Temperatura Basal: como medir e acompanhar

Esta é uma maneira relativamente fácil de rastrear a ovulação para tentar engravidar. 2 min


temperatura basal

A temperatura basal é uma forma de avaliar a temperatura corporal em repouso.

Quando você ovula, a temperatura basal aumenta levemente. Esta informação, ao longo do tempo pode ajudar a detectar a ovulação.

Esta é uma maneira relativamente fácil de rastrear a ovulação para tentar engravidar. Você vai precisar apenas de um termômetro e aplicativo gráfico de fertilidade.

>> Ovulação: sintomas, como calcular e como acontece

Qual é a sua temperatura corporal basal? O que isso tem a ver com ficar grávida? 

Há muita variações na temperatura do corpo. Nossa temperatura muda com base em nossos movimentos, quanto tempo dormimos, horário do dia, exercícios e alterações hormonais.

Durante a ovulação, a progesterona aumenta no corpo e causa um ligeiro aumento da temperatura. É possível perceber esta pequena variação mapeando a temperatura basal.

Para isso é preciso anotar todos os dias antes de se levantar da cama, qual a sua temperatura corporal.

Temperatura Basal Ovulando

A ovulação causa um aumento na sua temperatura de pelo menos 4 décimos de graus. Não há uma temperatura padrão de ovulação, há o aumento de temperatura de cada mulher em particular, por isso é preciso anotar por pelo menos 1 mês para verificar o padrão de aumento no período fértil e tentar identificar a ovulação.

>> Nidação ou implantação: o que é e quais os sintomas?

A temperatura permanece acima da média por pelo menos 3 dias durante a ovulação. Você sabe que ovulou no dia anterior ao aumento da temperatura.

Temperatura Basal Grávida

Antes da ovulação, as médias de uma mulher ficam entre 36,1 36,4 graus. Após a ovulação, sobe para 36,4  e 37  graus. A temperatura basal de uma grávida se mantêm na média mais alta durante toda a gravidez.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Temperatura Basal Como Medir

1- Todos os dias de manhã na mesma hora, verifique sua temperatura com um termômetro antes de se levantar da cama ou se mover demais.

Se você usar um termômetro de mercúrio, agite-o antes de dormir. Não planeje sacudi-lo pela manhã, pois isso pode aumentar a temperatura do seu corpo.

2- É preciso medir a temperatura na boca ou na vagina. Escolha um local e use sempre o mesmo. Pela boca é mais fácil e confortável para a maioria. Mas se você dorme com a boca aberta, você pode querer um valor mais preciso medindo via vaginal.

3- Depois de medir sua temperatura, anote-a.  Mantenha um bloco de anotações e caneta ao lado da cama para simplificar. Ou você pode inserir seu resultado diretamente no aplicativo de fertilidade.

Você precisa ter dormido pelo menos quatro horas seguidas para que sua temperatura seja precisa. 

Você também precisa acompanhar as alterações do seu muco cervical.

>> Muco cervical: como identificar e para quê serve

A temperatura basal só diz se você ovulou depois, por isso acompanhar por mais de 2 meses vai te ajudar a prever quando a ovulação pode estar chegando.

De qualquer forma, os aplicativos atuais já indicam uma possível data. Acompanhar a temperatura basal vai ter ajudar a refinar o gráfico e torná-lo mais preciso. Acompanhar o muco cervical também ajuda.

Os gráficos de temperatura basal não servem para todas. Pode não ser para você se:

  • Você trabalha no turno da noite
  • Você tem que se levantar muitas vezes à noite com crianças pequenas
  • Você não pode se levantar na mesma hora todos os dias
  • Você fica estressada ao medir a temperatura

O uso de gráficos e aplicativos para acompanhar sua temperatura basal, ovulação e muco, pode ser positivo para muitas. Pode dar uma sensação de controle sobre o próprio corpo.

Para outras pode ser estressantes ter que cronometrar tudo, até os dias de fazer sexo. Se você se sente estressada com tudo isso, saiba que estes métodos não são responsáveis pela gravidez, mas relaxar e tentar sim.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)