Tempo de mamada e troca de peito, como assim?

2 min


1.9k shares
Tempo de mamada e troca de peito
Tempo de mamada e troca de peito

O bebê nasce e logo a mãe recebe uma série de informações que a deixam confusa, tempo de mamada e troca de peito durante a amamentação é um destes assuntos.

De repente ela chega no pediatra e muitos dizem que ela precisa amamentar por 20 minutos em cada mama e trocar depois, além de deixar o peito esvaziar para que o bebê esteja mamando bem. Pára tudo por aí, vamos pensar um pouco sobre estas afirmações e definir se tempo de mamada e troca de peito realmente fazem sentido.

Como determinar um tempo específico de mamada para o bebê se você não sabe o quanto ele precisa mamar para se sentir satisfeito?

Se coloque no lugar do bebê, e se pergunte se uma outra pessoa saberia a quantidade de comida que você deve comer para se sentir satisfeita. Esta pessoa acertaria? Outro ponto: se amamentar não é só alimentar, mas também oferecer ao bebê proteção e aconchego em momentos que ele esta se sentindo com medo, triste ou sente dor, como determinar um tempo para isto?

Não é possível estabelecer um tempo de mamada que atenda as necessidades do bebê porque somente ele sabe quais são suas necessidades e por isso a livre demanda é a melhor aliada da mãe e do bebê durante a amamentação.

A livre demanda significa deixar que o bebê mame o quanto quiser e a hora que quiser, falei sobre ela aqui: O que é livre demanda e por quê precisamos dela.

A troca de peito não é regra.

O ideal é que o bebê mame o quanto quiser em uma mama e se ele começar a demonstrar inquietação nesta mama que já esta a algum tempo, você o troca de peito para a outra que esta mais cheia para ele continuar mamando.

Nem todos os bebês mamam os dois peitos, muitos se satisfazem apenas com um e a mãe precisa fazer o rodízio de mamas na próxima mamada.

Na prática funciona assim:

Você troca de peito na mesma mamada quando bebê mama muito um peito, o esvazia e ainda quer mais. Você troca de peito quando o bebê mama um só por vez, então na próxima mamada oferece o outro. Quando o bebê mamou os dois peitos de uma vez, na próxima mamada você oferece o peito que ele mamou menos tempo e que ficou mais cheio.

Ou seja, o processo na verdade pede observação da mãe sobre como o bebê mamou e se mamou bem uma mama para saber se precisa trocar ou não de peito e principalmente, deixar que o bebê mame o quanto quiser em cada mama sem determinar horários até que ele se sinta satisfeito.

Falando assim parece difícil, mas em pouco tempo você vai ficar craque em perceber que seu bebê esta satisfeito e mamou bem e se o seu peito esvaziou ou não.

Então não existe tempo de mamada, existe olhar e observar o comportamento do bebê, se esta satisfeito ou não com a mamada.

Existem bebês que mamam o suficiente em menos de 20, 10 minutos enquanto outros precisam de mais tempo, ou seja, não dá para prever um tempo de mamada, depende de cada bebê. Quanto mais correta a pega estiver e quanto mais o bebê mama, ele vai aprendendo a ficar expert na mamada e irá mamar tudo que precisa em menos tempo.

Aqui não estamos considerando dias em que o bebê esta cansado, estressado, doente ou passando por um pico ou salto de desenvolvimento, pois ele tende a mamar mais vezes e por mais tempo. Aproveite e saiba tudo sobre o que falei sobre picos e saltos aqui: Picos de crescimento e saltos de desenvolvimento.

Então, confie em você, acredite que seu bebê é capaz de mamar bem e confie que seu corpo funciona perfeitamente da maneira que atende a demanda do bebê.

Se ele mama muito, se mama pouco, se mama várias vezes ao dia ou poucas vezes ao dia, com o tempo você vai conhecer o comportamento do seu bebê durante a mamada e perceber que regras e horários determinados não tem nada a ver com amamentação.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

1.9k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
4
Gostei
Amei Amei
27
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)