Um estudo mediu a frequência cardíaca de recém nascidos e sua regulação para investigar o impacto da separação com a mãe.
A frequência cardíaca de 16 recém nascidos foi medida para verificar o impacto de sua separação da mãe e do contato pele a pele.
Durante dois dias, os recém nascidos dormiram tanto com suas mães, quanto em um local separado como o berço. O comportamento destes bebês foram observados, registrados e seus batimentos cardíacos, bem como outros dados, foram colhidos.
Os resultados mostraram um aumento de 176% na atividade autonômica e uma diminuição de 86% na duração do sono profundo durante o sono separado da mãe em comparação com o sono com contato pele a pele.
Isto significou para os resultados que a separação neonatal esta associada a um aumento intenso da frequência cardíaca dos recém nascidos, indicando uma excitação autonômica central ansiosa.
>> Diferenças entre sono de bebê e de adultos
Não apenas isto, os impactos desta separação causam uma diminuição na duração do sono profundo do bebê. Imagine que o ciclo de sono do bebê recém nascido já é curto em comparação ao dos adultos, separado da mãe, se torna mais curto ainda.
>> Sono do bebê: os que dormem bem, geralmente estão ao lado de suas mães
A separação da mãe para o recém nascido é um fator estressante, ao qual ele não esta preparado evolutivamente para lidar e por isso não é benigno. Sendo o bebê recém nascido puro instinto de sobrevivência, se separar de sua mãe, ainda que durante o sono, pode representar um risco muito grande e causar-lhe muito medo, angústia e estresse.
Recém nascidos não são naturalmente capazes de sobreviver sozinhos, por isso, a natureza o prepara para buscar pelo contato humano constantemente.
A presença da mãe, regula não somente a frequência cardíaca do bebê, mas a sincroniza.
Veja mais sobre isto aqui >> Mães e bebês sincronizam os batimentos do coração apenas sorrindo um para o outro
Durante o colo materno, a temperatura corporal do bebê também é mantida, já que recém nascidos não conseguem manter sua temperatura corporal aquecida sozinhos.
Todas as funções vitais do bebê são beneficiadas quando ele esta em contato com sua mãe e isto o mantêm saudável.
E é por isso, que a cama compartilhada de maneira segura vem ganhando cada dia mais adeptos e maior validação de profissionais de saúde atualizados e especialistas em perinatalidade.
Veja mais aqui >> Sono de bebê e co-sleeping: Dr. Sears explica os benefícios
Fonte:
saludmentalperinatal.es
Nils Bergman
Estudo: https://www.researchgate.net/publication/51533951_Should_Neonates_Sleep_Alone