Seios Doloridos e Inchados: 9 Razões para Isso Acontecer

A maioria das dores mamárias são comuns e não representam um problema de saúde sério.4 min


seios doloridos
Seios doloridos - Photo by Laker on Pexels.com

Praticamente todas as mulheres passam por momentos onde sentem seus seios doloridos e, em alguns casos, inchados.

E os seios doloridos nem sempre é um sintoma de algo grave, mas pode fazer parte do processo natural do corpo feminino. A dor da mama é geralmente algo simples e fácil de tratar.

Segundo a diretora médica do Suburban Hospital, Pamela Wright existem algumas causas comuns para estar com os seios doloridos e para muitas há tratamento.

Veja abaixo uma lista de 9 motivos para seios doloridos e como tratar:

1. Hormônios típicos do corpo feminino

Nosso corpo passa por flutuações hormonais mensalmente e isso nos causa vários sintomas. Durante um ciclo menstrual, podemos ficar com os seios doloridos de 3 a 5 dias antes na menstruação descer e logo em seguida, eles param de doer.

O aumento nos níveis de estrogênio e progesterona em nosso corpo nesse período, causam a sensibilidade e dor nas mamas.

“É normal ter sensibilidade nos seios que vai e vem na época da menstruação”, diz Wright. “Não há nada com que se preocupar.”

Lembre-se que neste fase seu corpo esta se preparando para uma possível gravidez, e caso você engravide, os seios podem continuar doloridos a medida que a produção de hormônios aumenta.

>> Primeiros dias de Gravidez: 10 Sintomas de Gravidez mais comuns

Como diminuir os seios doloridos nesta fase:
  • Consuma menos cafeína
  • Diminua o consumo de gordura
  • Reduza a ingestão de sal
  • Evite fumar

Há mulheres que sentem as mamas doloridas até mesmo no período fértil e isto continua sendo normal e parte do ciclo.

2. Uma lesão nas mamas

Se você bateu em algum lugar ou fez algum tipo de esporte de contato que tenha acertado em cheio suas mamas ou uma delas, a dor pode vir. Você pode sentir uma dor aguda no momento da lesão e os seios podem ficar sensíveis por alguns dias.

Se os seios doloridos por este motivo estiver te incomodando muito e a dor não passar, é importante consultar um médico para ele te apresentar formas de amenizar o incômodo.

Sinais de seios doloridos por causa de uma lesão:
  • Inchaço
  • Caroços nas mamas
  • Vermelhidão e calor na região
  • Hematoma nas mamas 

3. Sutiãs desconfortáveis e desproporcionais para seu tamanho

Se o seu sutiã não esta fornecendo o suporte adequado para suas mamas, os ligamentos que conectam os seios às paredes torácicas, podem se distender e doer bastante. O resultado são seios doloridos no final do dia, principalmente. O problema por piorar quando você pratica exercícios de impacto, que mexem mais ainda com as estruturas dos seios sem apoio.

É importante comprar sutiãs em casas próprias que vendem tamanhos diferenciados. Os tamanhos P, M, G, GG e etc não atendem todas as mulheres.

Temos tamanhos distintos, por exemplo: uma mulher pode ter costas largas e seios pequenos. Embora ela ache que o tamanho P é melhor, ele não servirá nas costas, a forçando a comprar um M, que deixará a área das mamas sem apoio adequado. Outras possuem seios muito grandes com costas estreitas. Alças largas nem sempre resolvem porque o tamanho de bojo e costas é padrão.

Em lojas especializadas em sutiãs, há tamanhos específicos que consideram estas particularidades de cada uma. Os nomes de tamanhos recebem até mesmo letras para identificá-los. Apesar de serem um pouco mais caros, vale super a pena o investimento.

Aqui em São Paulo, eu compro os meus sutiãs na loja Loungerie. Lá elas possuem os tamanhos específicos. Minha primeira compra fiz pessoalmente para descobrir o meu tamanho, agora consigo fazer online usando os que tenho de referência. Tenho seios médios a pequenos com costas largas e eles são mais distribuídos na frente, isso muda tudo em relação ao tamanho.

4. Seios doloridos com dor que vem da parede torácica

As vezes você acha que esta com as mamas doendo, mas está, na verdade, com o peito doendo. Esta região é composta de músculos, tecidos e ossos. Eles protegem e envolvem coração e pulmões.

Causas de dor na parede torácica:
  • Distensão muscular
  • Inflamação ao redor das costelas
  • Traumas
  • Fraturas ósseas

5. Mamas doendo por causa da amamentação

Amamentar pode causar seios doloridos. Desde fissuras nas mamas até ingurgitamento mamários, há uma série de questões que podem causar dores. A pega errada do bebê pode causar dores fortes na região dos mamilos.

Candidíase nas mamas podem causar dores, fisgadas e pontadas nas mamas. Formigamentos durante a descida do leite podem ser confundidos com dor nas mamas.

Até mesmo passar da hora que o bebê mama habitualmente pode deixar os seios doloridos por estarem com um volume maior de leite, que o bebê já deveria ter mamado.

No caso de estar amamentando e estiver sentindo dores nas mamas, o ideal é buscar o apoio de uma consultora de aleitamento materno ou de um banco de leite em sua região. Eles poderão te dar todo apoio para amamentar sem traumas.

6. Seios doloridos por causa de uma infecção mamária

A mastite é um tipo de infecção mamária que muitas mulheres tem na fase de amamentação, no entanto, outros tipos de infecções mamárias podem acontecer ocasionalmente em outras situações.

Os sintomas são parecidos com o de uma gripe: febre, a dor aumenta para o resto do corpo, sensação de cansaço, vermelhidão e inchaço nas mamas.

Neste caso é importante consultar um médico.

>> Fenômeno de Raynaud nas mamas: o que é e como tratar

7. Mamas doloridas por causa de efeitos colaterais de medicamentos

Se você estiver fazendo algum tratamento médico, verifique se eles não causam este tipo de dor como efeito colateral. Se for o caso, conversar com o médico para trocar o tratamento pode resolver seu problema.

Alguns medicamentos que podem causar dor nas mamas como efeito colateral:

  • Oximetona (usado para tratar algumas formas de anemia)
  • Clorpromazina (saúde mental)
  • Comprimidos a base de água (diuréticos que tratam doenças renais, cardíacas e hipertensão)
  • Pílulas anticoncepcionais
  • E diversos outros medicamentos.

8. Cisto mamário dolorido

Se há um caroço em suam mama e ele parecer dolorido, pode ser um cisto mamário. Eles geralmente não são perigosos e não precisam de tratamento, apenas de acompanhamento. Por vezes, desaparecem sozinhos.

Para diagnosticar um cisto mamário, é preciso fazer uma ultrassonografia das mamas. Ele pode ser aspirado, se for um incômodo para você, mas se não for, os médicos geralmente apenas acompanham com exames de rotina.

9. Implantes de silicone mamários

As complicações causadas por implantes mamários podem deixar seus seios doloridos. Após a cirurgia, principalmente, uma das causas da dor pode ser por causa da contratura capsular, que é quando o tecido cicatricial se forma muito apertado ao redor dos implantes.

Também pode indicar o rompimento do implante ou apenas uma adaptação do seu corpo ao novo tamanho, principalmente nos casos de aumento considerável das mamas.

Se você acaba de passar por uma cirurgia dessas, não deixe de conversar com seu médico sobre qualquer dor que esteja sentindo.

É preciso consultar um médico sempre que eu sentir dores nas mamas?

A maioria dos casos de dor nas mamas são problemas menores ou fazem parte de nosso ciclo menstrual e período fértil. No entanto, se a dor é persistente, é importante ser avaliada por um médico. E se notar qualquer tipo de caroço nas mamas, sempre consulte seu médico para avaliar de quê tipo dele é.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)