O que acontece primeiro em seu corpo e quais são os principais sinais de gravidez?
Dá náusea à fadiga, saiba o que esperar de seu corpo neste período e o quê realmente pode ser considerado sinais de gravidez.
Obviamente que a maior prova sempre estará nos testes de gravidez, tanto nos testes de farmácia quanto nos exames de sangue, no entanto, alguns sintomas podem nos dar algumas dicas sobre o que está acontecendo com nosso corpo.
Sinais de gravidez: os clássicos
1. Ausência da menstrução:
Se você está em idade fértil, possúi um período menstrual relativamente regular e ele atrasou, e isto coincide com o fato de você ter tido relações sexuais a pelo menos 15 dias atrás, é preciso ficar atenta.
2. Seios doloridos e inchados:
No início de uma gravidez, as alterações hormonais podem causar dores e inchaço nas mamas, assim como o período menstrual e o período fértil. Este não pode ser considerado um sintoma isolado de possível gravidez, mas faz parte dos sintomas clássicos.
3. Náuseas com ou sem vômito (geralmente matinais):
As náuseas causdas por uma possível gravidez costumam acontecer pela manhã na maior parte das mulhere, fique atenta.
4. Aumento da vontade de fazer xixi:
Um dos sinais de gravidez mais clássicos é o aumento da micção. Como o útero começa a se expandir com o crescimento do bebê, os órgãos internos começam a se apertar, apertando principalmente a bexiga. Além disso, a quantidade de sangue aumenta em seu corpo, fazendo com que seus rins, processem fluído extra que acaba indo para a bexiga.
5. Cansaço além do habitual:
A fadiga ou cansaço também é considerada como um dos sinais de gravidez mais clássicos. Ela vem acompanhada de sonolência em muitas mulheres nos primeiros 3 meses de gravidez, o primeiro trimestre. Há ainda, o fato do aumento da progesterona contribuir para o aumento do cansaço.
Outros sinais de gravidez:
- 6. Mau humor: as mudanças hormonais podem causar alterações nas suas emoções e mudanças de humor são comuns.
- 7. Cólicas: leves cólicas uterinas são normais em um possível início de gravidez
- 8. inchaço: sentir-se inchada como no período menstrual, pode ser na verdade, um sinal de gravidez
- 9. Pequeno Sangramento amarronzado: este sangramento é conhecido como sangramento de implantação e acontece quando o óvulo esta sendo implantado na parede do útero. Este sintoma costuma acontecer cerca de 10 a 14 dias após a concepção. Acontece também na época que você provavelmente estaria esperando pela menstruação, por isso, muitas mulheres o confundem com período menstrual.
- 10. Constipação: as alterações hormonais fazem com que seu sistema digestivo fique lento, o que pode levar à constipação.
- 11. Aversões alimentares: as alterações hormonais podem te causar aversões alimentares, sensibilidade a odores e mudança de paladar. Como a maioria dos outros sinais de gravidez, essas preferências alimentares podem ser atribuídas a alterações hormonais.
- 12. Congestão nasal: o aumento dos níveis hormonais e da produção de sangue pode fazer com que as membranas mucosas do nariz inchem, sequem e sangrem facilmente. Isso pode fazer com que você tenha um nariz entupido ou escorrendo.
Será que é realmente uma gravidez?
Nem sempre estes sinais são indicativos certeiros de uma possível gravidez, eles podem indicar algum tipo de doença ou simplesmente o período menstrual comum a maioria das mulheres. Muitas mulheres ficam grávidas e não sentem a maioria destes sintomas. O melhor a ser feito é sempre um teste de gravidez para tirar todas as dúvidas. Quanto antes você souber, mais cedo pode começar seu pré-natal!
Leia mais: