Você já ouviu falar em baby blues ou melancolia pós parto? O baby Blues é aquele período de melancolia pós-parto, de tristeza sem sentido e fortes alterações de humor que algumas mulheres costumam viver. A melancolia pós-parto é comum e, as vezes, o melhor a ser feito é ficar em silêncio. Dar tempo a nova mãe e ter sensibilidade para entender a situação em quê ela se encontra. Mãe e bebê voltam para casa, a família fica eufórica.
A rotina muda completamente e o cansaço se torna uma constante na vida da nova mãe. Ela sente-se insegura em relação ao futuro e tudo isso com uma ajudinha a mais dos hormônios que caem constantemente. Todos tentam ajudar não ajudando. Há uma grande competição para ver quem dá mais palpites e tenta “ensinar” a nova mãe a ser mãe.
Com tantas coisas acontecendo, a vontade é de fugir. Chorar e se esconder de todos. Todas as expectativas que a mãe teve durante a gestação caíram por terra, pois a realidade é diferente. O bebê real é diferente do bebê idealizado. Escrevi mais sobre isso aqui >> O recém nascido real e o idealizado: quando você é pega de surpresa pela maternidade
Você não esta sozinha. 60% a 80% das mulheres passam pela melancolia pós-parto ou baby blues. E estas sensações e sentimentos em relação a maternidade não são novas. Há muitos anos elas existem, mas são poucos comentadas. Muitos desconhecem os sinais e sintomas. O baby blues na gravidez também afeta algumas mulheres e é preciso informar o obstetra sobre a situação.
O período para a nova mãe é de vulnerabilidade e emoções a flor da pele. Os que desconhecem o assunto totalmente chamam de frescura, acusam a nova mãe de estar “sofrendo a toa”. Ou pior, dizem que ela não deveria se sentir assim. Afinal, todos estamos acostumados com mães exalando felicidade em comerciais de TV depois do parto.
O problema não deve ser minimizado e precisa ser tratado com muito apoio e carinho. A nova mãe precisa de atenção, colo amigo e incentivo para passar por esta fase. É preciso ter cuidado para não confundir melancolia pós-parto com depressão pós-parto. São duas situações diferentes e que merecem atenção e tratamentos diferentes.
Como se sentir mais acolhida e amada quando estiver passando pela melancolia pós parto?
- Avise para as pessoas ao seu redor o que você está sentindo e o que deseja para melhorar. As pessoas não costumam saber sobre isso.
- Tenha uma rede de apoio para te ajudar com as tarefas de cuidados com o bebê, família e casa após o nascimento. Assim você evita se sobrecarregar.
- Se os sintomas não passarem no primeiro mês pós-parto, converse com seu abstetra e fale tudo o que está sentindo, peça ajuda.
Leia também: