Quando o neném nasce, muitas mães se apavoram com a quantidade de vezes que ele mama no mesmo dia e isto tem um motivo: o tamanho do estômago do bebê é de apenas 5ml a 7ml no primeiro dia.
E conforme o tempo vai passando, o tamanho do estômago do bebê vai aumentando gradativamente, mas ainda assim é bem pequeno e por isso ele precisa mamar muitas vezes durante o dia e a noite principalmente no primeiro mês de idade.
Um estômago pequeno significa que a digestão e o esvaziamento do mesmo vão ocorrer de forma muito rápida, associando a isto a ingestão de leite materno que é um alimento completo e perfeito com uma digestão fácil, é normal querer repetir a dose de mamada por várias vezes para se sentir satisfeito.
As vezes eles podem mamar de 40 em 40 minutos ou menos, depende muito de bebê para bebê.
Vale lembrar que nem sempre o bebê vai ao peito da mãe para se alimentar, mas também para receber aconchego, se sentir seguro e protegido com o cheiro da mãe, seus batimentos cardíacos e seu leite.
Leia também:
- O que é livre demanda e por quê precisamos dela
- O recém nascido real e o idealizado: quando você é pega de surpresa pela maternidade
- Visitas ao recém nascido: manual ético
- 9 verdades e 1 mentira sobre amamentação
Isto não tem nada a ver com uma possível falta de leite da mãe e muito menos que o leite materno não esta sustentando o suficiente o bebê, muito pelo contrário, além de sustentar, o leite materno sacia a fome e a sede do pequeno recém-nascido de forma muito eficiente.
Veja abaixo a comparação do tamanho do estômago do bebê com alguns alimentos.
Dá para acreditar que no primeiro dia o estômago do bebê possui o mesmo tamanho que uma pequena cereja?
Pensando nisto, dá para ficar tranquila inclusive em relação ao colostro que o bebê mama nos primeiros dias, que é a quantidade exata e suficiente para satisfazer o pequeno.
O bebê mamar muitas e muitas vezes não significa um problema, mas sim que ele mama exatamente o que ele precisa mamar.