Amor Platônico: o quê significa e como lidar

O amor platônico pode se tornar um amor verdadeiro. As pessoas confundem o amor platônico com a paixão não correspondida.2 min


Você sabe o quê significa amor platônico?

Platão foi o precursor da palavra platônico, segundo ele, o amor deveria ser a força propulsora final e a motivação por trás de qualquer vida plena e enriquecida. O amor platônico trata-se apenas de um tipo de amor, dentre tantos outros.

Existe o amor romântico, o paterno, o materno, o fraterno e também o amor platônico. Além de muitos outros.

O que é amor platônico?

Uma relação estreita entre duas pessoas em que o desejo sexual é inexistente ou foi suprimido ou sublimado

Ele sugere um tipo de relação sem que haja sexo, romance ou qualquer aproximação carnal. As vezes, a pessoa amada platonicamente sequer sabe que este amor existe.

Há muita confusão neste tipo de sentimento. A pessoa que sente o amor platônico também pode não estar interessada em um relacionamento íntimo e esta bem em como as coisas são.

Este tipo de amor pode se tornar um amor verdadeiro com um relacionamento íntimo. As pessoas confundem o amor platônico com a paixão não correspondida.

>> Amor verdadeiro: 16 coisas para saber se é amor de verdade

3 traços de uma conexão platônica

Você pode tentar identificar se esta vivendo um amor platônico refletindo sobre algumas características de sua situação.

1. Você respeita os limites do outro e os seus

Você não exige nada e nem faz pedidos para seu amor. Você não se importa em mudar o status deste relacionamento, esta bem em como ele esta. Sabe quais são os limites de seus sentimentos. Não passa destes limites e fica bem com isto.

>> Dor emocional: 7 estratégias práticas de superação

Há interesse e atração pelo outro, mas seu vontade de permanecer como esta é maior do que isto. Você deseja se envolver sexualmente com o ser amado platonicamente? Isto é possível? Existe sentimentos correspondidos? Esta são as perguntas que você deve se fazer para estabelecer os limites deste sentimento.

2. Você não tem expectativas

Ter expectativas é normal na maioria dos relacionamentos. Quando você entrega seu coração a alguém, espera que este alguém cuide bem dele. Trata-se de um acordo mútuo onde palavras não precisam ser ditas. Isto é também uma definição de se ter um compromisso com alguém.

O amor do tipo platônico não tem este compromisso mútuo como nos relacionamentos oficiais e assumidos. Não há compromissos compartilhados e nem expectativas.

>> Você se preocupa com o que os outros pensam? 6 sinais que sim

3. Você é honesto, principalmente consigo mesmo

Você sabe que não tem um parceiro romântico. Você sabe que tem sua própria vida e o outro a dele. Não existe um compartilhar de vidas. Sua única expectativa é ter um pouco de tempo junto ou apenas, ter aquela pessoa guardada em suas lembranças. Isto mantêm o amor platônico vivo.

Você pode estar bem ou não com este sentimento. Se o amor platônico te fizer mal e não bem, tenta lidar com ele e resolvê-lo.

As vezes, seguir em frente é o melhor a ser feito, principalmente quando não se é correspondido. Sentir um amor deste tipo por alguém é como dizer para a pessoa em pensamento:

Você sempre será o meu favorito “e se…”


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual