Efeito Vulcânico: Seu Bebê Dorme o Suficiente?

4 min


Você já ouviu falar do efeito vulcânico em bebês e todo o desgaste que ele acarreta em todos da família e principalmente na irritação que causa no bebê? Uma crise de efeito vulcânico em bebês nada mais é do que um acúmulo de irritação e choro causado pela falta de sonecas durante o dia.

As sonecas podem ser curtas ou longas, o ideal é que o bebê as tire. Pode ser no colo, no berço, no peito ou na cama. O bebê precisa deste período de sono durante o dia para não ficar extremamente irritado. De onde veio o termo efeito vulcânico?

Porque esta situação mais parece que o bebê é um pequeno vulcão. Começa a entrar em erupção quando chega em seu limite. É muito choro pela casa e você simplesmente não sabe mais de onde tirar energia para lidar com a situação. E o bebê, mesmo super cansado, não consegue dormir de jeito nenhum.

O termo foi criado pela Elizabeth Pantley, mas seu nome científico é “pressão de sono homeostática”. Lembre-se que sonecas restauradoras geralmente duram 1h ou mais, no entanto, pode ser que seu bebê durma um pouco menos. Se ele tirou uma soneca de 40 minutos e resolveu acordar, ficar tentando fazer o bebê dormir a todo custo também pode deixá-lo irritado.

Se o seu bebê chegou no nível do efeito vulcânico, provavelmente vai lutar contra o sono. Mesmo precisando muito dele. O cortisol aumenta no corpo da criança quando ela esta com sono e não dorme. E o cortisol dificulta os efeitos da serotonina e melatonina, que são responsáveis pelo sono. Ou seja, quanto mais acordado o bebê ficar, mais irritação e choro. O choro também libera o cortisol no corpo do bebê.

Vira um ciclo vicioso. Se você acha que deixar seu bebê acordado durante o dia vai resolver o fato dele não conseguir dormir a noite inteira, saiba que irá dificultar mais. Quanto melhor o bebê dorme de dia e quanto mais mama durante o dia, maiores são as chances dele ter uma boa noite de sono. Veja o que já falei sobre isto aqui: Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês

Quanto o bebê consegue ficar acordado?

Veja a tabela abaixo e saiba que a cada tempo deste, ele provavelmente precisará de uma soneca, que pode ser curta ou longa. Assim o bebê recupera suas energias e fica bem. Provavelmente seu bebê irá acordar com aquele sorrisinho lindo e maravilhoso de manhã porque suas energias foram recarregadas. Irá se sentir feliz e restaurado com o sono que acabou de ter. Conforme as horas vão passando, ele começa se sentir cansado de novo.


Idade e tempo médio que os bebês conseguem ficar acordados sem que fiquem irritados:
Recém nascido 1 – 2 horas
6 meses 2 – 3 horas
12 meses 3 – 4 horas
18 meses 4 – 6 horas
2 anos 5 – 7 horas
3 anos 6 – 8 horas
4 anos 6 – 12 horas

O que fazer para o bebê dormir bem?

O ideal é colocar o bebê para dormir para que ele descanse novamente e volte a acordar feliz e satisfeito. No entanto, bebês não sabem dormir sozinhos, eles precisam de um gatilho que os faça pegar no sono de novo. Mães que amamentam possuem uma solução simples. O bebê dorme feito anjo no peito da mãe e saiba que não existe problema algum nisto, ok?

Outras precisarão ninar, cantar, fazer carinho na cabeça. Andar um pouco com ele no colo. As mais sortudas tem bebês que dormem quando colocados na caminha e recebem uns tapinhas carinhosos na fraldinha. Se o bebê não for colocado para dormir, o cansaço que ele esta sentindo vai se acumular ao longo do dia. Quanto mais cansado ele estiver, mais difícil será para que ele consiga dormir.

Vira uma bola de neve bem grande e no final de tudo isto, o bebê fica extremamente irritado. Quando você se der conta, o dia praticamente acabou e seu bebê não tirou uma soneca sequer. Um bebê irritado e choroso demais, não consegue se acalmar e pegar no sono.

Como evitar o efeito vulcânico em bebês?

Colocar o bebê para dormir! Parece simples, eu sei que não é. O meu só dormia no peito, mas como eu amamentava em livre demanda, tudo bem. É preciso que você descubra o gatilho que faz com que seu bebê relaxe.

Recém nascidos geralmente dormem mamando, sem problemas. Os maiorzinhos as vezes mamam e continuam acordados. Pode ser que precisem de um balancinho ou uma caminhadinha com ele no colo. Isto fará o bebê se lembrar do útero, se acalmar e se entregar ao sono.

Você pode usar ruídos que o façam lembrar do som do útero.

Existem aplicativos de celular com som de útero e muitas mães dizem ser uma maravilha. Você encontra estes mesmo efeito no som do mar, chuva, oceano, ar condicionado, ventilador, secador de cabelo, rádio fora de sintonia ou máquina de lavar. O ideal é evitar que o cansaço do bebê se acumule durante o dia e ele sinta dificuldades para dormir mais tarde.

Lembre-se que bebês não sabem pegar no sono sozinhos. Eles precisam de ajuda e por isso, se o bebê estiver chorando, atenda. Além de ser a única forma do bebê se comunicar com você, pode ser um aviso de quê precisa dormir mais não sabe como.

Com o tempo você terá na mente os horários que seu bebê precisa tirar uma soneca restauradora. Será automático para você se programar para colocá-lo para dormir. Será que, quando você esta passando muito pela hora de bruxa em casa, não pode ser também a falta de sonecas durante o dia?

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual