Através dos conselhos de Maria Montessori, uma das poucas pedagogas que revolucionaram a criação, muitos pais guiam a criação dos filhos. Segundo Maria Montessori, com orientações simples você pode melhorar sua relação com seus filhos utilizando o método Montessori.
Além de crescerem em harmonia, equilíbrio e desenvolverem uma personalidade saudável, eles crescem cheio de autoestima, independentes, sem medo de errar e olhando para si mesmos em vez de se compararem com outras crianças.
Conselhos de Maria Montessori:
Crianças aprendem com o exemplo. Com tudo aquilo que as rodeiam. A crítica exagerada ensina o julgamento, se você criticar muito seu filho é isto que ele irá aprender a fazer.
O elogio ensina a valorização. Se você elogiar seu filho com frequência e reconhecer seus atos ele aprenderá a elogiar os outros. A hostilidade ensina a briga, enquanto a justiça ensina a ser justo. Seja justo e amável com filho.
Ridicularizar e debochar de uma criança a transformará em uma criança tímida e triste, não faça isto. Passar segurança para o seu filho o ensina a confiar e ser seguro de si mesmo.
Difamar uma criança desenvolve sentimentos de culpa que não são saudáveis. Quando um criança te conta uma idéia, a receba com carinho para que ela se sinta bem consigo mesma.
A condescendência ensina a paciência, pratique com seu filho. Elogio traz autoconfiança, não poupe seu filho de elogios. Um ambiente amigável e que torna seu filho como alguém necessário o ensina a amar e a encontrar este amor no mundo.
Não fale mal dos seus filhos, nem mesmo quando eles estiverem ausentes. Estimule tudo o que há de bom em seu filho para que não sobre espaço para nada ruim ou mau. Escute e preste atenção no seu filho, o responda quando ele te perguntar algo.
Respeite seu filho até mesmo nos erros e esteja disposto a ajudá-lo a encontrar tudo o que procura, desde coisas até respostas. Seja desnecessário para seu filho caso perceba que ele encontrou o que procurava: respostas ou coisas.
Ensine seu filho a assimilar o que ele não conseguiu mas de forma cuidadosa, discreta, silenciosa, amorosamente e de um jeito oportuno. Quando se dirigir ao seu filho faça isso sempre com amor e gentileza, da melhor maneira possível. Dê a ele o que há de melhor em você.
Os conselhos de Maria Montessori se parecem muito com o método da criação com apego.
Eu particularmente pego o melhor de todos os métodos e aplico o que é possível em minha realidade materna. De certa forma os dois métodos tem algumas coisas primordiais: amor, respeito, gentileza e empatia. Com tanto sentimento bom envolvido nestes métodos é muito difícil errar.
Leia também:
- 10 formas de incentivar seu filho sobre empatia
- O que é criação com apego e seus 8 princípios
- Meninos não choram? Choram sim e precisam de abraços
- Disciplina positiva: entenda o que é e seus benefícios
- Auto-estima das crianças se estabelece aos 5 anos de idade, diz estudo