Máscara de Pano: Como Fazer, Por quanto Tempo Usar e Muito Mais

De todas as cores, estampas e modelos, o importante é que você se cuide como puder.3 min


máscara de pano, máscara de tecido,

A máscara de pano se tornou um objeto de utilidade básica na vida das pessoas atualmente.

Usar uma máscara de pano, ou descartável, no atual momento, é o que podemos fazer para nos sentirmos um pouco seguros em relação a pandemia. E por isso, as pessoas agora tem muitas disponíveis.

De todas as cores, estampas e modelos, o importante é que você se cuide como puder. No entanto, dúvidas surgem em relação a este novo item básico para todos.

Por quanto tempo usar a máscara de pano?

As recomendações de Ministério da Saúde é que a máscara de tecido seja trocada a cada 2h de uso e a Anvisa determina um tempo máximo de 3h. E também é preciso trocá-la caso ela fique úmida antes deste período.

Por isso, para um dia de trabalho, você precisará ter pelo menos 6 máscaras de pano disponíveis (considerando possíveis horas extras e o percurso de volta para casa do trabalho). Se possível uma ou duas a mais para emergências (caso ela fique úmida antes do tempo).

>> Proteção contra Coronavírus: bebês amamentados estão mais protegidos, diz pesquisa

Em média por dia, uma pessoa que esta trabalhando fora de casa, deveria ter idealmente 8 máscaras de pano. Por semana, considerando que a pessoa coloque para lavar a cada dois dias 16 máscaras, seria ideal ao menos, 32 máscaras para uso pessoal.

Quem esta trabalhando no esquema “home-office” não precisa usar máscara de tecido em casa e pode deixá-las apenas quando precisar sair de casa. O que significa que ter em média 6 a 8 máscaras, é suficiente.

>> Home Office e Quarentena: 10 dicas para ser eficiente

Como usar a máscara de proteção corretamente?

Estas recomendações servem tanto para a máscara de pano quanto para as máscaras descartáveis.

  • A máscara deve cobrir sua boca e nariz.
  • Deve ficar bem ajustada ao rosto (algumas pessoas fazem máscaras de pano com um ferrinho na área do nariz, o que permite um ajuste melhor).
  • Quando você coloca a máscara, o ideal é que esteja de cabelos presos.
  • Sempre toque apenas nos elásticos da máscara.
  • Não toque na máscara durante o uso.
  • Quando for retirar a máscara, pegue nos elásticos e não toque na área do tecido.

Como lavar a máscara de pano?

  1. Deixe a máscara por 10 minutos em uma solução com água sanitária (alguns produtos indicam uma medida de uma colher de chá para 1 litro de água quando o objetivo é desinfectar).
  2. Lave as máscaras como qualquer outro item na máquina de lavar ou a mão (preferencialmente separados das outras roupas).

Como fazer uma máscara de pano?

Se você não pode investir comprando as máscaras, há vários vídeos no youtube que ensinam como fazer uma máscara de pano, usando até mesmo aqueles lenços que temos em casa.

>> Coronavírus: Como Proteger as Crianças?

Selecionei para você um vídeo de como fazer a máscara de proteção em 3 modelos diferentes, veja:

Você também pode fazer uma máscara de proteção com um lenço de forma mais básica. Veja o passo a passo:

Diferenças entre máscara cirúrgica, descartável e de pano

Existem diferenças até mesmo nas máscaras de pano feitas por costureiras. Umas usam 2 camadas de tecidos, outras usam 3. Algumas usam algodão e outras usam TNT. As de TNT são descartáveis e devem ser jogadas foram depois do uso.

>> Pandemia: Coração de Mãe em Tempos de Crise

Algumas pessoas fazem de tecido cirúrgico. Aqueles que usam para fazer cintas e modeladores. Não há evidências sobre ser melhor ou pior que a de algodão, mas a ideia é que: quanto mais estreita a fibra do tecido, menos passagem de gotículas ela permite.

Máscaras cirúrgicas

Devem ser utilizadas por profissionais de saúde e da área profissional. São confeccionadas de TNT, costumam ter 3 camadas e um elemento filtrante. Devem ser descartadas após o primeiro uso.

Máscara N95 ou PFF2

Feita de fibras sintéticas, poliéster e camadas emaranhadas que atuam como filtro. Indicada para uso profissional em procedimentos com alto potencial de geração de aerossóis, partículas finas e leves suspensas no ar.

A máscara de pano é a recomendada para uso caseiro. E ela é suficiente para que você esteja seguro, desde que a use corretamente e pelo tempo indicado, mantenha a distância de pelo menos 1 metro de cada pessoa, lave sempre as mãos com água e sabão ao tocar em locais possivelmente contaminados (ou use álcool gel).

Lembre-se que são um conjunto de ações de segurança e não apenas uma única ação.

Crianças menores de 2 anos não são aconselhadas a usar máscara por causa das dificuldades respiratórias que elas podem causar nos pequenos. Na dúvida, fale com o pediatra de seu filho.

 

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)