Trocando Fraldas: passo a passo para trocar a fralda do bebê

3 min


trocando fraldas do bebê

Você já deve ter visto na internet mães em situações hilárias quando estão trocando fraldas de seus bebês.

Trocar as fraldas do bebê pode ser um grande desafio materno, principalmente quando o bebê cresce um pouco e aprende a virar.

Se você tiver um menino, o desafio pode ser ainda maior com a torneirinha de xixi que vai longe, não é mesmo?

Algumas mulheres tiveram a chance de treinar a troca de fraldas do bebê, outras nem tanto. Para o segundo grupo, veja um mini guia para este momento novo em sua vida.

No entanto, é provável que os pais se beneficiem mais ainda deste mini guia – trocando fraldas do bebê do que as mães.

Bebês trocam de fraldas muitas vezes por dia. Em média de 4 a 6 fraldas para recém nascidos e até 3 para os maiores. De madrugada, ao menos um troca será feita.

Veja quantas fraldas você vai gastar aqui >> Quantidade de Fraldas que o Bebê usa: saiba o que te espera

O que você vai precisar

Separe todos os itens que você irá utilizar antes mesmo de começar. Isto irá te dar agilidade e principalmente, não te fará deixar o bebê sozinho na cama ou trocador durante o processo. Lembre-se que deixar o bebê sozinho, mesmo que por alguns instantes, pode ser perigoso e causar quedas.

  1. Local seguro para a troca. Pode ser no trocador ou na cama. Trocadores precisam ser seguros e o bebê não pode ficar sozinho nem um minuto nestes locais.
  2. Fraldas. Não importa se são de panos ou descartáveis, este item não pode faltar, não é mesmo?
  3. Algo para limpar o bebê. Pode ser algodão com água morninha ou lenços umedecidos. Muitas mães preferem o algodão com água por ser mais natural e não irritar a pele do bebê. Certifique-se de ter uma garrafa térmica com água morna e não quente.
  4. Creme de prevenção ou pomada de assadura. Estes itens não são necessários em todas as trocas, a não ser que o bebê esteja assado. Veja mais sobre isto aqui >> Precisa usar pomada para assadura todo dia no bumbum do bebê?
  5. Roupas de emergência. A fralda costuma vazar quando o tamanho muda (as vezes você tem que trocar por uma maior) ou em recém-nascidos que possuem fezes muito líquidas. Ter uma troca de roupa para este momento será útil.

Veja mais sobre os tipos de cocô do bebê aqui >> Cocô do bebê: o mecônio, cores diferentes e tudo que você precisa saber

Trocando fraldas: passo a passo

Os passos básicos para troca de fraldas no bebê são os mesmos em fraldas descartáveis ou de pano. Mais uma vez: não importa a idade do seu bebê, nunca o deixe sozinho no trocador, cama ou local de troca escolhido.

Entenda mais sobre fraldas de pano aqui >> Fraldas de pano ecológicas: conheça

Passo a passo para a troca de fralda:

  1. Lave bem as mãos e tenha todos os itens ao alcance dos braços.
  2. Coloque o bebê no trocador deitado de costas.
  3. Abra a fralda dele e levante suas duas perninhas segurando com uma mão só, delicadamente.
  4. Pegue a parte da frente da fralda e passe em seu bumbum delicadamente para tirar o excesso de cocô, fechando a fralda suja.
  5. Deslize a fralda suja para longe do bebê (não queremos que ele toque nelas, certo?)
  6. Pegue o lenço umedecido ou algodão com a outra mão e limpe delicadamente o restante de xixi ou cocô no bumbum do bebê.
  7. Desça as perninhas do bebê.
  8. Coloque um lencinho de boca em cima do pênis dos bebês meninos (não queremos um chuveirinho de xixi em você, certo?)
  9. Abra a fralda nova e coloque por baixo do bebê.
  10. Se for necessário, aplique a pomada no bebê depois que a fralda nova estiver aberta por baixo dele.
  11. Feche a fralda nova ajustando as abas e adesivos laterais. Certifique-se de não apertar demais e nem de deixar muito frouxo. Deve caber um dedo seu entre o bebê e a fralda sem apertos.

O que fazer com a fralda usada?

Enrole ela, use seus adesivos para fechá-la novamente e jogue no lixo. Tente não deixar uma lixeira no quarto do bebê e levar o lixo para fora sempre que puder.

Lave as mãos depois da troca do bebê e não se esqueça de limpar as mãos do seu bebê, ele pode ter tocado no cocô sem que você tenha percebido.

  • Cuidado para não deixar a fralda muito apertada.
  • Se o bebê tiver assaduras que não desaparecem em poucos dias, converse com o pediatra sobre possíveis fungos.
  • Não troque fraldas ou deixe fraldas sujas próximo as áreas de alimentação de sua família.
  • Quando a fralda é aberta, muitas crianças aproveitam para fazer xixi, se prepare e espere um pouco para ver se isto acontece antes de colocar a fralda nova.
  • Deixe para trocar as fraldas antes das mamadas, assim o bebê não irá golfar todo o leite por estar sendo deitado e movimentado de barriga cheia.

Este mini guia-trocando fraldas do bebê é simples, mas prático. Em poucos dias, você estará tão expert nisto que dará risada de ter lido algo do tipo. De qualquer forma, é sempre bom compartilhar dicas, por mais óbvias que sejam, com outras mães.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)