O muco cervical é secretado por glândulas dentro e ao redor do útero. O muco cervical é alterado pelos hormônios durante o ciclo reprodutivo da mulher. Este ciclo, altera sua consistência e quantidade. O muco cervical serve para evitar que coisas entrem no útero através do colo do útero e para nutrir e transportar os espermatozóides até o útero.
Reconhecer o tipo de muco cervical é importante para saber em quê período se esta do ciclo. Quando se esta no período fértil, o muco muda para indicar que a ovulação esta chegando. Nesta fase ele se assemelha com clara de ovo crua. Este é o momento ideal para tentar engravidar ou para evitar relações sexuais caso não queira engravidar.
Para verificar a consistência do muco cervical é preciso olhar e tocar o corrimento vaginal. Saber como seu corpo funciona é maravilhoso e te deixará consciente das mudanças que ocorrem ao longo do mês. Além de te ajudar a identificar seu período, caso esteja tentando engravidar.
O quê o muco cervical tem a ver com a ovulação? Quando o muco se altera, ele indica se o período é de ovulação ou não. Esta informação pode te ajudar a tentar engravidar ou evitar uma gravidez junto a outros métodos.
Antes de ovular:
O aumento do estrogênio aumenta a quantidade de muco cervical e sua consistência fica elástica e viscosa. Isso ajuda os espermatozóides a sobreviverem e nadarem até o útero. Nesta fase suas chances de engravidar aumentam em 24h antes do dia de ovulação por causa do tempo de sobrevivência dos espermatozóides.
Após o término da ovulação:
A progesterona faz o muco se tornar mais pegajoso e espesso, o que impede a passagem dos espermatozóides e de qualquer outra substância. O muco cervical serve para proteger a entrada do útero também.
Fases do muco
O muco fica com uma consistência mais fértil, o que facilita a gravidez. Nesta fase, sua atividade sexual pode determinar se você irá ou não engravidar. O muco passa por algumas etapas que indicam o período do ciclo em quê se esta e cada uma delas, indica maior ou menor possibilidade de gravidez:
- Menstruação que se mistura com o muco, o que impede sua verificação,
- Em seguida o muco fica seco ou pegajoso,
- Muda para cremoso,
- Depois aguado e molhado (entrada do período fértil – grandes chances de engravidar aqui),
- Em seguida o muco fica com uma consistência de clara de ovo crua (próximo da ovulação – grandes chances de engravidar aqui)
- Então, o muco diminui a quantidade e fica elástico e pegajoso (provável ovulação – grandes chances de engravidar aqui),
- E depois todo o ciclo se repete.
Como verificar o seu muco cervical
- Lave e seque as mãos.
- Encontre uma posição confortável.
- Coloque um dedo dentro da sua vagina.
- Retire uma amostra com cuidado com o dedo e verifique a consistência do muco.
- Toque o muco com o polegar, afaste os dedos devagar e veja como ele se comporta: estica? estica a arrebenta? Parece com queijo cottage? Há pequenos pedacinhos brancos?
Como reconhecer o tipo de muco cervical
1. Muco Seco: Não é considerado ovulação, você esta fora do período fértil. Surge de 1 a 3 dias após o período fértil. Nunca é totalmente seco, pois a região é sempre úmida. Em comparação aos outros períodos, esta é a fase mais “seca”.
2. Muco Pegajoso: Você esta se aproximando do período fértil, mas ainda não esta fértil. Surge de 4 a 6 dias após o período menstrual. É branco ou turvo. Comparado a clara de ovo levemente cozida. De consistência mais firme, dá para enrolar entre os dedos e permanece intacto.
3. Muco Cremoso: A ovulação pode estar chegando, mas não é o dia da ovulação ainda. Surge de 7 a 9 dias após o período menstrual. Mantêm a cor branca ou turva, mas será mais abundante, espesso e viscoso. Semi-fértil.
4. Muco tipo Clara de ovo cru: Muco cervical abundante e úmido que se estica quando os dedos se separam e assemelha a clara de ovo cru. Você esta provavelmente no dia ou a um dia da ovulação. Momento ideal para a relação sexual. Surge de 10 a 14 dias do período menstrual. Você esta no período fértil e na janela fértil. Claro, abundante e extremamente elástico. Pode ser esticado entre as pontas dos dedos por pelo menos uma polegada ou mais.
Muco cervical no início da gravidez:
Este tipo de muco não é confiável, no entanto, algumas mulheres dizem perceber um muco cremoso amarelado após engravidarem. Isto pode ser por causa da progesterona do início da gravidez. Porém, é mais seguro fazer um teste de gravidez e notar outros sintomas comuns de gravidez.
Dicas para verificar o muco cervical
Não verifique o seu muco cervical durante ou logo após o sexo. Fluídos de excitação sexual não são o mesmo que muco cervical, logo não adianta verificar neste momento. Depois do sexo é possível confundir sêmen com secreções.
Verifique o muco cervical olhando para o papel higiênico ou sua roupa íntima sempre. Assim você se acostuma a perceber as diferenças. Se você tiver várias manchas de muco cervical fértil, procure por sinais adicionais de ovulação.
Fique atenta: mulheres com o ovários policísticos podem apresentar manchas de muco cervical de aspecto fértil. Neste caso, verificar o muco para saber se esta ovulando não será muito preciso.
A falta de presença de muco cervical fértil pode indicar um desequilíbrio hormonal. Não lave seu muco. Ele é normal e totalmente saudável. Algumas mulheres que lavam excessivamente a área vaginal e usam duchas por causa do muco podem interferir na saúde vaginal e diminuir a fertilidade. Aprender a reconhecer seu muco cervical é uma maneira simples e gratuita para perceber dias férteis, entender como seu corpo funciona e ter consciência corporal.
Leia também:
- Tubérculos de Montgomery: a pomada natural da amamentação
- Primeiros Dias de Gravidez: 10 Sintomas de Gravidez Comuns
- Sinais de Gravidez: 12 Sintomas e Qual Vem Primeiro
- Corrimento Branco Pastoso: é Normal?
- Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo
- Ovulação: sintomas, como calcular e como acontece
- Pílula do Dia Seguinte: como usar, preço e tudo que você precisa saber
- Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?