Ocitocina: a Ciência da Conexão, Vínculo e Empatia

A ocitocina é conhecida como hormônio do amor, justamente porque ela traz à tona o melhor de nós.2 min


Segundo Paul Zak, dentre todas as vantagens da ocitocina, uma delas é a possibilidade de ativar nosso circuito HOME.

O circuito HOME atua com a ocitocina para que os níveis de confiabilidade entre as pessoas aumentem, gerando uma maior carga de empatia para com o próximo.

Somos criaturas biológicas, portanto, tudo que somos advém do processo biológico e de nossa capacidade como seres humanos de nos adaptar ao mundo em constante evolução. Não por isso, somos considerados seres com nível de inteligência acima dos animais irracionais e estamos no topo da pirâmide.

>> Empatia: além da linguagem, uma habilidade social

A ocitocina é um hormônio produzido em nosso cérebro, responsável por nos tranquilizar, relaxar, ejetar o leite materno, facilitar o trabalho de parto e aumentar nosso nível de confiabilidade no próximo, gerando assim, mais empatia.

De acordo com Paul Zak, “sob a influência da ocitocina, é fácil comporta-se com generosidade, cuidado e preocupação em relação às pessoas com quem possuímos vínculos pessoais.”

>> Teoria do Apego: as fases de desenvolvimento no ser

Como o circuito Home (Human Oxytocin Mediated Empathy) funciona?
Após um estímulo social positivo nosso corpo passa a produzir e liberar ocitocina, acionando dois outros neurotransmissores de bem-estar: dopamina e serotonina. A dopamina esta associada a busca pelo atingimento de metas, direcionamento e reforço de aprendizagem. Este processo ativa o circuito HOME.

A dopamina reforça o sorriso de agradecimento que recebemos ao tratarmos alguém bem, a serotonina melhora o humor.

A ocitocina gera empatia, que leva ao comportamento moral*, que inspira confiança, que por sua vez, libera mais ocitocina criando mais empatia em um ciclo virtuoso.

>> Inteligência Emocional: 4 características indicam que você tem

O hormônio mantêm o equilíbrio entre o “eu” e o “outro”. O circuito parece completo, mas quando você o estuda, percebe que ele significa apenas que se você demonstrar confiar em alguém de forma sincera, provavelmente esta pessoa também confiará em você e juntos, haverá um ciclo de empatia gerada para que ambos fiquem bem e prosperem juntos. Quanto menos estresse você sentir, mais ocitocina seu corpo tem potencial para produzir e segundo Paul, é aí que coisas boas acontecem entre as pessoas.

Algumas mensagens diretas sobre a ocitocina como mediadora da empatia:

  • Seja legal comigo e eu serei com você
  • Prefira abraços a fármacos
  • O cérebro humano é um instrumento para a construção de significados
  • Somos naturalmente adaptáveis

Ser generoso, amável e confiável é, na maior parte das vezes, o melhor caminho. Não apenas individualmente, mas dentro de nossa família e comunidade.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual