Você sabe o que é um espermograma? Existe espermograma ruim ou bom?
Um espermograma, também é conhecido como análise de sêmen ou contagem de espermatozóides.
O espermograma serve para determinar a saúde e viabilidade de um esperma no homem.
O que é sêmen?
O sêmen é um fluído masculino que contêm espermatozóides, açúcar e proteína. Ele é liberado durante a ejaculação.
>> Temperatura Basal: como medir e acompanhar
A análise de sêmen ou espermograma, mede 3 fatores:
- Quantidade de espermatozóides (contagem de esperma)
- Forma do espermatozóide
- Movimento do espermatozóide ou motilidade espermática
Na maioria das vezes, são feitas 2 ou 3 análises para ter um resultado mais preciso.
A contagem de espermatozóides pode variar diariamente.
Por que fazer um espermograma?
Quando os casais estão tentando engravidar e estão com dificuldades, o exame pode ser necessário para tentar identificar se há algum problema. A análise irá ajudar a determinar a quantidade de espermatozóides e se isto esta interferindo ou não na concepção.
>> Ácido Fólico: para que serve e ajuda a engravidar?
Espermograma após vasectomia
Quando um homem faz uma vasectomia, o espermograma pode ser pedido para determinar se o procedimento deu certo e garantir que não haja espermatozóides presentes no sêmen.
>> Posições para engravidar: 8 melhores posições para ficar grávida
Espermograma e infertilidade
Há muitos fatores para se considerar em um teste de análise de sêmen. Um análise depois da vasectomia busca a presença de espermatozóides, já uma análise para procurar problemas de fertilidade é mais abrangente.
O médico levará em conta uma série de fatores para determinar se problemas com os espermatozóides estão afetando a fertilidade do casal.
>> Como Engravidar Rápido: 9 dicas simples e naturais
Espermograma normal
Serão avaliados e examinados os seguintes fatores dentro de um mesmo teste de sêmen para verificar se os resultados são normais:
1. Formato do espermatozóide
É preciso que mais de 50% dos espermatozóides tenham um formato considerada como normal e adequado para conseguir fertilizar um óvulo. Se mais de 50% possui formato anormal, isso irá reduzir a fertilidade.
As anormalidades podem ser identificadas na cabeça, no meio e na cauda. Ou perceber se o espermatozóide é imaturo, ou seja, incapaz de fertilizar um óvulo.
>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide
2. Movimento ou motilidade
Mais de 50% devem ser mover normalmente até 1h após a ejaculação. Ele deve viajar até o óvulo pelas trompas de falópio. A classificação da motilidade fica em torno de 0 a 4. Classificações 3 ou 4 significam que há movimentação.
>> Nidação ou implantação: o que é e quais os sintomas?
3. pH
O nível de pH deve estar entre 7,2 e 7,8 para ser considerado normal. Um nível de pH superior a 8,0 pode indicar uma infecção. Um resultado inferior a 7,0 pode indicar que a amostra está contaminada ou que os dutos ejaculatórios estão bloqueados.
4. Volume
A quantidade deve estar acima que 2ml. Um nível baixo de volume pode indicar quantidade reduzida de espermatozóides, portanto, dificuldades para fertilizar um óvulo. O excesso de fluído também é considerado um problema, pois significa que a quantidade de espermatozóides pode estar diluída.
>> Nidação ou Menstruação: 5 dicas para saber a diferença
5. Liquefação
Liquefação significa a capacidade de sair da consistência espessa e ir para uma consistência aquosa. A consistência aquosa ajuda o esperma a se mover. Em média, é preciso que isto aconteça entre 15 e 30 minutos para que a fertilidade não seja afetada.
6. Contagem de espermatozóides ou densidade espermática
Uma análise normal deve possuir em média de 20 milhões a 200 milhões.
7. Aparência
A aparência considerada adequada é esbranquiçada a cinza e opalescente. Tons diferentes como vermelho ou marrom podem indicar sangue. Colorações amarelas podem indicar icterícia ou medicamentos.
Espermograma ruim ou resultados fora do que é considerado normal
Resultados anormais significam que o espermatozóide terá dificuldade de fertilizar o óvulo e até alcança-lo. Eles podem indicar:
- infertilidade
- infecção
- Desequilíbrio hormonal
- diabetes
- defeitos genéticos
- exposição à radiação
Fazer um teste de análise do sêmen pode fornecer muitas informações par ajudar a determinar o que esta causando a infertilidade de um casal. Quanto mais cedo fizer o exame, mais cedo haverão respostas para iniciar um tratamento para melhorar a fertilidade de ambos.
>> Fertilização In Vitro (FIV): Tudo o que você precisa saber