H1N1: tudo o que você precisa saber para proteger seu filho

2 min


H1N1: tudo o que você precisa saber para proteger seu filho
H1N1: tudo o que você precisa saber para proteger seu filho

H1N1: Tudo o que você precisa saber para proteger seu filho do H1N1 e que o Fantástico não te conta.

Artigo por: Dr.Flavio Melo, pediatra pelo IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, 
Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

Quando a gente pensa que o aperreio com a Zika e Cia Ltda. já estava grande, lá vem o H1N1, para acrescentar pimenta ao caldo. Ontem vi a reportagem do Fantástico, mas acho que o Dr. Dráuzio Varela está de férias ou esqueceram de consultá-lo, de tão fraca e superficial sobre o tema.

Então aqui vai lista básica sobre o tema do momento:

  1. H1N1 sempre esteve por aqui nos últimos anos, sendo que sua aparição estava mais concentrada próxima do outono/inverno;
  2. Por algum motivo ainda não totalmente esclarecido, ele resolveu aparecer um pouco antes, no começo do outono e a maioria não está mais protegida pela vacina do ano passado;
  3. Quem está complicando mais e quem está morrendo mais são os idosos e portadores de doenças crônicas, principalmente cardíacas e respiratórias;
  4. Os menores de 5 anos de idade, ainda mais menores de 2 anos de idade, AINDA mais menores de 6 meses de idade, são suscetíveis a complicações;

E aí, o que fazer para proteger seu filho?

  • ANTECIPAR A VACINAÇÃO!

Como o corpo leva em torno de 30 dias para estar com os anticorpos formados e atuantes, caso a onda do H1N1 esteja realmente se espalhando, deixar para vacinas em Abril/Maio pode significar arriscar demais.

Existem 2 opções de vacinas:

  • Trivalente, a mesma do governo, que só será feita nos postos no final de Abril, mas que possivelmente já estará disponível nas clínicas de vacina essa semana.
  • Quadrivalente, que tem uma proteção a mais para um tipo de Influenza e estará disponível nas clínicas privadas em no máximo 15 dias para os maiores de 6 meses. Já está disponível uma marca para os maiores de 3 anos de idade.

AS DUAS CONTÉM O H1N1!

Importante:

Se você tem um bebê menor de 6 meses em casa, se vacine e vacine a todos que cuidam ou lidam com seu bebê. ESSA É A ÚNICA E MELHOR FORMA DE PROTEGÊ-LO DO H1N1. O mesmo vale se seu filho, mesmo em idade maior, tiver contraindicação de tomar a vacina.

E outra coisa muito importante também: EXISTE MEDICAÇÃO PARA O H1N1!

É o velho conhecido Oseltamivir (Tamiflu), deve ser indicado para os indivíduos com suspeita de síndrome gripal e fatores de risco (idade, doenças crônicas, etc) ou que estejam com quadro de síndrome gripal e sintomas de gravidade.

Seu médico pediatra deve conhecer o protocolo e explicar para você como ele funciona, no caso de suspeitar de H1N1 no seu filho.

Agora, não confunda os cerca de 70 vírus respiratórios que causam resfriado comum, com o H1N1, pois os primeiros incomodam, chateiam, mas não derrubam teu filho. H1N1 derruba teu filho e você também.

Leia também:

Veja este vídeo de como os germes se espalham:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)