Como cuidar do umbigo do bebê: dicas práticas

2 min


O bebê nasceu e você ainda não sabe como cuidar do umbigo do bebê?

Esta se sentindo insegura com os cuidados iniciais e saber como cuidar do umbigo do bebê pode ser um acalento em meio a tantas mudanças não é mesmo?

Começando desde o início: você sabe o que é o coto umbilical?

O coto umbilical é a área que sobrou do cordão umbilical do bebê, após ele ter sido cortado no nascimento. Ele possui poucos centímetros: de 2 a 4 cm e esta preso na barriga do bebê até que se cure o suficiente para cair sozinho.

Como cuidar do umbigo do bebê e do coto umbilical?

A área precisa estar sempre seca e higienizada para que o umbigo se cicatrize e o coto umbilical caia rapidamente.

O coto umbilical do seu bebê vai cair entre 7 e 15 dias após o nascimento, dependendo, pode demorar uns dias a mais. O meu demorou mais de 15 dias para cair e cheguei a ficar preocupada, mas não era nada demais.

Rotina de cuidados diários:

  1. É importante sempre fazer a limpeza do umbigo do bebê para evitar infecções.
  2. Sempre lave bem suas mães antes de mexer no coto e umbigo do bebê.
  3. Sempre mantenha a área do umbigo do bebê sequinha, portanto, em todas as trocas de fraldas, verifique se esta limpo e seco antes de fechar a fralda.
  4. Usando um cotonete, passe álcool 70% em toda extensão do umbigo e envolta do coto umbilical delicadamente.
  5. Durante o banho, água e sabonete neutro são suficientes para deixar a área limpa e higienizada.

Não aperte muito a região do umbigo do bebê, apesar de muitas pessoas dizerem que não dói, eu imagino que como todo pequeno ferimento que esta cicatrizando, algum incômodo cause.

Tome cuidado com unhas grandes na hora de limpar e cuidar do umbigo do bebê para não machucar a região.

Fique atenta caso a aparência da região mude:

Secreções e pequenos inchaços, bem como algum sangramento e um área vermelha em volta podem acontecer, no entanto, se persistirem, é importante conversar com o pediatra do bebê para que ele avalie pessoalmente a região.

O umbigo do bebê enquanto estiver cicatrizando também pode deixar um pequeno odor, no entanto, fique atenta a cheiros muito fortes e que não desapareçam.

Depois que cicatrizar e cair totalmente, continue mantendo a área higienizada e seca. Não usei faixas, moedas ou qualquer tipo de cicatrizante do tempo dos antigos ou naturais, pois, isto pode prejudicar o bebê e causar infecções. Siga sempre as recomendações do pediatra a respeito.

 

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual