Se cansar de amamentar é normal, não se sinta culpada

3 min


2.5k shares
Se cansar de amamentar é normal
Se cansar de amamentar é normal

Se cansar de amamentar é normal e um sentimento muito genuíno.

Simplesmente porque amamentar não é fácil e cansa. Cansa muito. A questão é, como você lida com este cansaço que a amamentação em grande parte das vezes te causa? Se cansar de amamentar é normal, mas também gera muita culpa.

Quando você sabe que esta cansada, que precisa de um tempo para descansar e que definitivamente precisa de ajuda, o importante é que você não “desconte” este cansaço na criança.

Falo muito que a mãe precisa observar o filho, olhar para ele e se colocar no lugar dele para resolver uma série de questões que surgem em sua maternagem, mas o oposto também é tão importante quanto.

A mãe precisa olhar para si mesma e se perguntar: como posso resolver ou melhorar este meu sentimento de cansaço intenso? De quem mais posso pedir ajuda e o que preciso mudar em minha casa para que amamentar seja menos cansativo para mim? Que tipo de apoio e incentivo eu ando tendo nesta minha jornada de amamentação?

Muitas se dão conta que tem muito pouca ajuda em casa, que estão sobrecarregadas e que estão passando por dificuldades familiares que interferem no comportamento da mãe, que respinga no comportamento do filho, que faz com que ele mame mais e solicite mais a mãe, porque para o bebê, mamar é amar e mamando mais ele tenta te mostrar que esta tudo bem. Quando mama, o bebê também se comunica com você, te dá sinais de como as coisas andam com ele e seu entorno.

Claro que nada muda o fato de quê para amamentar é preciso estar disposta e querer muito porque as provações que virão no meio do caminho serão grandes.

Escrevi sobre isso aqui: Amamentação de todo dia, os pitacos da vida e silêncio.

Porque bebês geralmente mamam muito. Em todas as idades. Recém-nascido mama muito, com 6 meses e após a introdução alimentar mama muito, apesar de muitas esperarem que as mamadas diminuam com a introdução, as vezes até aumentam.

Com 1 ano mama muito, lembrando que o leite materno continua sendo o principal alimento do bebê até 1 ano de idade sendo que a comida ainda é complemento.

Com 2 anos continuam mamando bastante, principalmente se a mãe trabalha em casa. Carlos González ainda diz que a tendência com 2 anos é que algumas crianças mamem mais.

E do ponto de vista da natureza, como serem mamíferos que somos isto é normal. Ao longo do tempo as pessoas se esqueceram de seu comportamento como seres naturais e hoje parece até um absurdo que uma criança mame muito, principalmente se tem mais de 1 ou 2 anos, mas a realidade é que mesmo que as pessoas tenham esquecido disto não muda o fato de sermos mamíferos e principalmente o bebê ter um comportamento instintivo e natural,  porque este é o normal.

No meio deste caminho mães cansam, ficam exaustas, pensam em desistir, principalmente depois de uma noite difícil. Respira fundo agora.

Nem sempre desistir é o que a mãe quer, ela só esta cansada. Muitas tem medo ou se sentem culpadas em dizer que estão cansadas de amamentar, mas veja: amamentar cansa, isto é fato.

Por melhor que seja, por mais gratificante que seja, mesmo com todos seus benefícios para o bebê e para a mãe, amamentar cansa e é um esforço. Pode não ser em todo o tempo, mas em algum momento de seus anos de amamentação você vai se sentir cansada.

E o que fazer com isso? Desmamar nem sempre é a solução, principalmente porque é o que menos as mães querem e dependendo da idade não costuma ser o melhor para o bebê. E a maoiria das mães sabem disto.

Os sentimentos são ambíguos. E a realidade não perdoa. Em todo caso, ter em mente seus objetivos de amamentação é importante para que seu norte esteja sempre a frente dos seus olhos, mesmo nos dias mais difíceis e falo isto porque já vi muita mãe se sentindo culpada depois de ter desmamado por cansaço e não por vontade.

Pedir ajuda é sempre uma opção, tentar relaxar e buscar um tempo para você mesma também.

No fim das contas é preciso não ter medo e nem vergonha de dizer que esta cansada, isto não diz nada sobre você querer ou não amamentar, só diz que você esta cansada e nada além. Reconhecer que esta cansada e que precisa pedir ajuda é um passo para continuar amamentando se este for o seu real desejo.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

2.5k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
4
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)