H1N1: Tudo o que você precisa saber para proteger seu filho do H1N1 e que o Fantástico não te conta.
Artigo por: Dr.Flavio Melo, pediatra pelo IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria
Quando a gente pensa que o aperreio com a Zika e Cia Ltda. já estava grande, lá vem o H1N1, para acrescentar pimenta ao caldo. Ontem vi a reportagem do Fantástico, mas acho que o Dr. Dráuzio Varela está de férias ou esqueceram de consultá-lo, de tão fraca e superficial sobre o tema.
Então aqui vai lista básica sobre o tema do momento:
- H1N1 sempre esteve por aqui nos últimos anos, sendo que sua aparição estava mais concentrada próxima do outono/inverno;
- Por algum motivo ainda não totalmente esclarecido, ele resolveu aparecer um pouco antes, no começo do outono e a maioria não está mais protegida pela vacina do ano passado;
- Quem está complicando mais e quem está morrendo mais são os idosos e portadores de doenças crônicas, principalmente cardíacas e respiratórias;
- Os menores de 5 anos de idade, ainda mais menores de 2 anos de idade, AINDA mais menores de 6 meses de idade, são suscetíveis a complicações;
E aí, o que fazer para proteger seu filho?
- ANTECIPAR A VACINAÇÃO!
Como o corpo leva em torno de 30 dias para estar com os anticorpos formados e atuantes, caso a onda do H1N1 esteja realmente se espalhando, deixar para vacinas em Abril/Maio pode significar arriscar demais.
Existem 2 opções de vacinas:
- Trivalente, a mesma do governo, que só será feita nos postos no final de Abril, mas que possivelmente já estará disponível nas clínicas de vacina essa semana.
- Quadrivalente, que tem uma proteção a mais para um tipo de Influenza e estará disponível nas clínicas privadas em no máximo 15 dias para os maiores de 6 meses. Já está disponível uma marca para os maiores de 3 anos de idade.
AS DUAS CONTÉM O H1N1!
Importante:
Se você tem um bebê menor de 6 meses em casa, se vacine e vacine a todos que cuidam ou lidam com seu bebê. ESSA É A ÚNICA E MELHOR FORMA DE PROTEGÊ-LO DO H1N1. O mesmo vale se seu filho, mesmo em idade maior, tiver contraindicação de tomar a vacina.
E outra coisa muito importante também: EXISTE MEDICAÇÃO PARA O H1N1!
É o velho conhecido Oseltamivir (Tamiflu), deve ser indicado para os indivíduos com suspeita de síndrome gripal e fatores de risco (idade, doenças crônicas, etc) ou que estejam com quadro de síndrome gripal e sintomas de gravidade.
Seu médico pediatra deve conhecer o protocolo e explicar para você como ele funciona, no caso de suspeitar de H1N1 no seu filho.
Agora, não confunda os cerca de 70 vírus respiratórios que causam resfriado comum, com o H1N1, pois os primeiros incomodam, chateiam, mas não derrubam teu filho. H1N1 derruba teu filho e você também.
Leia também:
- Ganho de peso de bebê: saiba se seu bebê esta ganhando peso suficiente
- Gestantes e mães amamentando podem doar sangue?
- Vacina contra febre amarela para bebês e mães que amamentam
- Bebês amamentados precisam fazer jejum para exames?