Bico de silicone: ajuda ou atrapalha a amamentação?

3 min


123 shares
bico de silicone para amamentar

O bico de silicone para amamentar tem sido muito usado e até indicado para mulheres com dificuldades na amamentação.

O que muitas não sabem é que o bico de silicone para amamentar pode ser um grande vilão no processo de amamentação e prejudicar o aleitamento materno.

Claro que quando o bico de silicone é indicado por um médico ou vem em uma lista de maternidade, as pessoas acreditam que se trata de um item útil.

No entanto, a longo prazo ele pode ser prejudicial e vou te explicar os motivos.

O que é um bico de silicone?

O bico de silicone para amamentar é um utensílio feito de silicone fino, que parece um bico de mamadeira, no entanto, possui as laterais largas e abertas para encaixar na mama. Ele é usado por algumas pessoas para “ajudar” o bebê a sugar o leite da mama. Geralmente, é indicado para mulheres com bicos planos ou invertidos.

O bico de silicone para amamentar ajuda a conseguir amamentar?

O bico de silicone pode ajudar no início quando a mãe esta com muitas dificuldades e insegurança. Mas a realidade é que com o passar dos dias, ele se torna um problema. O ideal é que não se inicie o uso do utensílio, justamente para evitar problemas futuros.

Eu costumo dizer que ele parece ser mais um suporte contra a insegurança materna do que qualquer outra coisa. O aleitamento materno é totalmente possível até mesmo em mulheres com bicos planos e invertidos. Desde que as técnicas adequadas de amamentação sejam usadas. Quando fazemos um bom manejo da amamentação, o bico de silicone para amamentar é totalmente dispensável.

Quais as vantagens no uso do bico de silicone para amamentar?

Não vejo nenhuma vantagem no uso. Ainda que muitas mulheres digam que para elas foi ótimo, todo profissional de aleitamento materno sabe que se aquela mulher tivesse tido apoio e aprendido a amamentar com a técnica correta desde os primeiros dias, ela jamais precisaria do intermediário de silicone.

Desvantagens do uso do bico intermediário de silicone

Há muitas desvantagens no uso de bico intermediário para amamentar. Vou listar apenas algumas:

1. Diminuição da produção de leite materno

Como o bico intermediário de silicone exige muito esforço do bebê para sugar, a sucção não é a mesma se fosse direto no peito, a mama da mãe não é estimulada adequadamente. Com falta de estímulo adequado, o bico de silicone para amamentar causa uma diminuição da produção de leite materno.

2. Confusão de bicos

Como a diminuição de leite materno, a mãe passa a oferecer uma mamadeira para complementar a alimentação. O bebê passa a preferir com o tempo, a mamadeira. O bico intermediário de silicone nada mais é do que um bico artificial também.

O bebê não esta em contato com o peito da mãe, mas sim com o bico. A sucção feita no intermediário de silicone é como a feita em qualquer outro bico. A longo prazo, o bebê não irá aprender a mamar no peito diretamente e irá largar a mama materna.

3. Baixo ganho de peso no bebê

O bico intermediário de silicone faz com quê o bebê faça mais esforço para sugar o leite. Imagine que há um plástico entre sua mama e a boca do bebê. O esforço para sugar é maior. O bebê gasta mais energia, recebe menos leite do que se estivesse mamando diretamente na mama. O bebê não ganha peso suficiente e este é outro motivo para que a mamadeira seja inserida.

4. Candidíase ou sapinho na boca do bebê e no peito da mãe

Com o tempo, o silicone do bico de silicone para amamentar começa a acumular gordura. Mesmo com lavagens e esterilização diárias. Todo produto para amamentar acumula esta gordura. E bactérias começam a se proliferar no bico intermediário, assim, é possível que o bebê tenha sapinho na boca, mais conhecida como candidíase. E pode passar para o peito materno também.

Como você pode ver, há mais desvantagens no uso do que vantagens. Por isso, caso você esteja com dificuldades para amamentar seu bebê, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional para conseguir. Com a ténica e o manejo adequado da amamentação, é possível amamentar com bicos planos, invertidos e até com dificuldades de se fazer a pega correta para amamentar.

Como deixar de usar o bico de silicone para amamentar ou intermediário?

Há muitas mães que começam a usar o bico de silicone para amamentar e depois querem desesperadamente deixar de usá-lo. Deixar de usar não é tão simples como parece e exige muito esforço da mãe.

Dicas para deixar de usar o bico intermediário:

  • Tente amamentar quando o bebê estiver sonolento, sem o bico
  • Faça contato pele a pele com o bebê
  • Quando o bebê estiver sem fome e tranquilo, tente amamenta-lo direto no peito, ajustando a pega do bebê na mamada
  • Tenha paciência e faça o processo aos poucos como em um treinamento diário
  • Certifique-se de que você esta posicionando bem o bebê no colo e vá ajustando a pega do bebê
  • Segure as mamas em C e assim que o bebê abrir a boca, coloque o peito na boca do bebê
  • Tente a posição laid back position ou tente amamentar deitada, estas posições ajudam na pega correta
  • Chame uma profissional de aleitamento materno em casa para te ajudar

Leia também:


Like it? Share with your friends!

123 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
8
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)