Com 33 semanas de gestação é difícil respirar fundo e relaxar. Mas você esta chegando quase lá e com 33 semanas de gestação, algumas coisas ainda ocupam sua mente como questões práticas da mala da maternidade ou a ansiedade com a chegada do bebê.
É importante começar a se informar sobre cuidados no pós parto e como ele é para muitas mãe. Veja aqui >> Artigos sobre Pós Parto. Estudar sobre o pós parto e o quanto ele é desafiador para as mães te dará mais segurança e calma nos dias mais agitados da maternidade. A maioria das mães precisam de ajuda e apoio no pós parto, por isso comece a pensar em sua rede de apoio.
O que é uma rede de apoio? a rede de apoio materna é aquele seleto grupo de pessoas especiais em sua vida que te ajudarão com as coisas do dia a dia após o nascimento do bebê. Esta ajuda inclui pensar em alimentação para a mãe no pós parto, cuidados da casa da mãe no pós parto, ajuda com o bebê e tudo que irá tornar seu dia a dia mais fácil.
Nem todas as pessoas possuem redes de apoio e muitas mães precisa iniciar esta fase sozinhas. Isto é muito desafiador e dolorido, no entanto, se você se planejar em relação a itens de cuidados com você mesma como começar a fazer marmitinhas e deixá-las congeladas no seu frizer, pode facilitar a vida depois que o bebê estiver nos seus braços.
Quão o tamanho do bebê com 33 semanas de gestação?
Com 33 semanas o bebê tem cerca de 42,4 cm e pesa em média 1702 gr.
33 semanas de gestação são quantos meses?
33 semanas de gravidez são 7 meses e cerca de uma semana.
Sintomas desta fase
1. Calor: Seu metabolismo esta funcionando de forma constante e os níveis estão altos. Por isso você provavelmente esta se sentindo mais encalorada em situações que as outras pessoas não sentem o mesmo. São os hormônios, são sempre eles!
2. Dor de cabeça : Os hormônios são os culpados por quase todos os sintomas durante a gestação e por causa das dores de cabeça também. Se as dores de cabeça estiverem te incomodando demais, vale a pena conversar com seu médico sobre quais medicamentos são seguros tomar para aliviar.
3. Falta de ar: Você pode não ser mais capaz de recuperar seu fôlego nesta fase, mas quando o bebê se posicionar para nascer, pode ficar mais fácil. Escrevi um artigo especificamente sobre este sintoma que pode te ajudar mais sobre o que fazer: Falta de Ar na Gravidez: o que fazer
4. Esquecimento e distração: Uma pessoa passando por tantas mudanças físicas e emocionais, não há como cobrá-la para continuar com a mente a todo vapor. Sua mente esta cansada de tanto trabalho que vem desenvolvendo ao longos destes meses. Além disso, como um sistema operacional, seu cérebro esta se reconfigurando para se preparar para a chegada do bebê. Saiba mais sobre isso aqui >> Cérebro de mães fica turbinado após nascimento de filhos
Se você sentir sua barriga apertar de vez em quando, você provavelmente está tendo contrações de Braxton Hicks. Veja aqui: Braxton Hicks. Ainda é cedo para o bebê nascer. Se ele nascesse agora, seria considerado prematuro. Certas complicações podem aumentar as chances de você entrar em trabalho de parto prematuro, como o excesso de líquido amniótico, ficar desidratada ou ser uma gravidez de gêmeos.
Desenvolvimento do bebê
O bebê mantêm seus olhos abertos quando esta acordado e começa a coordenar a respiração com sucção e deglutição. Os ossos estão endurecendo e o bebê passa por um desenvolvimento cerebral importante. Com 33 semanas, pode ser pedido o teste de perfil biofísico fetal. Feito no terceiro trimestre para gestantes de gêmeos, mulheres acima de 40 semanas de gestação.
O exame mede movimentos, respiração, tônus muscular e quantidade de líquido amniótico. Também verifica a frequência cardíaca do bebê quando ele se mexe ou você tem contrações. Você está quase lá, seu bebê em breve estará em seus braços, as emoções estão a flor da pele e vai ficar tudo bem!
Lembretes da semana:
- Prepare sua bolsa maternidade
- Se informe sobre as roupas mais usadas pelo bebê
- Prepare-se para os cuidados pós-parto >> Artigos Sobre o Pós Parto
- Informe-se sobre amamentação >> Amamentação: Tudo o que você precisa saber para conseguir
Veja como será a próxima semana: 34 semanas de gravidez
Leia mais: