Precisa preparar as mamas para amamentar?

3 min


2.8k shares
Precisa preparar as mamas para amamentar

Afinal, precisa preparar as mamas para amamentar ou tem gente que anda dando informação desatualizada ainda hoje?

A alguns anos alguns profissionais diziam para as mães grávidas que sim, precisa preparar as mamas para amamentar, mas hoje sabemos que nada disto faz sentido algum, além de poder causar  problemas sérios.

Muitos indicavam massagear mamas, pegar sol e até passar bucha vegetal nos mamilos. O horror! Mas as coisas poderiam ser piores do que se imagina com estas “dicas” absurdas, até mesmo passar bucha de lavar louça nos mamilos ou alguns acessórios para “puxar” os mamilos que mais parecem objetos de tortura. Fuja dessas coisas!

Imagine que no período da gestação as mamas ficam super sensíveis por causa da ação dos hormônios no corpo e pelo crescimento e amadurecimento das mamas, passar qualquer coisa alí além de ferir os mamilos é absurdo, incômodo e indiferente na hora de amamentar.

As aréolas possuem os Tubérculos de Montgomery que são nada mais do que glândulas sebáceas modificadas com características próprias que fabricam durante a gravidez e amamentação uma secreção oleosa e antisséptica fornecendo proteção lubrificante para o mamilo e aréola durante a sucção.

Passar bucha, esfregar ou ficar pegando sol demasiadamente nesta região durante a gravidez pode causar a retirada dessa lubrificação natural, pode causar queimaduras nas mamas já que a pele é delicada e sensível, além de feridas.

O que muitos acham que “ajudaria” na amamentação, na verdade pode atrapalhar e deixar a vida da mãe ainda mais difícil. Qualquer mãe que tenha tido feridas e assados nos mamilos sabe bem o quanto isto incomoda e dificulta ainda mais a amamentação, são dias sofridos.

Screen Shot 2015-11-02 at 9.50.56 PM

Então vamos deixar muito claro e repetir isto algumas vezes para que nenhuma mãe passe por sofrimentos desnecessários: Não precisa fazer NADA nas mamas durante a gestação e nem mesmo durante a amamentação.

Geralmente passar leite materno e pegar um sol leve nas mamas é recomendado para mulheres que já amamentam e que estão com fissuras nas mamas, não para mulheres que amamentam e que esta tudo bem.

Leia também:

A gestação é um período de preocupação para muitas mães porque elas ficam sempre na dúvida e se sentem inseguras sobre como será o momento da amamentação, as vezes ouvem histórias infelizes de amamentação e ficam também preocupadas com isto.

Saiba que a maior parte dos problemas durante a amamentação tem uma causa muito clara: falta de informação e apoio.

A maioria dos casos em que mães não conseguiram levar adiante a amamentação, em raras vezes esta relacionada com uma dificuldade física da mulher e sim com a falta de manejo adequado, apoio e agentes externos que nada tem a ver com incapacidade da mãe em produzir leite.

Se tem uma coisa que é preciso fazer durante a gestação para se preparar para amamentar é se informar.

Estudar sobre amamentação. Pesquisar em fontes seguras e confiáveis, ter o telefone de uma consultora de amamentação por perto para atendimentos emergenciais pós parto ou para descobrir quais são as melhores formas de começar este período.

A grande maioria das mães desejam amamentar e quando não conseguem se sentem frustradas e culpadas porque não deu certo, mas isto não precisa ser assim. Se informe, pesquise e aprenda. Se tiver dúvidas não tenha receio de perguntar, ninguém nasce sabendo amamentar e pode ser difícil para muitas o início.

Então, coloque aí na sua lista do enxoval o item mais importante para providenciar durante a gestação: Se informar sobre amamentação. 


Like it? Share with your friends!

2.8k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)