Recém nascidos não devem dormir sozinhos, segundo Neurociência

Recém nascidos não são naturalmente capazes de sobreviver sozinhos, por isso, a natureza os prepara para buscar pelo contato humano constantemente.2 min


recém nascidos
Advertisements

Um estudo mediu a frequência cardíaca de recém nascidos e sua regulação para investigar o impacto da separação com a mãe.

A frequência cardíaca de 16 recém nascidos foi medida para verificar o impacto de sua separação da mãe e do contato pele a pele.

Durante dois dias, os recém nascidos dormiram tanto com suas mães, quanto em um local separado como o berço. O comportamento destes bebês foram observados, registrados e seus batimentos cardíacos, bem como outros dados, foram colhidos.

Advertisements

Os resultados mostraram um aumento de 176% na atividade autonômica e uma diminuição de 86% na duração do sono profundo durante o sono separado da mãe em comparação com o sono com contato pele a pele.

Isto significou para os resultados que a separação neonatal esta associada a um aumento intenso da frequência cardíaca dos recém nascidos, indicando uma excitação autonômica central ansiosa.

>> Diferenças entre sono de bebê e de adultos

Não apenas isto, os impactos desta separação causam uma diminuição na duração do sono profundo do bebê. Imagine que o ciclo de sono do bebê recém nascido já é curto em comparação ao dos adultos, separado da mãe, se torna mais curto ainda.

>> Sono do bebê: os que dormem bem, geralmente estão ao lado de suas mães

Advertisements

A separação da mãe para o recém nascido é um fator estressante, ao qual ele não esta preparado evolutivamente para lidar e por isso não é benigno. Sendo o bebê recém nascido puro instinto de sobrevivência, se separar de sua mãe, ainda que durante o sono, pode representar um risco muito grande e causar-lhe muito medo, angústia e estresse.

Advertisements

Recém nascidos não são naturalmente capazes de sobreviver sozinhos, por isso, a natureza o prepara para buscar pelo contato humano constantemente.

A presença da mãe, regula não somente a frequência cardíaca do bebê, mas a sincroniza.

Veja mais sobre isto aqui >> Mães e bebês sincronizam os batimentos do coração apenas sorrindo um para o outro

Durante o colo materno, a temperatura corporal do bebê também é mantida, já que recém nascidos não conseguem manter sua temperatura corporal aquecida sozinhos.

Advertisements

Todas as funções vitais do bebê são beneficiadas quando ele esta em contato com sua mãe e isto o mantêm saudável.

E é por isso, que a cama compartilhada de maneira segura vem ganhando cada dia mais adeptos e maior validação de profissionais de saúde atualizados e especialistas em perinatalidade.

Veja mais aqui >> Sono de bebê e co-sleeping: Dr. Sears explica os benefícios

Advertisements

Fonte:
saludmentalperinatal.es 

Nils Bergman
Estudo: https://www.researchgate.net/publication/51533951_Should_Neonates_Sleep_Alone

Advertisements

Advertisements
Advertisements

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)