Mamada dos Sonhos: Ajuda o bebê a dormir mais tempo?

Esta técnica popular no mundo materno pode fazer algumas esperanças de noites mais longas se ascenderem.2 min


mamada dos sonhos, Por que meu bebê não dorme

A mamada dos sonhos é uma técnica popular conhecida entre muitas mães como uma forma de fazer o bebê a acordar menos durante a noite para mamar.

A grande dúvida é se esta mamada dos sonhos, tão popular, realmente funciona. Muitas mulheres dirão que sim, que com elas funcionou totalmente. Outras dirão que não fez diferença aplicar este tipo de técnica.

A grande verdade é que quando se trata do sono infantil, não há regras e nem técnicas que funcionem para todos. Isto porque cada bebê é diferente e porque a evolução do sono infantil se trata de desenvolvimento físico e neurológico.

Não há como dizer que um bebê “se acostumou” a mamar de noite ou esta fazendo “associação” do peito com o sono porque ambas as coisas servem justamente para ajudar o bebê a se desenvolver de forma saudável.

O que é mamada dos sonhos e como funciona?

É um tipo de mamada oferecida para o bebê entre as 10h e 23h para mantê-lo saciado na intenção (ou esperança) de que ele não acorde mais durante a noite com fome.

>> Precisa acordar o bebê para mamar e quais os sinais de fome no bebê?

Mesmo se o bebê já estiver dormindo, algumas pessoas sugerem acordá-lo para dar a mamada dos sonhos ou tentar fazer isso com o bebê dormindo mesmo. A ideia é encher a barriga do bebê. Que estranho, não é mesmo?

Imagina você estar dormindo e alguém vir colocar comida na sua boca pra encher sua barriga durante a noite? Wow.

Em tese pode até funcionar para bebês que fazem uso de fórmula artificial (e não são todos, muitos bebês de fórmula também acordam durante a noite para mamar). Para bebês que mamam exclusivamente no peito e fazem livre demanda, a estratégia pode não significar nada.

Sempre fui a favor de oferecer o peito para o bebê sempre que ele sentir necessidade. Não acredito em associação com peito para dormir, porque entendo o sono e a regularização do ciclo de sono do bebê como algo que ocorre de forma natural e sem treinamento.

>> Diferenças entre sono de bebê e de adultos

Afinal de contas, o olhar para o bebê e identificar suas necessidades particulares vale muito mais do que qualquer técnica.

Além disso, quando uma mãe acredita que a mamada dos sonhos é a solução para suas noites em claro e tenta aplicar a técnica, pode esquecer de perceber que nem sempre, o bebê vai acordar por fome.

Nos primeiros meses, a exterogestação é um dos motivos que fazem bebês acordarem várias e várias vezes para estar ao lado de suas mães.

O instinto de sobrevivência adquirido a bilhões de anos também faz com quê nossos bebês desejem estar ao nosso lado. Por isso, a cama compartilhada é vista como benéfica para uma grande quantidade de famílias.

Imagina que se o bebê acorda de noite para estar ao lado da mãe e a mãe oferece o peito para o bebê, ele, obviamente não irá recusar. Leite materno é incrível e benéfico, ele tem mais é que mamar mesmo.

No entanto, pense por alguns segundos que seu bebê, esta mamando e com isso, ele esta perto de você. Em seus braços, em seu colo. Do seu ladinho na cama e isto, amiga materna, é o que eles mais querem (principalmente nos primeiros meses – ou anos).

Não há técnica de mamada dos sonhos que atenda aquele bebê específico em um mundo cheio de bebês com perfis e necessidades tão particulares. Há um tempo para tudo nada vida. E o desenvolvimento do sono do bebê, leva um cadinho de tempo, tenha paciência.

Os primeiros meses serão doloridos demais e difíceis, mas irão passar. Um dia, quando olhar para traz e perceber que se passaram 6 anos ou mais, sentirá saudade daquele pacotinho de alegria que te despertava no meio da noite para estar apenas, pertinho de você. 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)