Se você acha que seu filho é um problema, talvez deva parar e repensar um pouco mais a respeito.
É comum tentarmos jogar a responsabilidade das dificuldades para aqueles que estão em nosso foco direto, pode acontecer com muitas pessoas. As vezes estamos totalmente focados nos filhos, ainda assim se o seu filho é um problema, talvez ele seja apenas o espelho daquilo que vê e aprende todos os dias, provavelmente com você.
A algum tempo percebi que meu filho reflete o clima da casa, da família e principalmente meu e do pai dele. Se estamos bem, ele esta bem. Se lidamos com as situações com serenidade e calma, ainda que ele esteja agitado e nervoso com alguma situação, resolve-la se torna muito mais fácil.
O bebê é um espelho.
Ele devolve a sua imagem.
A imagem da sua liberdade.
Ou de suas tensões.
Para libertar o outro é necessário ser livre você mesmo.
(Frederick Leboyer)
Muitos pais começam a rotular os filhos como problemáticos ou como crianças que dão trabalho. Esta mania adulta de colocar rótulos em tudo pode colocar por terra a criação de um ambiente saudável para os filhos. Veja mais sobre isto aqui: não rotule seu filho
Você pode se surpreender se começar a se dar conta que o seu filho começou a reforçar determinada atitude depois que começaram a falar para ele, que ele era “aquilo”.
E de repente a criança começa a ser vista como um problema.
Quando na verdade os maiores problemas estão no equilíbrio e vida dos adultos que a cercam. Se crianças são como esponjas que absorvem o ambiente ao seu redor, é natural que um ambiente problemático reflita nela.
A paternidade e maternidade não é fácil, mas também é uma oportunidade para melhorarmos a nós mesmos.
Para nos avaliarmos e repensarmos como temos lidado com algumas situações diárias e o que podemos fazer para resolver dilemas diários com serenidade e calma.
Você provavelmente vai derrapar no meio do caminho e cometer alguns erros, mas isto não pode tirar de você a vontade de mudar e fazer melhor. Não mesmo.
Sabe aquele ditado que diz: mãe calma, bebê tranquilo?
Ele serve para todos os adultos que cercam as crianças, desde pais, avós, cuidadores e a família no geral. Encontrar o equilíbrio de uma criação amorosa e focada na positividade pode ser difícil para quem nunca viveu isso, mas não é impossível.
Não vamos nos esquivar da responsabilidade como pais; se de repente você começar a achar que seu filho é um problema, comece a se perguntar onde esta o SEU problema para lidar com ele. Afinal, você tem sido um pai ou uma mãe comportado? 😉
Leia também: