Uma inflamação na mama durante a amamentação pode ser um incômodo muito grande para a mãe.
Caracteriza-se como inflamação na mama durante a amamentação, o processo conhecido como mastite. A mastite ou a inflamação na mama pode ser causada por uma série de fatores. Se você não estiver amamentando e suas mamas estiverem inflamadas, procure apoio médico para entender a causa e resolver o problema.
A maioria dos casos de mastites estão relacionados a um ciclo de problemas que não foram tratados corretamente, se tornando uma inflamação na mama que requer cuidados médicos.
Um dos processos que geralmente desencadeiam a mastite, costuma acontecer da seguinte forma:
- A apojadura de leite acontece,
- O bebê não consegue esvaziar a mama corretamente por não estar fazendo a pega correta ou por estar usando bicos artificiais,
- A mama fica cheia demais e começa a ingurgitar,
- O leite nas mamas não possui vazão e começa então um processo inflamatório causado pelo acúmulo de leite parado dentro das mamas.
Segundo Carlos González, quando a mãe apresenta sintomas parecidos com os da mastite, porém não tem nenhum componente inflamatório (que é diagnosticado com exames de laboratório), o caso pode se tratar de um ingurgitamento ou duto entupido mais grave.
A inflamação na mama também pode ser causada por bactérias que conseguiram entrar nos dutos de leite, através de alguma fissura nas mamas. Bem como ser desencadeada por processos relacionados a anatomia da mama ou cirurgias mamárias anteriores.
Sintomas da mastite:
- Febre,
- Dor de cabeça,
- Dores articulares, bem parecidos com uma síndrome gripal, quando na realidade o problema esta nas mamas.
- Peito vermelho, inchado e bem dolorido, tanto completamente quanto em alguma área específica da mama.
Como tratar:
- O tratamento inclui amamentar com maior frequência para esvaziar as mamas, inclusive oferecendo o peito para o bebê mais vezes. Sim, pode amamentar o bebê mesmo na mama com mastite, caso a mãe consiga.
- Tomar medicações tanto para alívio da dor, quanto para conter a inflamação e possível bactéria nas mamas. Estas medicações somente o médico pode receitar.
- Repousar sempre que for preciso, pedir ajuda nos cuidados com o bebê para se reestabelecer é importante.
Saiba mais sobre a mastite aqui: O que é mastite e como tratar este problema na amamentação
Leia mais: