Com 31 semanas de gestação, todos os 5 sentidos do bebê já se desenvolveram. Mas a maioria das mães querem saber com quantos meses estão, afinal de contas é complicado adotar esta contagem por semanas e não por meses direto, não é mesmo?
31 semanas de gravidez são 6 meses e 3 semanas, ou seja, você está terminando o sétimo mês de gravidez e esta cada dia mais perto do nascimento do bebê! Isto é realmente emocionante, ao mesmo tempo que nos dá um frio na barriga bem intenso.
A curiosidade sobre como o bebê será, ter ele em seus braços te faz até mesmo sonhar com este momento nas poucas horas que você consegue dormir durante a noite por causa do tamanho da barriga, não é mesmo? Você está bem perto de carregar seu bebezinho no colo!
Além das emoções a flor da pele, da ansidade por estar chegando bem perto do nascimento (você já passou da metade da gravidez a um tempo) também vem os sintomas físicos. Com 31 semanas de gestação você pode sentir-se mais distraída e “lenta”. Não se abale, seu cérebro esta se reconfigurando para se preparar para a maternidade. Veja o que escrevi sobre isso aqui: Cérebro de mães fica turbinado após nascimento de filhos
Além disso, você deseja saber muitas coisas como qual será o tamanho do seu bebê nesta fase, quais os sintomas e desafios quem vem após o sétimo mês de gravidez e uma dúvida com certa leveza surge no ar: ainda é cedo para o bebê nascer, mais se ele nascesse agora suas chances de sobrevivência seriam maiores do que a umas semanas atrás.
Então, a cada semana que você passa com seu bebê na barriga, apesar de estar cada dia mais cansada e com algumas dificuldades típicas da grávidez, você também fica grata por seu bebê estar se desenvolvendo mais e aumentando as chances até a data do parto. É uma contagem regressiva emocionante.
Abaixo vou listar para você em tópicos as maiores dúvidas desta fase de gravidez para te tranquilizar em relação ao desenvolvimento do seu bebê, sobre o quanto ele cresce a cada dia e até os possíveis sintomas de gravidez que estão permeando seus dias atuais. Vamos lá:
Qual o tamanho do bebê com 31 semanas de gestação?
Seu bebê nesta fase tem cerca de 41 cm e pesa em média 1500 gr. Mas com certeza a sua sensação é mais peso devido ao líquido amniótico e placenta, que também pesam. Detalhei cada fase em tamanho e peso do bebê em outro artigo que você pode salvar e acompanhar a cada mês, veja aqui: Tamanho e Peso do Feto: Saiba o tamanho do bebê na barriga
31 semanas de gestação são quantos meses?
31 semanas de gravidez são seis meses e três semanas de gravidez. Você estará terminando o sétimo mês no final desta semana. Seu bebê já esta maduro o suficiente para ter maiores chances de vida caso nasça nesta fase, mas com certeza queremos que ele vá até as 39 semanas! Contagem regressiva!
31 Semanas de Gestação sintomas
1. Falta de ar: O bebê ainda esta “alto” e provavelmente não esta na posição fetal para o parto. Isto ajuda a dar mais falta de ar na gravidez. Quando o bebê descer e encaixar na sua pélvis, você poderá respirar melhor. Veja o que escrevi sobre isso aqui: Falta de Ar na Gravidez: o que fazer
2. Unhas secas e quebradiças: Como as unhas estão crescendo mais rápido, elas podem ficar secas e quebradiças. Hormônios! Eles mudam praticamente tudo em nosso corpo durante a gravidez e não há muito o que fazer sobre isso.
3. Contrações de Braxton Hicks: Nesta fase, você poderá sentir sua barriga de grávida ficando dura e apertada em alguns momentos, depois relaxando. Estão são as contrações de Braxton Hicks e elas fazem parte de um treinamento do seu corpo para o parto. Aprenda mais aqui: Contrações de Treinamento ou Braxton Hicks: como acontecem?
4. Peito vazando colostro: Esse líquido amarelo é o primeiro alimento do bebê, chamado colostro. Significa que suas mamas estão se preparando para amamentar o bebê. Não se assuste se o colostro não surgir nesta fase, ele pode aparecer apenas depois do parto e a apojadura (descida do leite) pode acontecer em até 7 dias após o parto. Aprenda mais aqui: Colostro também é leite, sustenta e é como vacina para o bebê
5. Micção freqüente: Quanto mais a barriga cresce, mais apertada fica sua bexiga e com menor espaço para ficar com urina por muito tempo. Por isso a necessidade de esvazia-la várias e várias vezes durante o dia…e a noite. Fica atenta e saiba mais sobre: Infecção Urinária na Gravidez: Sintomas e Como Tratar
6. Dor nas costas, pernas ou quadril: Seu corpo esta com peso extra, seus músculos e ossos estão se alongando e afastando para a passagem do bebê. São muitas mudanças internas! Seus ligamentos e ossos ficam mais relaxados e macios para a passagem do bebê. As dores podem surgir em toda a parte. Saiba mais aqui sobre: Câimbra na Gravidez: porque elas acontecem e como melhorar
7. Problemas para dormir: Agora que a barriga deu seu ar de graça a algum tempo, fica cada dia mais difícil achar uma posição confortável para dormir. Pequenas caminhadas, ioga, beber mais água e menos cafeína podem te ajudar a relaxar para dormir.
Desenvolvimento do feto com 31 semanas de gestação
Seu bebê esta em grande desenvolvimento cerebral e nervoso. Os olhos estão se desenvolvendo e todos os 5 sentidos do bebê estão funcionando bem. Nesta fase, a posição fetal ideal é de cabeça para baixo. Mas o bebê pode virar ainda nas próximas semanas. Aprenda mais aqui: Posição Fetal: Qual a Posição Ideal Para o Parto? Veja Imagens
Agora é o momento perfeito para fazer aquele ultrassom 3D ou 4D que você tanto desejou para saber com maior precisão como é o rosto do bebê. Mas não se empolgue tanto, não dá para ver tanto assim do rosto, a imagem aparece colorida e meio borrada, somente traços muito específicos são percebidos como o nariz do papai ou a boca da mamãe.
Lembretes da semana:
Fique atenta aos itens desta semana que você pode se organizar para preparar antes da chegada do bebê em sua casa. Parecem coisas simples, mas que depois que o bebê nascer, farão bastante diferença no seu dia a dia.
- Prepare seus animais de estimação para a chegada do bebê
- Aprenda os sinais de trabalho de parto
- Aprenda tudo o que puder sobre amamentação aqui neste artigo: Amamentação: Tudo o que você precisa saber para conseguir