Cebola em quarto de bebê para tosse, funciona mesmo?

2 min


217 shares
Cebola em quarto de bebê para tosse

Você já ouviu em grupos maternos esse papo de quê cebola em quarto de bebê para tosse é um santo remédio?

Mito ou verdade? Fui pesquisar, claro. Aqui no portal nosso compromisso maior é com a informação passada de forma correta. Muitas mães vão garantir que a cebola em quarto de bebê para tosse fez efeito com elas e que realmente funciona. Poucos relatos dirão que não. Nenhuma pesquisa existe para nos comprovar a eficácia, infelizmente.

 

Mas afinal, funciona mesmo?

A principal idéia a respeito da cebola é sobre ela fazer cessar a tosse se colocada cortada ao meio no quarto durante a noite. Apesar de não existir nenhum estudo científico que comprove esta ação, na prática muitas pessoas dizem ter usado e ter funcionado.

Ela não poder ser consumida após ter sido cortada e guardada porque não devemos consumir alimentos abertos sem estarem devidamente guardados em recipientes ou na geladeira por que ao longo do tempo eles vão perdendo a validade, como o fabricante e a vigilância sanitária determinam.

Lembrando que qualquer alimento que fique exposto vai acumular bactérias ou desenvolver novas porque é isto que acontece com alimentos expostos normalmente.

E o que os médicos dizem?

Fui falar com o Pediatra Dr. Flavio Melo e segundo ele “as propriedades benéficas de saúde da cebola tem a ver com vários componentes, os nutricionais, fibras prebióticas, os frutanos, essencialmente, que alimentam as bactérias da flora, vitamina C, B9, B6 e potássio; e os bioativos, que são os compostos organo-sulfúricos (que dão o cheiro ao serem cortadas e fazem chorar quando reagem com o O2) e a quercetina, que atuam como antioxidantes, diminuindo a reação inflamatória e melhorando a resposta imune, consequentemente.

Existem alguns estudos clínicos com aplicação direta, essencialmente como auxiliar na hipertensão, e em doenças alérgicas, como a asma. Mas não são estudos com grandes grupos. Essencialmente, comer cebola é ótimo, cortar e fazer um lambedor com mel (para maiores de 1 ano), idem, mas nada de ser “imã” de bactérias ou ter efeito específico nos vírus respiratórios. Na fitoterapia tradicional sempre foi utilizada para os fins descritos”.

Leia também:

 

A verdade é que alguns alimentos podem apresentar potencial fitoterápico, mas isso não exclui a necessidade de um diagnóstico e tratamento médico.

Cortar a cebola e deixar no quarto não tem comprovação científica alguma de quê faça algum efeito no tratamento contra a tosse dos bebês. Mas em terra de pais desesperados, não vejo o menor problema em testar algo que não faça mal ao bebê, como a cebola cortada no quarto.

Eu já testei em casa e confesso que não fez muito efeito por aqui, só deixou um grande cheiro de cebola na casa inteira, mas não é o relato da maioria das pessoas. A grande maioria que conversei, disse ter funcionado em casa!

Se o seu bebê estiver com tosse, seja ela de qual tipo for, converse com o seu pediatra para que ele avalie o histórico do seu bebê e determine o melhor tratamento.

 

Update: algumas mães questionaram o fato de nem todas terem acesso a um pediatra.

O SUS dispõe de atendimento médico em casos emergenciais nos PS e consultas regulares nos postos de saúde. Se uma criança esta com tosse persistente, é preciso levar no médico sim, amigas maternas. Mesmo que seja no PS.

Funcionando ou não para muitas, colocar cebola no quarto do bebê, por mais que cesse a tosse naquele dia, não significa que a criança esta curada do motivo da tosse, ok? Então fazer acompanhamento médico é importante também.

E aí, funcionou na sua casa? Conte os resultados nos comentários!


Like it? Share with your friends!

217 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
3
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)