Concha Para Amamentação: O Uso Pode Te Ajudar?

3 min


A concha para amamentação ficou famosa a alguns anos no mundo da amamentação.

Muitas empresas tem a concha para amamentação como um dos produtos mais vendidos para gestantes e novas mães. Maternidades as colocam em suas listas do quê levar para o hospital quando vamos ganhar um bebê.

>> Lista do que levar para a maternidade: se prepare para o nascimento

Muitas pessoas acreditam que além de proteger os mamilos, a concha para amamentação ainda pode fazer com quê bicos planos ou invertidos saiam para fora e facilitem a pega.

>> Bico do peito plano: 7 dicas para você conseguir amamentar

Parece que a concha para amamentação é um item indispensável para uma nova mãe que deseja amamentar.

Embora as conchas tenham sido usadas por muitas mulheres que dirão que elas foram maravilhosas e salvaram sua amamentação, há controvérsias.

>> Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor

Concha de amamentação: será que você precisa mesmo?

Na observação e prática de atendimento a mães que amamentam, o que mais encontra-se são mulheres que tiveram sérios problemas com o uso indiscriminado das conchas.

Desvantagens no uso de conchas de amamentação:

  • Apertar demais a região dos mamilos.
  • Super estimular as mamas com a pressão, fazendo com quê os vazamentos de leite nunca cessem.
  • Proliferação de bactérias, fungos nas mamas causando candidíase.
  • Vaso-constrição na região impedindo a livre circulação de leite e sangue. Evoluindo em alguns casos para mastites, ingurgitamentos mamários e até problemas mais graves de amamentação.

>> Produtos que ajudam na amamentação, será?

Se existe a contra-indicação do uso das conchas, acredite: usar o leite que ela armazena é pior ainda.

O leite que ficou em temperatura ambiente sendo alterado pelo ambiente e suas bactérias, bem como o calor do corpo, é totalmente inapropriado para dar para o bebê.

>> Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?

Concha de amamentação ajuda a fazer bico nas mamas?

O tipo de bico que uma mãe tem é genético e nada muda isto. As vezes o bico é invertido ou plano. A concha na verdade o torna inchado e cheio de leite na região do bico, o que pode, em alguns casos dificultar a pega do bebê.

>> Desmame noturno: o mito que bebê e mãe dormirão melhor

A melhor maneira de amamentar em uma mama que possui bicos planos ou invertidos é aprender a fazer a pega correta. Estimular com as mãos ou água fria o bico na hora de cada mamada e ordenhar um pouco de leite da mama para deixá-la macia para o bebê.

E claro, se manter longe de bicos de chupetas, intermediários e mamadeiras, porque uma vez que o bebê aprende a sugar com estes bicos protusos, aprender e sugar em uma mama com bico plano ou invertido se torna um desafio maior.

>> Mamadeiras e chupetas: um incômodo na vida das mães e dos bebês

Se houverem dificuldades maiores do que estas para amamentar, é preciso chamar uma profissional de aleitamento em casa ou ir até um banco de leite próximo.

>> Tipos de mamas: há interferência na amamentação?

O que usar para conter os vazamentos de leite materno dos primeiros dias?

O mínimo que abafe as mamas. Pode ser toalhinhas de boca de bebê que são trocadas diariamente, mas precisa trocar sempre que molhar.

O que fazer para proteger os mamilos feridos ou assados sem usar a concha para seios?

Você pode fazer uma rosquinha de fralda de boca de bebê e colocar entre sua mama e o sutiã. Este pequeno pedaço de fralda ira absorver o leite que vazar e ao mesmo tempo evitar que seus mamilos encostem na roupa.

>Amamentar não causa cárie quando o bebê mama de madrugada

Com a vantagem de poder ser lavado na máquina em vez de ficar acumulando gordura de leite como acontece com as conchas depois de um tempo de uso, mesmo sendo lavadas diariamente.

Se você estiver com mamilos feridos, o melhor é tentar deixá-los livres sem sutiã e com no máximo uma roupa bem leve larga para que eles respirem e sarem mais rápido. Se puder ficar sem camisa, melhor ainda.

Leia também:

Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual