10 formas de incentivar seu filho sobre empatia

3 min


10 formas de incentivar seu filho sobre empatia

Esta lista de 10 formas de incentivar seu filho sobre empatia não tem a pretensão de ser uma manual de regras, apenas um norte para te dar algumas idéias.

Como podemos tornar as próximas gerações mais generosas e empáticas com as pessoas? Ensinando nossos filhos sobre a generosidade com o próximo. Começando desde cedo a moldar sua visão de mundo com um forte senso de empatia e uma bússola moral inabalável. Confira agora 10 formas de incentivar seu filho sobre empatia que listei para você.

1. Elogie a generosidade dos outros

Quando você elogia a generosidade em outras pessoas, mostra para seu filho que este comportamento tem valor para você para todos os outros que o cercam. Abre a mente dele para pensar em ajudar as pessoas em situações que não tinha ocorrido para ele antes. O feedback positivo é sempre importante. Para quem recebe e para quem te vê dando.

2. Envolva-o desde cedo com a doação

Se você faz doações, deixe que seu filho participe destas atividades para que ele veja o quanto as boas ações podem impactar positivamente a vida das pessoas e a dele.

3. Torne os momentos de doações divertidos

Doar não pode ser uma tarefa difícil de se realizar ou ser visto como uma obrigação. Não obrigue seu filho a doar, mostre para ele o quanto ser generoso com as pessoas podem deixar alguém feliz e fazê-lo sorrir.

4. Converse sobre a empatia

Quanto mais cedo seu filho entende e passa a perceber o outro e como ele se sente, mais cedo ele se tornará uma pessoa habilitada a olhar para o outro e se colocar no lugar dele, ajudando sempre que for possível.

5. Ensine o valor do dinheiro

Mostre para ele como se ganha dinheiro e o que as pessoas precisam fazer para ter seu próprio dinheiro, para que ele saiba que não é fácil e que demanda esforço. Assim, ele vai aprender a dar valor ao que tem e a apreciar aquilo que recebe dos outros.

6. Compartilhe a alegria de ser generoso

Se você se sente feliz e realizado quando faz um ato de generosidade, demonstre esta alegria e o bom sentimento que lhe trouxe para seu filho. Diga para ele os motivos que te fizeram se sentir bem para ele entender que quando doamos e somos generosos com as pessoas, nós também recebemos uma carga emocional positiva em nosso coração.

7. Não diga que “vai fazer”, faça!

Você é o maior exemplo para seu filho e um modelo que ele implacavelmente observa o tempo inteiro. Suas ações são a segunda natureza do seu filho e ele as seguirá, cedo ou tarde, para o bem ou para o mal. Que seja para o bem, sempre. Então: seja você generoso com as pessoas.

8. E quando o fizer, não saia espalhando para o mundo.

Você é um modelo de comportamento para o seu filho, não precisa ser para o mundo. Não saia contando vantagens e se mostrando para os outros quando fizer um ato de caridade. Quando um ato é um padrão da pessoa e não uma excessão, ela não precisa contar para ninguém, os outros verão por si só. Seja discreto para que seu filho perceba que o valor não esta nos aplausos dos outros, mas sim na ação em si.

9. Os tire da bolha, mostre o poder do voluntariado.

Para que seu filho expanda sua visão de mundo e entenda o potencial de suas boas ações e o impacto que elas tem na vida das pessoas. Assim, além de perceber o quanto podem fazer pelo próximo, ele também desenvolverá uma paixão por ajudar as pessoas, vendo de perto como vivem e compreendendo suas reais necessidades.

10. Ensine seu filho sobre consumo consciente.

Seu filho precisa aprender que não precisa ter tudo para ser feliz, mas que a felicidade esta nas boas ações, no ser humano em si e não em coisas. Quando ele aprende que o essencial é invisível aos olhos, se torna um consumidor consciente, dá valor aquilo que tem, não se torna refém do consumo e nem apegado ao material. Assim seu coração estará aberto e disposto a dividir e doar sempre que achar necessário.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)