Consciência e Consciente: qual a diferença entre os dois?

Enquanto a consciência diz mais respeito a um lugar na mente habitado por pensamentos, memórias, percepções e etc, o ser consciente diz respeito a saber como agir de maneira adequada ao acessar tudo o que há ali dentro.2 min


Você acredita que ter consciência é ser consciente?

As vezes ter consciência é confundindo com ser consciente no senso comum, no entanto, estas duas palavras possuem significados muito diferentes em psicologia e psicanálise.

A consciência faz parte de sua personalidade, uma área em sua mente que determina o que é certo e errado. Te faz sentir-se culpado quando faz algo ruim ou satisfeito quando faz algo bom.

Segundo a teoria de Freud, o id, ego e o superego atuam nesta área de nossa mente. No entanto, são o ego e superego que a ocupam de forma mais ampla, já que o id esta em nosso inconsciente.

Ao longo de nossas vidas, a consciência surge à medida que absorvemos informações sobre certo e errado. Adequado e não adequado. Ético e não ético. Sobre tudo que envolve o mundo ao seu redor e sobre si mesmo.

Na psicologia, inclui nossos pensamentos, percepções, sensações, sentimentos, memórias e fantasias. Mas não significa, necessariamente, agir com consciência. É parte de nossa mente e não nossas ações.

Ser consciente esta relacionado a um fluxo constante que muda de acordo com as experiências de mundo ao nosso redor. Alguns especialistas sugerem que ser consciente esta ligado a capacidade de colocar em palavras e ações as coisas que se vive e faz.

Como separar os dois termos?

“Consciência é geralmente definida como ter conhecimento de seus pensamentos, ações, sentimentos, sensações, percepções e outros processos mentais”, explicam os autores Bernstein, Penner e Roy.

“Essa definição sugere que ela é um aspecto de muitos processos mentais em vez de um processo mental por si só. Por exemplo, as memórias podem ser conscientes, mas a consciência não é apenas memória. As percepções podem ser conscientes, mas a consciência não é apenas percepção. “

Ser consciente te impede de agir de acordo com os impulsos e desejos mais básicos. Te dá base moral que o ajuda a orientar o comportamento pró-social e o leva a se comportar de maneiras socialmente aceitáveis ​​e até mesmo altruístas. Ser consciente tem a ver com estar desperto. Saber seu lugar no mundo.

Enquanto a consciência diz mais respeito a um lugar na mente habitado por pensamentos, memórias, percepções e etc, o ser consciente diz respeito a saber como agir de maneira adequada ao acessar tudo o que há ali dentro.

Leia também:

Referências:
Bernstein, D., Penner, L. A., Clarke-Stewart, A., & Roy, E. Psychology. Boston: Houghton Mifflin Company; 2008.
Cote, S. M. Sex Differences in Types of Aggressive Behaviors: Do Women Have a Higher Level of Conscience Than Men? In The Development and Structure of Conscience. W. Koops, D. Brugman, T. J. Ferguson, & A. F. Sanders (Eds.). New York: Psychology Press; 2010.
James, W. The Stream of Consciousness. Psychology. Cleveland & New York, World; 1892.
Kalat, J. W. Introduction to Psychology. Belmont, CA: Wadsworth; 2014.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual