Leite de amêndoas caseiro: receita prática e fácil de fazer

2 min


Leite de amêndoas

Aprenda agora como fazer leite de amêndoas caseiro

O leite de amêndoas é uma boa fonte de fibras e pode ser fortificado com cálcio, vitamina D e vitamina E. Livre de colesterol ou lactose. Suas propriedades são benéficas para quem sofre com problemas hepáticos, anemia, fraqueza, desnutrição ou excesso de colesterol ruim.

O leite de amêndoas caseiro pode ser uma substituição saudável para quem não pode consumir leite de vaca. Lembrando sempre que leite de amêndoas não pode em hipótese alguma substituir a amamentação de bebês e ou o leite artificial do bebê.

Quando um bebê não mama no peito materno, há substituições seguras de leite artificial, mesmo para os que possuem alergia a proteína do leite de vaca, há leites específicos.

Tendo em conta tudo isto, vamos para a receita de leite de amêndoas disponibilizada pela Débora Almeida, do Clubinho da Nutrição:

Leite de Amêndoas Caseiro

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas sem sal e cruas –pode ser qualquer outra oleaginosa como castanha de caju, do Pará, etc.
  • 2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira mais docinho (a proporção de água varia conforme queira o leite mais concentrado ou diluído)

Modo de Fazer

De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água.
O ideal é deixar pelo menos 6 horas de molho, para que os fitatos (substâncias antinutrientes) sejam eliminados.
A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.

Escorra a água, descarte, e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as xícaras de água ou água de coco e bata bem.

Coe o leite em peneira fina, se não tiver a peneira fina, coloque um pano de prato limpo e fino em cima da peneira que você tiver e despeje aos poucos o leite.

Dura até 3 dias na geladeira
Pode ser congelado por 2 meses

Pode ser usado em receitas como vitaminas, bolos, tortas, panquecas, biscoitos, smoothies, mingaus.

Lembre-se: não use o leite de amêndoas como substituto do leite materno ou do leite artificial indicado para seu bebê pelo médico. Este leite não serve como alimentação infantil, apenas como opção de variedade na alimentação.

A partir de qual idade o leite de amêndoas pode ser oferecido para bebês e sob quais circunstâncias?

Vai da conduta de cada profissional, alguns falam que 6 meses se o bebê não apresenta alergias ou não tem histórico familiar de alergias, outros falam 1 ano. Não pode oferecer leite de amêndoas em substituição à fórmula (caso o bebê não mame, porque o leite de amêndoas não supre as necessidades do bebê) mas pra usar em preparações, em vitaminas, bolos, mingau de aveia ou até com cacau pra maiores de 1 ano, tudo bem.

O ideal é que a mãe pergunte ao nutricionista ou pediatra do bebê qual o melhor momento pra oferecer ou pra incluir na rotina alimentar como substituição ao leite de vaca, mas não em substituição aos nutrientes, principalmente o cálcio.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)