesmo vale para perfumes fortes, também grudam na roupa, tente não usar. Estes odores podem causar alergias no bebê e incomodar um bocado.

5. Não pegue na mão do bebê, não dê objetos sujos como chaves de carros na mão do bebê. Os bebês levam a mão na boca o tempo inteiro e pegar na mão dele ou lhe dar objetos sujos podem fazer com que ele tenha sapinho (cândida) na boca e depois ainda passe para o peito da mãe, causando um problemão para os dois e para a amamentação.

6. Não beije o bebê e nem fique encostando seu rosto no dele principalmente se estiver suado. Se você é um suador ambulante, não encoste seu suor no bebê, ele pode ter alergia. Não beije o bebê, várias bactérias na saliva que podem causar problemas no bebê, desde roséola até herpes, candidíase… Atenção, em recém nascido não se beija mesmo, nem no rosto, nem na mão. E nem vem com esse papo que isso é carinho, carinho o bebê já tem da mãe e ela sim pode beijar o quanto quiser o filho, porque os dois compartilham os mesmos anticorpos através do leite materno, não é o seu caso.

7. Não tire fotos sem pedir permissão para a mãe e não poste nas redes sociais sem pedir também. Muitos acham que o bebê é de todo mundo e pode tudo, mas não. Os pais devem autorizar ou não o uso de imagens de seus filhos, respeite. Além disso, a internet é um local perigoso para se expor imagens de crianças e talvez os pais tenham total consciência disso e não queiram esta exposição.

8. Não fale alto, faça silêncio. O bebê precisa de silêncio para ficar tranquilo, nada de risadas altas, tom de voz alto, gargalhadas e achar que é festa. Faça silêncio e fale baixinho para não assustar o bebê. Lembre-se que até pouco tempo ele estava dentro do útero da mãe, um ambiente com um tipo de som totalmente diferente do mundo externo. O bebê precisa de tempo para se acostumar.

9. Não pegue no colo sem pedir para a mãe. Tem mãe que não gosta que outras pessoas peguem seu bebê no colo, é uma questão hormonal de proteção a cria. Respeite. E o bebê não gosta mesmo de ficar pulando de colo em colo, ele gosta mesmo é do colo e do cheiro da mãe.

10. Não dê conselhos e palpites não solicitados, a mãe esta sensível e qualquer coisa mal dita pode ser interpretada mal. Mesmo que você queira muito ajudar e contar um causo do filho da fulana da ciclana que fez assado e deu certo, segure pra você isso, a não ser que a mãe te pergunte o que você acha.

11. Seja higiênico. Lave pelo menos as mãos antes de pegar no bebê (se a mãe autorizar que se pegue), este item é tão básico quanto 2+2=4. Não vá visitar o bebê sujo ou com perfumes fortes, o bebê não tem imunidade para lidar com bactérias de nenhum tipo, lembre-se que ele pode ficar alérgico ou pegar alguma doença relacionada a limpeza.

“Nossa, mas quanta bobagem!” Será?

Bobagem pra quem não é a mãe e não esta vivenciando o pós-parto cheio de dificuldades e novidades. Tudo isto para a mãe e o bebê é importante. E para a visita, respeitar estes itens e agir de acordo não é nenhum esforço ou coisa do outro mundo, a maioria das pessoas com bom senso já fazem naturalmente. Se você esta grávida, aproveite e compartilhe este artigo na sua timeline, assim já dá a dica.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual