Com 16 semanas de gravidez, você esta prestes a sentir algo especial. As 16 semanas de gravidez são empolgantes, pode ser que você sinta pequenos chutinhos de bebê. Preste atenção, eles podem acontecer a qualquer momento.
Mais do que isso, seu bebê já pode ouvir sua voz. Sinta-se a vontade para cantar e conversar com seu bebê na barriga! Escrevi um artigo sobre os benefícios de cantar para o bebê, veja mais aqui: Cantar para o bebê aumenta o vínculo e causa bem estar
Desenvolvimento do bebê com 16 semanas de gravidez
Nesta fase é possível começar a sentir o bebê se movendo. Ele já se move a muito tempo, mas você não sentia antes. Os movimentos podem parecer gases ou contrações musculares, em breve, toda essa movimentação será inconfundível.
Se você está grávida de gêmeos, você não sentirá chutes mais cedo. Com o tempo, as mães de gêmeos sentem sensações de chute mais intensas (afinal, são dois! – ou mais). O bebê está ouvindo sua voz, graças a pequenos ossos que se formam em seus ouvidos. Está crescendo cabelo, cílios e sobrancelhas. E suas papilas gustativas estão se formando.
Qual o tamanho do bebê com 16 semanas de gravidez?
Seu bebê esta do tamanho de um abacate e mede 11,6 centímetros de comprimento. Ele é ainda bem pequenino e está em constante desenvolvimento. A cada dia que passar o bebê irá crescer e se desenvolver de forma rápida.
16 semanas de gravidez são quantos meses?
16 semanas de gravidez é três meses e cerca de três semanas de gravidez. Em breve você completará 4 meses! Esta é a fase em quê a maioria das mães se sentem mais seguras em contar para as pessoas sobre sua gravidez.
Sintomas de 16 semanas de gravidez:
1. Dor nas costas: Efeito colateral dos hormônios na gravidez e de todas as mudanças que vem acontecendo em seu corpo. Alongue-se e faça exercícios com acompanhamento. Esta dor em breve pode ser sentida também no pé da barriga quando ela estiver maior, veja aqui: Dor no Pé da Barriga na Gravidez: o que é e como melhorar
2. Peitos maiores: Suas mamas cresceram e já estão praticamente preparadas para a amamentação. Saber sobre amamentação é muito importante para os primeiros meses do bebê e há muito o que aprender, veja o que escrevi aqui:Amamentação: Tudo o que você precisa saber para conseguir
3. Prisão de ventre: A prisão de ventre acontece porque seu útero esta começando a pressionar seus intestinos. Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, se hidrate bebendo bastante água e tente se movimentar. Veja o que escrevi sobre: Gases na Gravidez: porque acontece e como aliviar
4. Esquecimento: Durante a gestação, há muitas mudanças e o cérebro começa a passar por uma reconfiguração para se adaptar as mudanças, por isso o esquecimento. Saiba mais sobre esta mudança significativa aqui: Cérebro de mães fica turbinado após nascimento de filhos
5. Olhos secos e sensíveis: Culpe os hormônios mais uma vez! Você pode tentar usar colírios, mas não deixe de consultar seu obstetra antes de escolher um.
6. Pele e cabelos brilhantes: Finalmente, aquele brilho mágico da gravidez que as pessoas estão sempre falando. Pode ser no cabelo, na pele…a mágica esta no ar. Se você está grávida de dezesseis semanas de gêmeos, seus sintomas provavelmente não serão diferentes do que seriam para uma mãe de feto único nesta fase.
A melhor notícia desta semana:
Um ultrassom normal com 16 semanas de gravidez significa que suas chances de sofrer um aborto caíram para apenas 1%. Isto deixa a maioria das mães tranquilas e se sentindo mais seguras até em contar para pessoas não tão próximas sobre a gravidez.
Lembretes para esta semana
- Agende sua próxima consulta de pré-natal
- Programe o seu ultra-som durante a gravidez
- Comece uma lista de nomes de bebês (se você ainda não tiver!)
Veja como será a próxima semana: 17 semanas de gravidez
Leia também: