Disciplina Positiva: 4 benefícios para a família inteira

2 min


721 shares
Disciplina positiva
mãe e filho - disciplina positiva

A disciplina positiva demanda tempo e muita paciência dos pais.

Toda mãe ou pai que prática a disciplina positiva e que foi criado de outra forma acaba sentindo bastante dificuldade para desconstruir a forma como aprendeu, para ensinar ao seu filho aquilo que realmente acredita.

Desafios a parte, sabe-se que a disciplina positiva traz muitos benefícios para a família principalmente para a formação da criança, mas você sabe mesmo do que se trata este tipo de disciplina?

Trata-se de um dos 8 princípios que integram a criação com apego e as vezes ela é praticada por famílias que também não conhecem sobre a criação com apego, mas que a praticam de forma instintiva.

Disciplina Positiva Curso:

Curso para pais e mães sobre disciplina positiva >> clique aqui <<

Utilizar a disciplina positiva para guiar a criação dos filhos significa se conectar com eles desenvolvendo um relacionamento saudável. Se colocar em seu lugar, entender seus motivos através do ângulo de visão da criança e ajudá-la a traçar o melhor caminho de forma positiva, amável e com autonomia.

Muitos confundem a disciplina positiva com permissividade, o que não é verdade, na disciplina positiva você pode ter um atitude firme, porém sem ser punitiva ou que agrida física ou emocionalmente a criança.

É importante lembrar que a idéia da disciplina positiva é ensinar o respeito com base na confiança nos pais e não o medo com base em punições e palmadas.

>> Seu filho precisa apanhar? Então o problema é você

Orientar de acordo com a idade (o que significa entender sobre o desenvolvimento da criança em sua idade), respeitar todos da família, ser um exemplo a se seguir, ter empatia e exercer com frequência o diálogo familiar são uns dos pontos chaves.

Falar e escutar seu filho, se conectar com ele, confiar nele e entender que a criança como todos os outros tem sentimentos e vontades diferentes.

Tudo isto gera uma dinâmica familiar cooperativa e respeitosa, o que é diferente da obediência em si.

Benefícios

1. Aumenta o vínculo entre pais e filhos.

Seus filhos irão confiar em você, sentirem que você é um porto seguro sempre que eles precisarem de ajuda ou orientações. Irão se sentir felizes em estar em família e partilhar momentos alegres juntos como também irão dividir e viver as dificuldades com parceria e amor.

2. Desenvolve a auto-estima da criança.

Uma criança que tem auto estima se sente segura e bem resolvida para enfrentar os desafios da vida, se sente preparada para lidar com situações novas e relacionamentos novos.

3. Favorece a independência.

A disciplina positiva favorece a independência das crianças na medida em que as faz crescer se sentindo seguras de si, o que lhes dá motivação para encarar os desafios da vida.

4. As tornam pessoas criativas.

Punir uma criança a faz ter medo de errar e criatividade não tem nada a ver com medo de errar, muito pelo contrário. Não ter medo do erro e tentar várias vezes é uma das formas de encontrar soluções para os problemas e resolvê-los.

Mudar o ponto de vista sobre o que se espera da criação dos filhos é uma tarefa difícil e exige esforço, mas vale a pena.

Disciplina Positiva Curso:

Curso para pais e mães sobre disciplina positiva >> clique aqui <<

Seja sempre sincera com seus filhos, evite dizer “não” simplesmente por dizer. Seja específica mostrando para a criança porque determinadas coisas podem e outras não.

Distraia, mude o foco e pratique bastante. Tente manter a calma em momentos de tensão, respire fundo e lembre-se que a disciplina positiva é uma empreitada que lhe trará resultados maravilhosos, principalmente a longo prazo. ♥

Leia também:


Like it? Share with your friends!

721 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)