Comportamento de seu bebê quando mama: diferenças entre bebês

2 min


1.4k shares
Comportamento de seu bebê quando mama

Quando as pessoas se referem aos bebês que mamam no peito, geralmente não entendem sobre as diferenças de comportamento de seu bebê quando mama em relação a outros e isto pode confundir.

O comportamento de seu bebê quando mama pode fazer diferença em sua amamentação. Apenas o bebê que suga vigorosamente e sem interrupções é mencionado, aquele bebê que mama vagarosamente, que pára e volta a mamar ou que mama muitas vezes de pouco em pouco, não são mencionados.

>> Mitos da Amamentação: é tanto mito que daria um livro

Quando uma mãe se depara com o seu bebê com um comportamento diferente, ela tende a achar que algo não vai bem, quando, na realidade o seu bebê esta mamando normalmente. Porém com seu próprio estilo de mamada que também é uma caraterística muito particular de muitos.

>> Tipos de mamas na amamentação

Poucos estudos avaliaram o comportamento do bebê durante a mamada como um fator que possa interferir no seu desempenho.

Em geral os bebês barracudos, gulosos e hiperativos inefetivos, bem como os bebês com sucção fraca, podem apresentar uma mamada insatisfatória nos 2 primeiros dias de vida, mas que logo se resolve com o manejo de amamentação adequado.

>> Como fazer a pega correta para amamentar

É importante salientar que o processo de amamentação depende da combinação de vários fatores.

  • A possibilidade de se ter uma rede de apoio e confiança para a mãe.
  • Expectativas e vivências anteriores de amamentação dessa mãe que contam bastante durante o processo.
  • Rotina da casa e toda a ajuda que pode dispor no dia a dia com o bebê.
  • Características individuais da dupla mãe-bebê podem ser fatores determinantes no processo de amamentação.

Por isso, ao menor sinal de problema, pedir ajuda é fundamental.

Existem pelo menos cinco tipos de comportamentos diferentes nos bebês durante a mamada, conheça agora e descubra em qual seu bebê se encaixa.

Comportamento do bebê quando mama:

1. Bebês tranquilos para mamar

Mamam de forma calma, sem pressa. São tranquilos e não apresentam dificuldades ou nenhum tipo de agitação durante a mamada. O ambiente externo não interfere na mamada, porém gostam de mamar e descansar. Sempre em um ritmo lento e coordenado.

2. Bebês procrastinadores ou lentos para mamar

Adiam a sucção por pelo menos 4 ou 5 dias após o parto e geralmente esperam a apojadura. Não mostram muito interesse ou habilidade ao sugar e precisam ser acordados para mamar nos primeiros dias. Alternam entre estado de sono profundo, estado de sono leve e estado de alerta.

>> Precisa acordar o bebê para mamar e quais os sinais de fome no bebê?

3. Bebês degustadores para mamar

Saboreiam o leite antes de iniciar a mamada de forma insistente. Lambem as gotinhas do bico, exploram o peito. Sentem o cheiro da mãe, do leite. precisam de tempo e tranquilidade para mamar, caso contrário, podem mamar de forma insatisfatória.

>> Bebê que só dorme mamando: existe algum problema?

4. Bebês hiperativos inefetivos para mamar

São tão agitados que não conseguem estabelecer um ritmo constante de sucção. Pegam e soltam o peito repetidas vezes. Se estressam e choram inconsolavelmente. Precisam de ajuda para se acalmarem de forma que consigam se concentrar na mamada.

>> Como acalmar o bebê e deixá-lo emocionalmente saudável

5. Bebês barracudos para mamar

Mostram grande interesse na sucção e se colocados no peito para mamar, sugam vigorosamente e em ritmo constante. Possuem força para mamar por pelo menos 10 ou 20 minutos. Geralmente nascem sem nenhuma dificuldade para fazer a pega correta.

Tempo de mamada e troca de peito, como assim?

Viu só como os bebês podem mamar de formas completamente distintas uma das outras e nem sempre isto configura um problema? Informação sempre é uma aliada da amamentação. 😉


Like it? Share with your friends!

1.4k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
3
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
20
Amei
Ouwn Ouwn
5
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)