O que é gratidão?
Robert Emmons, um especialista científico em gratidão, a define com dois componentes chaves.
- É uma afirmação de bondade
- Esta além de nós mesmos
Isto significa que ser grato é perceber e afirmar que existem coisas boas no mundo em que estamos, presentes e benefícios recebidos por nós e reconhecer que as fontes desta bondade esta além de nós mesmos.
>> Ocitocina: a ciência da conexão, vínculo e empatia
Percebendo que a gratidão esta em mim, no outro ou até mesmo em poderes mais elevados, para os que possuem espiritualidade.
Ou seja, a gratidão a Deus, ou qualquer outra forma de fé do ser humano a algo maior, também é uma prática que o beneficia pessoalmente.
Ser grato é, também, olhar para a dimensão social do todo e perceber quando e como somos apoiados e afirmados por outras pessoas.
>> Autoestima: 10 dicas para se sentir melhor sobre si mesma
O sociólogo Georg Simmel chamou a gratidão de “a memória moral da humanidade”. É assim que a gratidão pode ter evoluído: fortalecendo os laços entre os membros da mesma espécies que se ajudaram mutuamente.
Sentir gratidão pela vida, gratidão por mais um ano de vida…Existem muitas formas de ser grato e praticar a gratidão. Há também muitos benefícios.
>> Perdoar não é esquecer, é se libertar para seguir em frente
8 Benefícios da Gratidão
1. Mais felicidade
Ser grato pode aumentar seu bem estar a longo prazo. Uma atividade gratuita de 5 minutos pode melhorar sua saúde, relacionamento, emoções, personalidade e profissão.
2. Fortalece as emoções
Ser grato reduz os sentimentos de inveja e nos permite experimentar bons sentimentos. Isto ajuda a nos recuperar do estresse e deixa nossa memória mais feliz.
3. Mais otimismo
Um estudo usando um diário de gratidão entre os participantes, mostrou um aumento de 5% em seus níveis de otimismo. Um outro estudo, sugeriu que manter este diário de gratidão, pode aumentar em 15% os níveis de otimismo.
Ser grato é se concentrar no bem da vida. Se percebemos nossa vida com olhos mais positivos, iremos acreditar em um futuro melhor. Os que possuem uma disposição otimista, são biologicamente mais propensos a serem gratos.
4. Aumenta a autoestima
Receber gentileza e se envolver com pessoas amigáveis faz parte da vida de pessoas gratas. Logo, elas recebem mais ajuda sem nenhuma razão específica e são mais apreciadas.
Receber reconhecimento e benevolência pode aumentar sua autoestima, já que a pessoa grata sente-se digna da gentileza em vez de olhar para ela com desconfiança.
5. Melhora o sono
Deitar na cama e começar a pensar sobre o que se tem para agradecer no dia que passou é relaxante, logo, ajuda a dormir melhor.
Quem nunca passou horas acordado e tenso pensando em problemas? A chave é o que esta na mente quando se tenta adormecer.
Em um estudo com 400 pessoas, os participantes que tiveram pontuações mais altas em um teste de gratidão também tiveram um sono melhor. Eles relataram um tempo mais rápido para dormir, melhor qualidade de sono, maior duração do sono e menor dificuldade para ficar acordado durante o dia.
6. Aumenta os níveis de energia
Alguns estudos sugeriram que há relação entre praticar gratidão e ter mais energia. Pessoas com alta gratidão compartilham traços de personalidade em comum como serem mais extrovertidos.
A gratidão aumenta o bem-estar físico e mental, o que aumenta os níveis de energia.
7. Aumenta a resistência
Ser grato te dá um estilo de enfrentamento mas pró-ativo perante a vida. Te faz procurar apoio em momentos de necessidade e te faz crescer emocionalmente em momentos de estresse. Isto te deixa mais resistente.
8. Nos torna mais felizes
A gratidão nos exercita a lembrar das coisas positivas e pode até transformar algumas memórias negativas ou neutras em positivas.
Um estudo colocou as pessoas em um estado de espírito grato e as ajudou a encontrar uma forma melhor para olhar para uma memória negativa. Neste exercícios, os participantes conseguiram visualizar um aspecto positivo ou neutro naquela memória.
Existem inúmeros outros benefícios da gratidão e como ser grato torna nossas vidas melhores e mais felizes.
De fato, as pessoas a usam muito pouco como forma de melhorar seu desempenho pessoal, profissional, social e até sua saúde emocional e física.
Há muito mais envolvido no ato de ser grato do que podemos imaginar.
Apenas com a prática é possível perceber as grandes mudanças que ocorrem na vida. Se você ainda não consegue ser grato pelos outros, tente fazer isto por você mesmo. O resto, virá.