Bico do peito plano: 7 dicas para você conseguir amamentar

4 min


300 shares
Bico do peito plano

Mulheres que possuem o bico do peito plano podem encontrar muitas dificuldades no processo de amamentação.

Principalmente para iniciar a amamentação, ter o bico do peito plano, além de te deixar insegura, pode ser um desafio a mais para ser vencido. Algumas mulheres podem ter apenas um bico do peito plano como os dois.

>> Bico do peito ferido: o que é e como tratar fissuras na mama

O importante é saber que ter o bico do peito plano não te impede de conseguir amamentar, muito pelo contrário, a amamentação é totalmente possível.

O mamilo geralmente possui uma saliência elevada no centro de sua aréola. Cada mamilo possuem cânulos ou pequenas aberturas por onde o leite é ejetado. O tamanho e formato dos mamilos variam de mulher para mulher.

O que é um bico do peito plano?

O bico do peito plano não possui aquela saliência que geralmente observamos no centro da aréola, é como se a pessoa não tivesse um bico e muitas mulheres dizem: “não tenho bico no peito”.

>> Tipos de mamas: há interferência na amamentação?

Quando um bico do peito é plano, ele é diferente de um bico do peito invertido ou mamilo invertido. O invertido, quando é pressionado um pouco, se volta mais ainda para dentro ou se torna mais protuso (sai para fora).

Muitas mulheres têm mamilos que parecem planos a maior parte do tempo, mas depois ficam protusos quando expostos a temperatura fria ou estimulação sexual. Estes não são mamilos realmente planos. Mamilos planos e verdadeiros não respondem ao frio ou à estimulação.

No entanto, mesmo se você tiver mamilos que permanecem planos o tempo todo, eles muitas vezes começam a se projetar para fora durante a gravidez.

>> Amamentar com seios grandes: 10 dicas de sucesso

Se uma mulher possui mamilos pequenos ou pouco salientes, pode sentir que eles ficam planos quando o peito esta muito cheio de leite e para isso melhorar, é preciso ordenhar o excesso de leite das mamas antes de oferecer o peito ao bebê.

7 dicas para te ajudar a amamentar com bico do peito plano:

1. Ordenha de alívio

Quando as mamas ficam cheias demais, principalmente na apojadura, fica difícil para o bebê fazer a pega correta. Com mamilos planos, isto pode se tornar ainda mais desafiador. Ordenhar o excesso de leite das mamas antes de oferecer o peito, vai deixar a aréola macia e mais fácil para o bebê pegar o peito.

Lembre-se de ordenhar apenas o excesso. Ordenhar a mama muito e esvazia-la totalmente pode promover a produção de leite materno e fazê-la encher mais ainda.

2. Mãos em C

Muitas mulheres pegam em suas mamas para oferecer para o bebê com as mãos no formato de tesoura, que visualmente seria mais ou menos assim < (imagine que cada lado do símbolo é um dedo). Mas a melhor forma de pegar no peito para oferecer a mama é em C, isso significa que você vai segurar sua mama como se estivesse segurando uma bola de fora a fora e sua mão ficará em formato de C.

Bico do peito plano

3. Estímulo

As vezes, seu mamilo não é totalmente plano ou pode ser que ao ser estimulado com os dedos frios, ele fique em um formato mais fácil para o bebê pegar fazendo uma pequena protuberância, vale a pena verificar.

4. A hora do bocão

A busca pelo peito é um ato instintivo do bebê, sempre que estiver perto da mãe ele irá mexer sua cabeça buscando o peito e abrir a boca para abocanhar a mama. Perceber estes sinais para quem tem o bico do peito plano é importante, assim, na hora que o bebê fizer esta movimentação de busca e procura pelo peito, a mãe pode encaixar a mama em sua boca. Sim, o momento em quê ele abre o bocão para abocanhar a mama é o mais perfeito para trazer ele para perto de si e ajudá-lo a pegar o peito.

5. Posições para amamentar: encontre uma ideal

Com mamas de bicos planos, encontrar uma posição onde as mamas não se espalhem pode ser ideal. Ou, quando você pode definir para “onde” as mamas irão se espalhar. Por exemplo: amamentar deitada, de lado, faz com quê as mamas fiquem em um formato de cone, dependendo do lado em quê se esta, e isto pode facilitar a pega do bebê.

>> Laid Back Position: Amamentação descontraída e posições instintivas

6. Use almofadas de amamentação ou travesseiros

Eles podem te ajudar a apoiar o corpo do bebê e te deixar com as mãos livres para ajudar o bebê a pegar o peito, bem como para que você possa segurar suas mamas em C com maior confiança e encontrar o momento do “bocão” com tranquilidade para colocar o peito na boca do bebê.

>> Almofada e poltrona de amamentação: são realmente necessários?

7. Fique longe de bicos artificiais

Para quem tem mamilos planos, ficar longe de chupetas, mamadeiras e intermediários de silicone desde SEMPRE é essencial. Porque veja, os bicos tem um formato bem diferente do seu peito, se você oferecer algum destes itens para seu bebê, porque ele iria tentar mamar em uma mama sem o bico protuso como dos bicos artificiais? Ou seja: não apresente os bicos, para que ele não prefira mamar no mais fácil. O bebê precisa aprender a mamar nos mamilos planos e seguir assim desde o começo para não se confundir.

>> Confusão de bicos: o que é e como prejudica a amamentação

Além disso é preciso entender que com um pouco de técnica, apoio e muita informação, amamentar com bicos planos é totalmente possível e não é o bicho de sete cabeças que muitos hospitais pintam (já indicando intermediários e atrapalhando tudo). Tenha confiança em si mesma, entenda que a sua anatomia não irá mudar, por isso, não entre em idéias malucas de puxar ou usar acessórios que prometem “fazer bico”, pois isso pode te machucar.

Tenha em mente que: os bicos são planos, então o bebê vai conhecer os bicos planos. O bebê é capaz de mamar em bicos planos com eficiência.

Se precisar de ajuda adicional, não hesite em chamar uma profissional de aleitamento materno para te ajudar.

Leia também:

Referências:
American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York. 2011.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Seventh Edition.  Mosby. 2011.
Newman, Jack, MD, Pitman, Theresa. The Ultimate Breastfeeding Book of Answers. Three Rivers Press. New York. 2006.


Like it? Share with your friends!

300 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
8
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)