Chá de Hibisco: Para quê Serve e Como Preparar

Os chás são um coringa na alimentação saudável, mas é preciso entender suas funções.5 min


O chá de hibisco possui benefícios como controlar a hipertensão e até reduzir a pressão alta.

Tomar chá de hibisco também pode ajudar a melhorar a digestão e tratar a depressão. Pesquisas ainda sugerem que o chá de hibisco pode acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso saudável e gradual.

O que há no chá de hibisco?

  • Vitaminas C
  • Minerais
  • Antioxidantes

Também conhecido como água da Jamaica, seu nome científico é hibiscus sabdariffa, possui uma cor rubi e magenta com uma sabor um pouco azedinho. É uma bebida popular em todo o mundo e usada frequentemente como chá medicinal.

O chá de hibisco pode ser consumido quente ou gelado, depende de sua preferência.

Se estiver amamentando, veja um artigo sobre >> Chá de hibisco na amamentação: é seguro tomar?

7 Benefícios do chá do Hibisco

  1. Redução da pressão alta
  2. Ajuda a baixar o colesterol e melhora dos níveis de açúcar no sangue
  3. Melhora a saúde do fígado
  4. Agente anti-inflamatório e antibacteriano
  5. Ajuda a melhorar a digestão
  6. Ajuda a melhorar a depressão 

Composição do chá de hibisco

Este tipo de chá é baixo em calorisas, não contém calorias e possui um bom suprimento de minerais incluindo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Possui vitaminas do complexo B, como niacina e ácido fólico. É uma boa fonte de antocianinas, o que o torna benéfico para controlar resfriados comuns, infeccões do trato urináruo e a pressão arterial. Fontes: [1] [2]

Benfícios para a saúde

1. Controle da pressão arterial

Um relatório da AHA (American Heart Association), publicado em novembro de 2008, sugere que o consumo desse chá pode ter grandes chances de baixar a pressão arterial em adultos pré-hipertensos e levemente hipertensos. 

Um estudo do Journal of Ethnopharmacology sugere que o chá de hibisco tem propriedades anti hipertensivas e cardioprotetoras, sendo benéfico para pessoas que sofrem de hipertensão e com risco de doenças cardiovasculares.

Segundo uma outra pesquisa feita na Tufts University em Boston, o chá de hibisco pode reduzir a pressão alterial em até 10 pontos, mas para que ocorra esta melhora é preciso consumir regularmente 3 xícaras do chá todos os dias durante algumas semanas. Além disso, as propriedades diuréticas aumentam a micção e simultaneamente reduzem a pressão arterial.

2. Chá de hibisco emagrece? Ajuda na perda de peso

Um estudo publicado na national Library of Medicine indica que os extratos de hibisco podem ajudar a prevenir a obesidade por causa de suas propriedades de regulação do metabolismo. Uma outra pesquisa mostrou como o chá de hibisco ajudou a reduzir o peso corporal de camundongos obesos.

3. Ajuda a baixar o colesterol

Um estudo realizado com pessoas com diabetes tipo II sugere que o consumo de hibisco pode reduzir o colesterol e triglicerídeos e aumentar o colesterol bom.

O chá de hibisco também pode ajudar a diminuir os níveis de LDL do corpo e protege contra doenças cardíacas. As propriedades do chá podem ser benéficas para aqueles que sofrem de distúrbios do açúcar no sangue, como diabetes. (estudo)

4. Melhora a saúde do fígado

Estudos sugeriram que existem propriedades antioxidantes no chá de hibisco que podem ajudar no tratamento de doenças do fígado.

De acordo com um estudo de 2014 publicado no Food & Function Journal , quando 19 pessoas obesas receberam extrato de chá de hibisco por 12 semanas, houve uma melhora significativa observada na esteatose hepática – uma condição da qual todos sofriam. A esteatose hepática é uma condição que constitui o acúmulo de gordura no fígado. Isso pode levar à insuficiência hepática. [3] [4]

O chá de hibisco também contém antioxidantes que podem ajudar a proteger seu corpo de doenças, pois podem neutralizar os radicais livres presentes nos tecidos e células do corpo. [5]

5. Agente anti inflamatório e anti bacteriano

A vitamina C presente no chá de hibisco é um nutriente essencial que auxilia no aumento e estímulo da atividade do sistema imunológico.

Em um estudo publicado na Drug and Chemical Toxicology, quando ratos receberam extrato de hibisco, aumentou o número de enzimas antioxidantes em seus corpos e reduziu os efeitos nocivos dos radicais livres em não menos de 92 por cento. Embora este seja um estudo com animais, mais estudos são necessários para determinar como os antioxidantes no chá de hibisco podem afetar os seres humanos. [6]

6. Ajuda a melhorar a digestão

O chá de hibisco pode regularizar a micção e os movimentos intestinais melhorando assim, a digestão. Possui propriedades diuréticas e pode ser usado para tratar a constipação, segundo um estudo publicado no IOSR Journal of Biotechnology and Biochemistry

7. Ajuda a melhorar a depressão

Por conter vitaminas e minerais, especificamente flavonoides, que foram associados a propriedades antidepressivas, o consumo de chá de hibisco pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e depressão, criando uma sensação de relaxamento na mente e no corpo, segundo uma pesquisa publicada no Indian Journal of Pharmacology.

