Amamentar com covid pode ser um desafio a mais em meio a tantos momentos de insegurança que a mãe que amamenta passa. Isto porque nenhuma mãe deseja que seu bebê seja contaminado, ao mesmo tempo em que sabe que continuar amamentando é o ideal para seu bebê, independente da idade que ele tenha.
Por isso, resolvi reunir informações a respeito de amamentar com covid para que você possa continuar sua amamentação com segurança e tenha total clareza durante todo o processo. Isto irá te tranquilizar e te ajudar a se concentrar também em sua recuperação.
Ter um bebê para amamentar em livre demanda diariamente é um desafio grande para a maioria das mães, ainda, ter que fazer isto estando com covid representa um adicional de estresse a vida materna já tão exaustiva e desafiadora. Porém, não poder amamentar e se preocupar em como alimentar seu bebê de repente, preocupa muito mais.
Amamentar com covid é seguro se você seguir as recomendações necessárias para evitar o contágio do bebê. Hoje, já estão disponíveis as vacinas para que você se vacine, ainda assim, algumas mães, mesmo vacinadas pegam covid. Entender que a partir de agora a doença fará parte de nossas vidas e o que precisamos é estar bem informados e preparados para lidar com ela, quando ela surgir, irá facilitar as coisas.
Este artigo vai esclarecer as 3 principais dúvidas que podem surgir sobre amamentar com covid e espero que elas te tragam a tranquilidade necessária para continuar sua jornada de amamentação enfrentando todos os percalços que surgem no caminho e nunca se esquecendo de pedir apoio e ajuda de todos que estiverem ao seu redor nesta jornada.
1. Covid passa para o leite materno?
Pesquisas já mostraram que mães com covid produzem anticorpos que são enviados para o leite materno e se tornam um protetor adicional para que o bebê não pegue covid, ou que, caso pegue covid, já tenha anticorpos para se proteger e se recuperar da doença. Escrevi mais sobre isso aqui: Proteção contra Coronavírus: bebês amamentados estão mais protegidos, diz pesquisa.
Pesquisadores descobriram que anticorpos contra o coronavírus estão presentes no leite de mães que já tiveram COVID-19 ou que receberam a vacina COVID-19 .
Conforme declarado pela UNICEF , a Academy of Breastfeeding Medicine , a OMS e o CDC , atualmente, a principal preocupação não é se o vírus pode ser transmitido pelo leite materno, mas sim se uma mãe infectada pode transmitir o vírus por gotículas respiratórias. Portanto, o ideal é usar máscara e higienizar bem as mãos antes de pegar o bebê para amamentá-lo.
2. Posso dar leite ordenhado se eu estiver com covid?
Se você descobriu que está com covid e ordenhou leite materno durante a doença, não descarte este leite. Ele ainda serve para ser ofertado ao bebê e possui anticorpos de proteção para o bebê como mencionado acima.
Ou se você está muito doente para amamentar, consegue ordenhar leite materno ou tem leite ordenhado, peça para que alguém oferte este leite ao bebê em seu lugar. Ensinei neste artigo como fazer: Leite no Copo Para Bebês: o Melhor Método de Alimentação Depois do Peito
3. Posso tomar vacina contra covid amamentando?
Segundo a UFSG: Órgãos internacionais como a Academy of Breastfeeding Medicine (ABM), The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e o Infant Risk Center, recomendam que, apesar de não terem sido incluídas em ensaios clínicos, as vacinas contra Covid-19 não devem ser negadas as lactantes pertencentes aos grupos de risco, e que não há necessidade de se evitar o inicio ou a continuidade da amamentação por lactantes que receberam a vacina. Fonte: Amamentação e Vacina Contra Covid
Cuidados para amamentar com covid
Esclarecidas estas dúvidas principais, vou te informar quais as medidas de segurança e cuidados para amamentar com covid e evitar o contágio do seu bebê pela doença. Uma mãe infectada pode transmitir o vírus por gotículas respiratórias ao entrar em contato com a criança, inclusive durante a amamentação por isso, siga estes passos para amamentar com segurança:
-
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar no bebê ou extrair o leite materno (extração manual ou por bomba).
-
Usar máscara facial (cobrindo totalmente o nariz e a boca) e evitar falar ou tossir durante a amamentação.
-
Trocar imediatamente as máscaras em caso de tosse ou espirro, ou a cada mamada.
-
Considere a possibilidade de pedir ajuda a alguém saudável para alimentar o recém-nascido com o leite materno usando um copo ou colher, caso não esteja em condições de amamentar.
-
É preciso que a pessoa que vai alimentar o bebê com leite materno no copo aprenda a fazer isso. Escrevi como aprender aqui: Leite no Copo Para Bebês: o Melhor Método de Alimentação Depois do Peito
Leia mais:
- Proteção contra Coronavírus: bebês amamentados estão mais protegidos, diz pesquisa
- Pode amamentar doente? Lista de doenças maternas
- Pandemia: Coração de Mãe em Tempos de Crise
- Coronavírus: Como Proteger as Crianças?
- Máscara de Pano: Como Fazer Uma e Economizar
- Como Ordenhar Leite Materno: Aprenda a Técnica
Fontes: 1. Orientações sobre a amamentação durante a pandemia de covid. 2. Is it Safe to Breastfeed if I Have Coronavirus (COVID-19)? 3. Frequently asked questions: breastfeeding and COVID-19: for health care workers, 12 May 2020