O café da manhã é um dos momentos mais importantes do dia para se alimentar bem. Isso porque o café da manhã deveria ser a principal alimentação para que seu dia comece de forma saudável. Um cafezinho pela manhã para os amantes de café dá aquele pique a mais. Um suco elaborado para os mais adeptos ao suco também. O importante é que o café da manhã aconteça. Pessoas que tomam café da manhã sse sentem mais dispostas.
Existem uma série de pessoas que não conseguem tomar um café da manhã quando acordam, que dirá um café da manhã saudável. As razões podem ser muitas, desde simplismente não sentir fome neste período do dia como também ter um rotina pela manhã muito corrida que não lhe permite ter este momento.
Como adepta do café do manhã como a minha principal refeição do dia, eu confesso que é difícil entender pessoas que não sentem vontade de tomar café da manhã. Se eu acordo morta de fome, não consigo imagina uma pessoa que não sinta o mínimo de fome depois de ter passado mais de 6 horas dormindo.
No meu caso, eu janto cedo e talvez isso me ajude a sentir fome pela manhã. Então, se você não sente fome nenhuma pela manhã e precise mudar esta rotina passando a tomar café da manhã, a dica que dou é a de que você comece a jantar mais cedo e que também tente dormir mais cedo.
Estas duas mudanças de hábitos te farão sentir aquela fominha pela manhã, te dando a chance de aprecisar mais o café da manhã e também te ajudarão a não ir dormir com o estômago muito cheio, te dando uma noite de sono mais tranquila. Nunca testou? Tente fazer isso pelo menos uma semana e veja a mágica acontecer.
Já se você acorda faminta como eu e acredita que o problema está nas escolhas pela manhã, acredite, eu passo por este desafio diariamente, não pense que só porque escrevo este artigo consigo segui-lo todos os dias, sem neura. Só tente um pouco por vez, com calma conseguimos mudar nossos hábitos alimentares. Vou te dar 10 dicas de opções mais saudáveis pela manhã, que eu tento seguir sempre que posso.
Veja 10 opções para tornar seu café da manhã mais saudável e equilibrado:
1. Frutas. Qualquer fruta pode ser consumida no café da manhã. No entanto é preciso que seja natural e sem guloseimas juntos. Frutas em forma de sucos não contam porque perdem as fibras e nutrientes no processamento, então o ideal é consumi-las in natura.
2. Derivados do leite. Você pode escolher pelo menos 3 opções de derivados do leite. Opte por queijos brancos, com baixo teor de gordura (a não ser que sua dieta seja low carb, daí o queijo amarelo pode entrar no jogo). Iogurtes naturais e se for tomar leite, que seja o desnatado. Veja o que escrevi sobre leite de amêndoas aqui >> Leite de amêndoas caseiro: receita prática e fácil de fazer
4. Café. Café é sempre bom, mas como tudo: sem exagero. Se o que você deseja é emagrecer, troque o açúcar por nenhum açúcar ou um adoçante. Evite tomar muito café, uma xícara já é mais do que suficiente para dar aquele up no começo do seu dia.
5. Sucos. O suco não é um vilão e também não é o fim do mundo desde que seja natural, sem açúcar e sem exageros. Além disso, é preciso fazê-lo na hora. E suco de fruta, mesmo natural, não conta como fruta, tenha sempre isso em mente para não trocá-lo pela fruta que contêm fibras.
6. Pães. Se deseja perder peso, escolha os lights e integrais. Uma outra dica é diminuir a quantidade consumida. Se você esta habituado a comer um pão inteiro, tente diminuir pela metade a quantidade de pão. Eu, pessoalmente amo pães e sinceramente, não posso comer todo dia que engordo, então eu evito sempre que posso (mas sem terrorismo, segundo meu nutricionista)
7. Cereais. Não é o cereal que vem na caixinha do supermercado cheio de açúcar. Os cereais mais saudáveis são os ricos em fibras e sem açúcar caramelizado. Linhaça, aveia, amaranto e a famosa granola podem compor um café da manhã saudável.
8. Chás. Para os chás vale o mesmo para o café e suco: sem açúcar. Use chás antioxidantes como chás verdes, chá de hibisco como diurético e de hortelã para digestão. Camomila, erva doce…há muitas opções de chás, mas fique atenta: chá industrializado costuma conter cafeína e outros ingredientes. Opte pelos sachês ou ervas naturais. Não faça tratamentos com chás sem falar antes com um especialista.
9. Proteínas. Apesar de não ser um costume no Brasil, inserir proteínas no seu café da manhã pode ser um hábito saudável. Geralmente os brasileiros optam pelos ovos, que combinam bem com outros itens. Omeletes e ovos mexidos são os preferidos.
10. Troque a margarina pela manteiga. Itens como frios e margarinas no café da manhã não são adequados. Se você gosta muito de passar algo no pão, tente usar manteiga de verdade e não margarina. Há diferenças enormes para a saúde entre as duas. A manteiga é um derivado do leite mais saudável, já a margarina contêm uma série de químicas que fazem mal para a saúde. Os frios, mesmo os mais magros são ricos em sódio e outras químicas como corantes e conservantes. Evite e deixe apenas para situações de excessão.
Aprender a fazer receitas saudáveis para consumir no dia a dia, irá te ajudar a melhorar sua disposição, peso, saúde e, principalmente, te ajudar a mudar hábitos. Lembre-se sempre de consultar uma nutricionista para elaborar uma dieta adequada para o seu perfil e de acordo com suas necessidades individuais. Um café da manhã completo é equilibrado e saudável. Te dará mais disposição, saúde e animo para o dia a dia.
Leia mais:
- Lanches saudáveis para a escola: 15 ideias para seu filho comer melhor
- Omelete com agrião: delícia rápida e prática de fazer
- Chá para bebês e mães que amamentam: mitos da amamentação, gestação e riscos
- Suco para bebê: a partir de qual idade?
- Tipos de leite para o bebê: Diferença e necessidades reais de uso