Como fazer chá de hibisco?

Abaixo, uma receita do chá. Você pode encontrá-lo em farmácias ou lojas de departamento específicas de chá e até mesmo online. Você pode também comprar o chá em sachês e também encontrar por gramas para comprar as flores secas do chá.

Receita de chá de hibisco

 
É muito fácil fazer chá de hibisco; tudo que você precisa é de uma panela, água, flores de hibisco e açúcar, mel ou seu adoçante preferido. Vamos dar uma olhada no processo passo a passo para fazer o chá em casa. 
 
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Tempo total: 25 minutos
 
Porções: 4 xícaras

Ingredientes

  • colheres de chá de flores secas de hibisco
  • xícara de água fervente
  • pau de canela opcional
  • cravo opcional
  • sachê de chá opcional
  • fatias de limão opcional
  • gengibre opcional
  • folhas de hortelã opcional
 

Como fazer

  • No fogão, coloque água para ferver em uma panela. Enquanto isso, mantenha todos os ingredientes prontos para a receita, caso não tenha.  
     
  • Pegue 2 colheres de chá de flores de hibisco secas, o que equivale a 10 ml das mesmas (para ser mais precisa), e adicione à água fervente. Você pode adicionar mais ou menos flores de hibisco, dependendo de quão forte deseja que seu chá seja. 
  • Depois que a água ferver, despeje a água lenta e constantemente em um bule. 
  • Enquanto você espera, as flores de hibisco darão à água um sabor picante e azedinho. Se você deseja que seu chá seja forte, deixe-o em infusão por mais de 5 minutos.
  • Feito isso, despeje o chá na xícara, usando um coador de metal. Se o seu bule tiver um filtro embutido, o processo será muito mais fácil. Algumas pessoas gostam de mastigar as pétalas de hibisco e não preferem coá-las. Você pode tentar isso também, se quiser.
  • Não se esqueça de adicionar o adoçante de sua preferência à bebida. Experimente com mel, se puder, pois combina muito bem com o sabor azedo do chá.
     

O chá de hibisco tem um sabor muito semelhante ao suco de cranberry. Você também pode tentar adicionar especiarias como canela, cravo, noz-moscada, folhas de hortelã, rodelas de limão ou gengibre, dependendo do seu gosto.

O chá de hibisco e gengibre é um dos sabores populares, pois dá ao chá um equilíbrio de acidez (da flor) e picante (do gengibre).

Efeitos colaterais do chá de hibisco e contraindicações

Embora os chás em geral sejam ótimos para a saúde e o chá de hibisco melhore a saúde em vários aspectos, existem possíveis efeitos colaterais que você deve estar ciente.

  • Pressão arterial: Os benefícios para a saúde do chá de hibisco incluem a redução da pressão arterial (propriedades anti-hipertensivas). Portanto, não é recomendado para pessoas que já têm pressão baixa ou hipotensão, de acordo com o The Telegraph. Pode causar desmaios, tonturas e até mesmo causar danos ao coração ou ao cérebro se consumido por alguém com pressão arterial baixa. [6] [7]
  • Gravidez e fertilidade: De acordo com um artigo publicado no BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology , o chá de hibisco não é recomendado para mulheres grávidas, principalmente devido aos seus efeitos emenagogos, que podem estimular a menstruação ou o fluxo sanguíneo no útero ou na região pélvica. De acordo com o MedlinePlus , o hibisco pode causar tremores, constipação e desconforto estomacal. Para quem faz tratamentos hormonais ou toma pílulas anticoncepcionais, é recomendável consultar seu especialista em saúde sobre o consumo dessa variedade de chá. [8] [9]
  • Diabetes e cirurgia: O hibisco pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, por isso é melhor consultar o seu médico se sofrer de diabetes ou planejar se submeter a uma cirurgia. [10]
  • Outros: Algumas pessoas podem se sentir embriagadas ou ter alucinações depois de beber chá de hibisco. Portanto, seja cauteloso até saber como seu corpo reage ao chá. Não dirija um carro ou opere máquinas pesadas até saber quais são seus efeitos em seu sistema.
  • Alergia: algumas pessoas desenvolvem reações alérgicas, como coceira nos olhos ou sinusite ao consumir chá de hibisco.

Nota: Consulte o seu médico se estiver tomando medicamentos como cloroquina, medicamentos antidiabéticos ou Zocor antes de usar o chá de hibisco.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual